63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
RESÍDUOS ORGÂNICOS PRODUZIDOS PELAS LANCHONETES QUE ATENDEM AOS ALUNOS DO IFG CAMPUS GOIÂNIA
Sandra Regina Longhin 1,2
Alessandro Silva de Oliveira 3
Yan Carlo Rodrigues Lima 4
Thalita Alcantara Lobo 5
1. Profa Dra/ Orientadora - Coordenação de Química - IFG campus Goiânia
2. Pontifícia Universidade Católica de Goiás
3. Prof. MSc/Co-orientador - UniAnhanguera
4. Acadêmico de Técnico em Controle Ambiental - IFG campus Goiânia
5. Acadêmico de Técnico em Controle Ambiental - IFG campus Goiânia
INTRODUÇÃO:
De acordo com Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR-10004 resíduos sólidos são resíduos nos estados sólidos e semi- sólido, que resulta da comunidade e origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de serviços de varrição. Atualmente no Brasil são produzidas 241.614 toneladas de lixo por dia, e 70% desses resíduos podem ser reaproveitados de alguma forma. Sabe-se também que os restos de alimentos constituem cerca de 55% dos resíduos domésticos. A solução para tal questão não depende apenas de atitudes governamentais ou decisões de empresas; deve ser fruto também do empenho de cada cidadão. Este trabalho tem como objetivo pesquisar quantificar os resíduos orgânicos produzido na lanchonete do IFG campus Goiânia e suas imediações, além de fornecer informações sobre a possibilidade de reutilização de resíduos orgânicos para a comunidade local e a socialização do conhecimento.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, campus Goiânia (IFG). A Metodologia consistiu em uma análise qualitativa e quantitativa, havendo um mapeamento do IFG e entorno, localizando as lanchonetes internas externa ao campus e seus pontos de descarte de resíduos orgânicos. A identificação qualitativa foi realizada por meio de entrevistas com o donos dos estabelecimentos ou funcionários dos mesmos, bem como pela observação. A quantificação realizada após segregação e pesagem direta. Após esta etapa, uma pesquisa na literatura específica permitiu a avaliação das alternativas disponíveis para melhores resultados em minimização e reuso dos resíduos.
RESULTADOS:
A quantificação através da pesagem direta não correspondeu ao esperado, pois os trabalhadores solicitados para o recolhimento dos resíduos para pesagem não se mostraram dispostos a separar os dejetos da cozinha dos estabelecimentos. Assim, tais dados puderam ser melhor coletados, através da elaboração e apli-cação de questionários aos atendentes e cozinheiros das lanchonetes que tem como público alvo os estudantes do IFG campus Goiânia. A pesquisa na litera-tura possibilitou o conhecimento de formas de minimizar as quantidades de resíduos (cascas de frutas), apresentando para os donos e funcionários desta a utilização de receitas praticas que reutilizem esses materiais considerados sem valor. Assim,foram elaborados materiais para a divulgação do conhecimento e conscientização dos estudantes e trabalhadores, donos e funcionários das lan-chonetes próximas ao IFG.Ao final do projeto, após a realização de ofincinas, pode-se perceber uma iniciativa de valorização dos resíduos, pela mudança na coleta por parte dos trabalhadores das lanchonetes.
CONCLUSÃO:
A elaboração de um material didático, realização de oficinas de instrução para o aproveitamento economicamente viável, permitiu a verificação do controle e redução da geração de resíduos, não somente orgânicos. Com isso, verifica-se uma grande importância de tal iniciativa para toda a população. Com o projeto pode-se perceber que parte dos problemas ambientais é causada pela falta de informação associada ao descaso de uma parcela considerável da população. Assim, por se tratar de uma das maiores problemáticas ambientais da atualidade e sabendo da possibilidade de aproveitamento de grande parte dos resíduos cabe à população a responsabilidade de zelar pelo meio em que vive, como o conhecimento de alternativas referentes a minimização de resíduos, separação e reaproveitamento.
Palavras-chave: resíduo orgânico, reaproveitamento, educação ambiental.