63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
O CAMPONES E AS COOPERATIVAS AGRICOLAS: uma associação estratégica à reprodução camponesa.
João Almeida dos Santos 1
Ney da Costa Leite 2
1. Depto.de Geografia, Pet-geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/ UFMT
2. Depto.de Geografia, Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS/ UFMT
INTRODUÇÃO:
A agricultura capitalista (agronegócio) tras dificuldades a agricultura camponesa pelas regras que ela impoem ao campesinato, cabendo ao campesino procurar meios de sobreivencia e recriação. As Cooperativas de Produção Agropecuaria (CPA´s) assumem um importante papel em termos economicos, pois através de instalações de agroindústrias para beneficiamento da produção e da diversificação da produção as CPA’s pode representar um estágio mais avançado de organização da produção nos assentamentos de reforma agrária e em comunidades rurais pela possibilidade de agregação de valor ao produto, o camponês associado a cooperativa não está subordinado ao empresário capitalista, embora ele ainda esteja subordinado às imposições do mercado, às exigências da economia capitalista. Pensando nessa dificuldade, é proposto neste trabalho Abordar a importancia das Cooperativas de Produção Agropecuaria, junto as comunidades rurais,( agricultor familiar e assentamentos de reforma agrária ), apresentando as diferenças entre: modos de produção capitalista e o modo de produção camponesa. Abordar as vantagens de o campones associar- se a uma Cooperativa de Produção Agropecuaria, e a diferença do emprego do dinheiro, adquerido dessa produção.
METODOLOGIA:
A partir dos fundamentos teóricos, estudados em Geografia Agrária, e dos principais pensadores dessa área, tais como: kawtisky, ,Paulon Girardi, Martins, Umbelino de Oliveira, Onélia Carmem Rossetto, dentre outros , buscou-se a esquematização de um artigo construído nos moldes da ABNT, o roteiro de campo deveria ser esquematizado utilizando exemplos como os sugeridos por Richardson, onde o instrumento de coleta: a entrevista deveria ser organizada de tal maneira que a forma de sua aplicação não alterasse a natureza dos dados registrados. Os itens e perguntas foram padronizados em termos de seu formato, levantando as informações significativas e representativas existentes na realidade intrínseca do entrevistado.
RESULTADOS:
Na comunidade de Pirizal, município de Poconé em Mato Grosso não existe cooperativas, associações ou economia solidária, sendo assim os pequenos proprietários trabalham individualmente, portanto ficando a maioria dos Camponeses, no campo, dependendo do cultivo, produção e comercialização de seus próprios produtos.
CONCLUSÃO:
Procurou-se neste resumo, destacar a importância da associação de cooperativas junto ao camponês, ressaltando as vantagens de ser um membro de cooperativa diante de uma economia rural capitalista, excludente, sendo esta uma possibilidade para a recriação camponesa.
Palavras-chave: agricultura capitalista, Cooperativas de Produção Agropecuaria, camponês..