63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo |
AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: ANALISANDO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A CINCO ANOS |
Ludmilla Marques Queiroz 1,1 Denise Silva Araújo 1,2 |
1. Depto. Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia - PUC Goiás 2. Profa. Dra./ Orientadora - Departamento de Educação - PUC Goiás |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho, que integrava a pesquisa “Avaliação de egressos do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás: contribuições para a formação do professor da educação infantil”, objetivou-se investigar qual a contribuição do referido Curso para atuar com crianças pequenas (zero a cinco anos), no sentido de contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis. A pesquisa avaliou o Curso de Pedagogia da PUC Goiás, a partir do olhar dos egressos de 2007/1 e 2007/2, das primeiras turmas que integralizaram o currículo implantado em 2004/1, que estavam atuando na educação infantil, no momento de sua execução. Neste plano de trabalho, especificamente procuramos apreender como os sujeitos percebiam a contribuição da formação recebida para atuar na formação dos hábitos alimentares da criança de zero a seis anos. Compreendemos que estes hábitos aderidos na infância são levados ate sua vida adulta. Com isso reconhecemos a importância do conhecimento da nutrição para o profissional da Educação Infantil que, por passar grande parte do dia com a responsabilidade de contribuir no desenvolvimento integral da criança, se torna um importante referencial para ela. |
METODOLOGIA: |
Para realização dessa pesquisa, que adotou a metodologia qualitativa e o questionário e a entrevista como procedimentos e instrumentos de coleta de informação, contou-se com a colaboração dos egressos respondendo questionário e/ou participando da entrevista. Encontraram-se vários fatores intervenientes como desatualização dos dados fornecidos pela secretaria do Departamento de Educação da PUC Goiás. Vários nomes da lista não correspondiam aos sujeitos da pesquisa, por não serem egressos do Curso de Pedagogia, ou não terem realizado seu curso durante a vigência do currículo a ser avaliado. Ademais, nem sempre se conseguia a adesão dos sujeitos. |
RESULTADOS: |
Pode-se afirmar, contudo, que as informações fornecidas pelos egressos que aderiram foram de grande relevância. A maioria delas afirmou que a formação recebida no Curso de Pedagogia da PUC Goiás forneceu subsídio para trabalhar na Educação Infantil, porém em alguns aspectos deixou a desejar como no preparo para atuar com crianças de zero a três anos, com crianças com necessidades especiais e para articular a educação e o cuidado, nas instituições educativas. Mais especificamente relacionado com este plano de pesquisa, elas demonstraram não compreender elementos básicos da nutrição da criança e de sua importância na Educação Infantil. |
CONCLUSÃO: |
Apesar da dificuldade de se entrar em contato com egressos, avalia-se que de uma maneira geral, atingimos os objetivos propostos no plano de trabalho, pois os egressos que participaram contribuíram de maneira relevante para a avaliação do Curso de Pedagogia da PUC-GO. A PUC Goiás avançou, quando, antes mesmo da aprovação das Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Pedagogia, assumiu como tarefa a formação de professoras para a educação infantil, mas ainda, tem muito a caminhar no sentido de possibilitar às docentes ali formadas o acesso aos conhecimentos necessários para atuar de forma coerente e competente com as necessidades específicas da criança pequena. |
Palavras-chave: Formação de professores, Educação Infantil, Nutrição. |