63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
ESTUDO COMPARATIVO DOS EVENTOS REALIZADOS NA CIDADE DE SINOP NO ANO DE 2010
Bruna Maria Gaieski 1
Érika Silva Palma 1
Gislaine Isernhagen Tonholo 1
Felipe Ferraz Vazquez 2
1. Depto. De Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
2. Prof. Ms./Orientador - Depto de Ciências Econômicas, Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
O turismo de eventos é uma atividade relacionada à participação em congressos, convenções, simpósios, férias e envolve diversos setores da economia. Os eventos contribuem para o crescimento econômico, na forma de: (i) incremento da arrecadação de impostos e tributos; (ii) geração de novos empregos e o aproveitamento da mão-de-obra local; (iii) melhoria dos serviços de infra-estrutura da localidade-sede. Assim a pesquisa envolveu dois eventos realizados em Sinop/MT: a Exponop e o Promadeira. A cidade de Sinop/MT possui 113.082 habitantes e realiza a Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial (Exponop), a qual abrange variedades como cultura, diversão, lazer, shows e leilões, gerando no ano de 2010, aproximadamente R$ 28 milhões em negócios. Por estar situada numa região essencial para produção de base florestal e abranger um grande número de madeireiras, foi sede do Promadeira 2010, evento relacionado à atividade madeireira, realizado a cada dois anos, movimentando mais de R$ 70 milhões em negócios. O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto econômico desses dois eventos realizados na cidade, além de obter informações sobre o perfil dos participantes e seus gastos médios.
METODOLOGIA:
O trabalho inicialmente foi baseado em uma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema. A seguir foram elaborados questionários aplicados nos eventos citados acima. Na 26º Exponop realizada na Acrinorte nos dias 5 a 13 de junho de 2010, considerando um público de 193 mil pessoas ao longo dos 9 dias de evento, o trabalho foi realizado por cinco entrevistadores que atingiram uma amostra de 660 pessoas (erro amostral de 5% e nível de confiança de 99%). Já nas quatro noites da feira Promadeira, onde foram mais de 13 mil visitações, com a limitação de duas entrevistadoras que atingiram uma amostra de 299 entrevistados (erro amostral de 5% e nível de confiança de 90%), nos dias 25 a 28 de agosto de 2010, na Sindusmad. Ao finalizar os questionários aplicados, iniciou as tabulações com uso das ferramentas do Excel, para se chegar aos resultados apurados.
RESULTADOS:
Em se tratando de eventos de porte agropecuário na região, destaca-se a Exponop. Em sua 26ª edição os entrevistados destacaram como principais atrações: lazer (31,87%), bingo (22,15%), negócios (18,97%), shows (11,99%), rodeio (8,95%). O público predominante está entre os 18 e 24 anos (35,68%), refletindo o grau de instrução dos entrevistados, onde 67,33% possuem o ensino médio. A faixa de renda mensal individual de 40,88% dos mesmos é de até R$ 1000,00 e seus gastos individuais foram: alimentação (R$ 89,87), compras e presentes (R$ 70,25), parque de diversão (R$ 33,73) e outros (R$ 89,87). Quanto ao Promadeira, este teve atrações como seminários, palestras, estandes. O evento na cidade atraiu principalmente o público entre os 18 e 24 anos (36,45%). O grau de instrução do público entrevistado é representado pelos que possuem o ensino médio (34,45%), sendo significativa a porcentagem do ensino superior incompleto (32,11%). A faixa de renda mensal individual predominante (30,10% dos entrevistados) é, também, de até R$ 1000,00, tendo como gasto médio individual em compras e presentes (R$ 244,71), alimentação (R$ 41,58) e negócios (R$ 874,84). Ambos eventos atraíram visitantes de outras cidades, sendo de 11,84% na Exponop e 7,69% no Promadeira.
CONCLUSÃO:
Com base nos dados verifica-se que os dois eventos são distintos, pois o evento agropecuário já está em sua 26ª edição e tem um público de 193 mil e atrações em maior número e a feira ligada ao setor madeireiro está apenas na 7ª edição e um público de 13 mil, voltada mais para negócios. Porém a análise individual permitiu traçar o perfil do público principal, onde nos dois eventos o público alvo foram os mais jovens (18 a 24 anos), portanto o grau de instrução é diferenciado. Onde na feira relacionada ao setor madeireiro envolve muitos universitários que atuam nessa área. Apesar da maioria do público, independente dos eventos, possuírem uma renda de até R$ 1000,00, verifica-se que seus gastos foram relevantes, porém pode-se notar que o Promadeira obteve maior dispêndio por pessoa, o que pode ser explicado pelo fato de não ser um evento com muitas atrações se comparado a Exponop, possibilitando assim ao público gastarem mais em compras e presentes e principalmente negócios. A origem dos não residentes na cidade de Sinop varia de cidades vizinhas a outros estados, assim contribuem para o crescimento econômico uma vez que movimentam setor hoteleiro, restaurantes e transportes.
Palavras-chave: Sinop, Exponop, Promadeira.