63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
FERRAMENTA DE GERENCÊNCIA AOS TESTES DE SOFTWARE DE EMISSÃO FISCAL PDF/ECF.
Alan Barbosa da Silva 1
Edmundo Sérgio Spoto 2
1. Bacharelando em Sistemas de informação, Instituto de Informática - UFG
2. Profº Dr/Orientador – Instituto de Informática - UFG
INTRODUÇÃO:
O Conselho da Fazenda Federal (CONFAZ) tornou obrigatória a homologação de PAF/ECF (programa aplicativo fiscal de emissão de cupom fiscal), que segue um roteiro de Análise Funcional com base nas resoluções e requisitos definidos pela COTEPE. Os testes ocorrem em Órgãos credenciados, sendo que o CTS do INF/UFG é um deles.
Para cada homologação de um determinado software, são executadas várias dezenas de testes. Cada execução gera informações que são importantes para a realização das análises dos resultados e avaliação do roteiro emitido pela COTEPE.
Segundo Pressmam (1997), o Teste de software é a melhor forma de detectar um defeito em um sistema. As etapas da homologação envolvem a execução dos testes, a correção do software quando ocorrer uma não conformidade e repetição do teste até que todo o software atenda as especificações do Roteiro. O controle dos resultados será realizado pela ferramenta de Gerência ao Teste Funcional, visando armazenar todas as informações como pessoal envolvido no teste, os tipos de resultados ocorridos em cada teste e controle de tempo de execução. A ferramenta emitirá relatórios que poderão ser utilizados para análises posteriores. Com isso as etapas de testes poderão se tornar mais efetivas e poderão contribuir com a pesquisa dos tipos de defeitos que os testes podem detectar em cada tipo de software.
METODOLOGIA:
A ferramenta foi construída com o uso das seguintes tecnologias, XHTML, JavaScript, PHP, Apache(Servidor web) e Mysql. A arquitetura é baseada no modelo Cliente-Servidor, por se tratar de uma aplicação Web. A linguagem utilizada no lado cliente foi o Java Script, uma linguagem de criação de scripts, em que se podem capturar informações de formulários, manipulá-los e proporcionar uma interação e resposta maior com o usuário durante o uso.
O PHP do lado servidor é encarregado de persistir os dados coletados pela aplicação e fornecer dados de acordo com as requisições dos clientes. Uma tecnologia de código aberto, é independente de plataforma, havendo implementações para todos os principais sistemas operacionais.
O SGBD utilizado no desenvolvimento da ferramenta foi o Mysql, um software de código aberto, que assim como outros SGBD’s usam a linguagem SQL, que é uma linguagem-padrão internacional usado por todos os bancos de dados relacionais para realizar as consultas e manipular os dados.
O Apache é um servidor web que gerencia o conteúdo fornecendo-o de acordo com as requisições. É uma tecnologia livre, ou seja, de código aberto e graças a isso progrediu de forma respeitável se tornando uma tecnologia muito usada na Internet.
RESULTADOS:
A Ferramenta de Gerência ao Teste Funcional do PAF-ECF vem contribuindo com o controle total dos testes realizados, das pessoas que são envolvidas em cada homologação e do período que os testes ocorreram. As informações são geradas durante a execução dos testes, possibilitando um controle mais rígido dos resultados. Nos casos de erros ocorridos (não atendimento aos requisitos de testes) são relatadas as condições do não atendimento, deixando assim documentado.
Em geral quando uma Empresa submete seu software para o Laboratório de Teste do INF (CTS), ela traz também um desenvolvedor que acompanhará as ocorrências durante o teste, neste caso a ferramenta contribui em acompanhar todas as modificações ocorridas devido a erros encontrados durante o teste, neste caso o objetivo é registrar os tipos de ocorrências que surgiram e quais modificações foram executadas. Se houve alguma modificação na versão do software devido a estas modificações, elas também serão registradas e controladas posteriormente. A ferramenta também armazena os relatos de modificações e validação dos testes após a correção. Este procedimento assegura que todos os erros ocorridos possam ser armazenados e relacionados aos tipos de testes para análises posteriores.
Como o teste é uma atividade continua a ferramenta registra as datas de realizações de cada teste, quem realizou e quais resultados foram registrados. Neste caso um objetivo é criar relatórios de bordo, para que a equipe de teste possa padronizar algu
CONCLUSÃO:
A ferramenta de Gerência de Teste Funcional em PAF-ECF mostrou eficiência no controle da realização dos testes de maneira a rastrear qual teste foi realizado, por quem, o que foi observado, se houve erro, qual foi e qual a alteração feita no programa de emissão de cupom fiscal para corrigir.
O armazém de dados alimentado pela ferramenta fornece informações, relatórios que servem de material para estudo para os vários pesquisadores do Instituto de Informática, o mestrado, a graduação. Além de apoiar as discussões juntamente com os outros órgãos técnicos certificados e a CONFAZ, para propor mudanças e adaptações. No intuito de contribuir, com a sociedade somando o nosso conhecimento adquirido.
Palavras-chave: Teste de Software, Banco de dados, Teste Funcional.