63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EDUCANDO E CONSCIENTIZANDO COM LUDICIDADE
Robert Carvalho de Vasconcelos 1
Conceição de Maria Oliveira Sousa 1
Joábia Rabelo Veloso 1
Maria Josenira Silva dos Santos 1
Patrícia das Dores Lima Aragão 1
Maria de Lourdes Sousa Gomes 2
1. CEDUC - Centro de Educação/Pedagogia, Universidade Federal de Roraima – UFRR
2. Profa. Msc./Orientadora – Centro de Educação - CEDUC/Pedagogia – UFRR
INTRODUÇÃO:
Os acontecimentos vivenciados nestas últimas década no âmbito da sustentabilidade tem impulsionado a reflexões sobre causas e efeitos ocasionados com as intempéries naturais, no que requer mudanças de paradigmas sobre as questões sócio ambientais e a re-significações sobre a cultura sócio ambiental. Negar essas informações às crianças é privá-las do meio social e natural em que vivem a considerar apenas o conhecimento do senso comum em detrimento de ações compartilhadas de sustentabilidade social. Por isso objetivamos trabalhar com uma linguagem infantil, ou seja, lúdica, que favoreceu o desenvolvimento da consciência e da sensibilização de crianças quanto a atitudes transformadoras do meio em que estão inseridas. Com a experimentação, as crianças vivenciam descobertas que viabilizam novas percepções sobre seu universo conceitual e a partir de suas observações ao longo de período escolar, passam a fundamentar cientificamente o que ocorre a sua volta. Trabalhar os temas transversais de forma interdisciplinar requer re-significar o processo de ensino para que a aprendizagem dos alunos possa constituir-se em estrutura democrática e autogestionária.
METODOLOGIA:
O projeto teve como público alvo crianças de seis e sete anos de idade do primeiro ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Francisca Élzika Souza Coelho, na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, desenvolvido no segundo semestre de dois mil e dez. Baseada na Pesquisa Ação, o projeto ocorreu em cinco etapas. A primeira: construção de um álbum seriado através de recortes de figuras, curiosidades, discussões, frases escritas pelas próprias crianças sobre o tema; A segunda: foi a encenação de uma peça infantil com personagens e fantasias confeccionados pelos próprios bolsistas do PIBID. A terceira: foi a um passeio ecológico ao Bosque dos Papagaios localizado no bairro Paraviana nesta cidade; as crianças estavam todas uniformizadas com aventais e crachás personalizados e orientadas por guias sócio-ambientais que nos esclareciam quanto à fauna, representada por animais empalhados e flora regional. Um lanche saudável foi ofertado e no final entregamos mudas de plantas simbolizando a responsabilidade sócio-ambiental. A quarta e quinta etapa: foi construção de um livro com CD que culminou com a exposição de todo o material produzido pelas próprias crianças.
RESULTADOS:
O resultado desse projeto trouxe-nos maior reflexão sobre nossas práticas considerando que esta experiência ímpar levou-nos a construção de uma postura de identidade profissional cada vez mais próxima à docência. Quanto aos alunos, foi muito bom perceber por suas vozes, pelas pinturas produzidas, pelas condutas expressadas no que diz respeito a normas de trabalho e regras a serem seguidas na dinâmica do grupo quando da execução de tarefas. O conhecimento de forma lúdica foi abstraído pelas crianças, que demonstraram entusiasmo em todas as etapas do projeto vivenciando de forma concreta situações de aprendizagem dentro e fora do espaço escolar, confirmando que o conhecimento construído de forma interdisciplinar, transversal e dinâmico proporciona um grau maior de satisfação no “aprender” as diferentes situações de ensino no que de fato ocorre à aprendizagem. Fazer com que a criança tenha acesso a diferentes experiências e sensações, identificando o conhecimento em sua amplitude sem fragmentá-lo é premissa da perspectiva construtivista que pôde ser percebida pelo comportamento verbal de alguns alunos que demonstraram diferenças em seus contextos vivenciados, quando no passeio ao bosque, explanaram seus conhecimentos advindos de suas vidas e famílias.
CONCLUSÃO:
A educação ambiental para crianças de forma lúdica tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento da consciência e da sensibilização perante a ação sustentável do homem sobre o planeta, começando pelo seu mundo: seu espaço real de vida. O conceito de progresso e de desenvolvimento não pode ser entendido como ações a qualquer custo, mas de formas sustentáveis. Ao término deste projeto, superamos nossos objetivos, gerando nos pequeninos não só hábitos mais saudáveis, mas uma reflexão sobre a ação humana e suas conseqüências no meio em que vivem. São questões científicas de ações e reações que puderam ser percebidas pelas crianças através das diferentes experiências a que foram expostas em todo o processo do projeto e a que sofrem nos seus cotidianos na própria pele, ou se não, através dos meios de comunicações. Nesta etapa singular humana, a fase de desenvolvimento sócio-cognitivo da criança, os comportamentos intrínsecos e extrínsecos estão em processo de apropriação para a integralização do conhecimento. É fundamental que o processo educacional esteja pautado na construção de cidadãos críticos, conscientes de seus atos, multiplicadores de ações sustentáveis no nosso “planeta terra”. Nossa reflexão é: O que estamos plantando hoje é o que queremos colher para o amanhã?
Palavras-chave: Meio Ambiente, Ensino - Aprendizagem, Lúdico.