63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
Ensino de Zoologia na Educação Básica: Uma Experiência de Interação entre a Escola e a Universidade
Mariana Vaz Landim 1
Jaqueline Malta Rolim 1
Rachel Germiniani Resende 1
Victor Marcondes de Freitas Santos 1
Daniela Maria dos Santos 5
Hildeberto Caldas de Sousa 1
1. Aluna de Graduação - Autora - Universidade Federal de Ouro Preto
2. Aluna de Graduação - Autora - Universidade Federal de Ouro Preto
3. Aluna de Graduação - Autora - Universidade Federal de Ouro Preto
4. Aluno de Graduação - Autor - Universidade Federal de Ouro Preto
5. Profa. da rede pública de ensino /Mestre - Co-Orientadora /Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães
6. Prof. Dr./Orientador - Depto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Ouro Preto
INTRODUÇÃO:
O ensino de Ciências e Biologia, muitas vezes é realizado, pela simples transmissão de informações baseadas apenas nos livros didáticos, por meio de aulas essencialmente teóricas e memorísticas. As aulas práticas surgem como uma forma de mudar esse contexto, pois além de auxiliarem, no entendimento de conceitos científicos, possibilitam aos alunos, a compreensão prática dos processos que acontecem no ambiente a sua volta, bem como da importância da conservação e valorização de todas as formas de vida que habitam nesse ambiente. Dentro da gama de conteúdos da Biologia, uma das partes mais extensas é a Zoologia. As práticas em Zoologia constituem uma importante ferramenta para o estudo da morfologia e biodiversidade dos animais, além de auxiliarem o professor em sua metodologia de ensino, contribuindo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, aproximando-o da realidade dos alunos. O presente trabalho foi desenvolvido em uma turma do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães no município de Mariana-MG seu objetivo foi, promover a interação entre essa escola e a Universidade Federal de Ouro Preto, para a realização de aulas práticas com coleções zoológicas, como ferramenta para facilitar e melhorar o ensino-aprendizagem, bem como integrar a universidade, alunos de graduação e alunos da rede pública.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com 31 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Como forma de sondagem prévia foram aplicados quatro questionários com seis questões de múltipla escolha. Cada questionário se referia a grupos estudados na Zoologia (Filos: Porifera,Cnidaria e Mollusca; Arthropoda; Echinodermata e Subfilo: Vetebrata). Os bolsistas do PED-UFOP/PIBID – ministraram quatro aulas expositivas com enfoque evolutivo, correspondentes aos grupos de Invertebrados e Vertebrados estudados. Os bolsistas e a professora da disciplina elaboraram roteiros para as aulas práticas que foram desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Zoologia da UFOP. Durante um mês, uma vez por semana, a universidade disponibilizou transporte, para que os alunos se deslocassem da escola para a universidade, onde eram divididos em grupos para assistir as aulas práticas. Os alunos foram divididos em dois grupos: Enquanto um grupo participava da aula prática o outro grupo assistia a palestras ministradas por alunos de Iniciação Científica e Mestrandos dos Laboratórios de Zoologia, Entomologia, Parasitologia e Biomas Tropicais da Universidade. Os questionários foram reaplicados após as aulas práticas para avaliar o desempenho/melhoria na aprendizagem dos alunos após as intervenções.
RESULTADOS:
De acordo com a análise dos questionários, foram obtidos os seguintes resultados: Após o estudo dos Filos Porifera, Cnidaria e Mollusca, ocorreu um aumento de 27% de acertos antes da aula prática para 87% de acertos após a aula; Para o Filo Arthropoda os acertos foram 62% antes da aula prática e 73% de acertos após a aula; No estudo dos Echinodermata os acertos foram 56% antes da aula prática e após a aula 66%; e por último foi estudado o subfilo Vertebrata, os dados apontam para 40% de acertos antes da aula prática e após a aula 51%. Todos os dados obtidos foram expressos sob a forma de gráficos. De maneira geral, observou-se um aumento no número de acertos após as aulas práticas referentes a cada filo estudado, sendo que para o primeiro grupo (Porifera, Cnidaria e Mollusca), esses resultados foram mais significativos, acreditamos que isso tenha ocorrido, por tratar-se de grupos de animais com os quais, os alunos têm menor contato no dia a dia e mais dificuldade de compreender com o estudo apenas na sala de aula, usando o livro texto como único recurso didático. As aulas práticas tiveram grande importância e significado, pois possibilitaram melhora significativa no processo de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Os dados obtidos através da análise dos gráficos permitem concluir que as aulas práticas são importantes no ensino de zoologia, pois facilitam a compreensão do conteúdo estudado, tornando as aulas mais dinâmicas e proveitosas. Por meio das aulas práticas os alunos conseguem visualizar, comparar, relacionar e construir conceitos , uma vez que, só com a teoria é dificil estabelecer relações entre o conteúdo e o cotidiano. Destaca-se também a importância desta iniciativa para possibilitar a aproximação entre a Universidade e a Escola Pública,pois permite que os estudantes universitários desenvolvam os conceitos aprendidos na academia, conhecendo de fato a prática, além de aproximá-los da realidade da comunidade que os cerca.
Palavras-chave: Aulas Práticas, Ensino de Zoologia, Aprendizagem.