63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
DR. CARLINDO DE SOUZA DANTAS: CRIME E DEVOÇÃO NÃO OFICIAL NO SERIDÓ POTIGUAR
Mary Campelo de Oliveira 1
Lourival Andrade Junior 2
1. Depto de História -CERES/UFRN
2. Profº. Dr./ Orientador- Depto de História- UFRN
INTRODUÇÃO:
Esse trabalho tem por finalidade examinar aspectos do catolicismo popular no cemitério Campo Jorge em Caicó região do Seridó no Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é identificar algumas das representações sociais que sustentam as práticas devocionais, e analisar os ritos que as constituem, tomando-o com suporte para a elaboração, por parte dos devotos, de uma memória sobre um morto santificado. E o Seridó Potiguar é um espaço que foi se consolidando desde o período colonial como um lugar de devoções, há milagreiros de cemitérios, benzedeiras, que passam a fazer parte da cultura, das identidades, e das representações do povo que aqui vive. E ser devoto de um santo não oficial faz com que o fiel esteja mais perto de sua realidade e das práticas advindas dessa religiosidade, onde o catolicismo oficial passa a conviver com as diversas manifestações destas devoções. Sendo assim destaca-se como objeto de devoção no Seridó Dr. Carlindo de Souza Dantas, que foi um homem marcado por uma popularidade imensa, resultado de sua carreira profissional como médico, e seu envolvimento na política como Deputado Estadual. Entretanto foi assassinato de forma misteriosa no dia 28/10/1967 em frente ao Caicó Esporte Clube, e após a sua morte, foi consagrado pela confiança popular.
METODOLOGIA:
Para alcançar o objetivo do trabalho, foi analisado no acervo do Laboratório de Documentação Histórica – LABORDOC, localizado na UFRN-CERES/Caicó, o jornal A Fôlha da década de 60, e anos mais atuais de 1998 a 2007. Além desse material, foi de suma importância a pesquisa com técnicas da história oral. Onde foram entrevistados devotos e pessoas que de alguma maneira tenham convivido com as representações sobre Carlindo Dantas e com suas memórias. Membros do clero local nos mostrarão como a oficialidade se relaciona com estas devoções e seu desenvolvimento no Seridó Potiguar. O local de adoração que é o seu túmulo é visitado constantemente, e fotografado para se ter uma idéia de como a devoção se mantém ao longo dos anos, além das imagens se tornarem objetos de pesquisa sobre os gestos que evidenciam a fé e o agradecimento dispostos pelos crentes. Não podemos deixar de citar as produções bibliográficas que foram lidas onde se abordavam como objeto de pesquisa as práticas do catolicismo popular brasileiro, e as devoções ao mais diversos santificados pelo povo que se espalham por todo o país.
RESULTADOS:
A religiosidade não oficial foi se formando no Brasil ao longo dos séculos, possibilitando um conjunto de devoções, que não estão de acordo com os parâmetros ritualísticos da oficialidade canônica, onde os devotos passam a cultuar novos milagreiros como forma de proteção diante das dificuldades cotidianas. Esses Milagreiros de cemitério, por sua vez, são os mortos considerados especiais que, santificado pelo povo, tem o seu túmulo como altar de adoração, por não ter uma capela específica como os santos canonizados. O processo de santificação desses milagreiros no meio popular tem a morte trágica como fator primordial para qualificar a santificação de um morto. Então, podemos destacar um caso dessa religiosidade no Seridó Potiguar, que está representada na figura de Carlindo Dantas. Um homem que teve sua imagem construída a partir de sua jornada como médico, atuando em favor da população mais pobres do Seridó. Após a sua morte, ele torna-se alvo de crença popular, construindo uma tradição no imaginário das pessoas que acreditam que o mesmo opera milagres. Hoje o seu túmulo torna-se um local de pagamento de promessas pelas graças alcançadas. Isto é confirmado pela grande quantidade de ex-votos deixados pelos fiéis que elevou Carlindo Dantas ao patamar de Milagreiro de cemitério.
CONCLUSÃO:
Logo, podemos constatar a existência de outro padrão para se relacionar com o sagrado, surgindo um universo de devoções que vão sendo construídas a partir da ligação direta que o devoto tem com o seu milagreiro, como também de sua fé irremediável que não necessita de autorização oficial. Assim, o catolicismo brasileiro, demonstra que para além das práticas oficiais e visíveis, existem crenças populares que não são aceitas pela igreja católica. O culto aos milagreiros de cemitério possibilita aos fiéis acreditarem que seres humanos podem ser portadores de características divinas, operando milagres. Desde então, a região seridoense também é marcada por devoções que levam os caicoenses a buscarem outros milagreiros como Carlindo Dantas mesmo diante de outros santos canonizados como é o caso da Nossa Senhora de Santana Padroeira do Seridó. Demonstrando que os devotos não têm nenhum preconceito, mas estão sempre abertos as novas manifestações do sagrado. Portanto, o que procuramos compreender não é se essas práticas estão certas ou erradas, mas o processo de sacralização, e a singularidade dessa devoção que é construída numa dimensão discursiva na qual é elaborada uma memória da vida e morte desse personagem que tem o poder de interceder pelos vivos no mundo dos mortos.
Palavras-chave: cemitério, religiosidade, Crime.