63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
LEVANTAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO BIOGEOGRÁFICA DA VEGETAÇÃO NO ECOSSISTEMA TABULEIRO LITORÂNEO DO MUNICÍPIO DE PINDORETAMA-CEARÁ
Lúcio Flávio Silva Holanda 1
Sílvia Helena Cezário Araújo 2
1. Prof./ orientador-autor - Escola de Ensino Médio Júlia Alenquer
2. Profa. co-autor - Escola de Ensino Médio Júlia Alenquer
INTRODUÇÃO:
Os tabuleiros litorâneos são predominantes no ecossistema do município de Pindoretama-Ceará, localizado a 40 km de Fortaleza, onde se encontram espécies vegetais e animais de grande valor para região. O presente trabalho teve como objetivos realizar um levantamento das espécies ocorrentes da flora regional, em uma ação conjunta com os alunos da Escola de Ensino Médio Júlia Alenquer Fontenele, realizando uma análise geossistêmica dos recursos naturais vegetais observados nas aulas de campo, construindo um banco de amostras de espécies endêmicas. As espécies catalogadas representam um referencial de importante função ecológica nos biomas dos tabuleiros litorâneos. A escassez de espécies da fauna e/ ou flora, de um modo geral, pode causar desequilíbrios ambientais em diferentes biomas, prejudicando aspectos importantes dos ecossistemas. Desta forma, a identificação preventiva deste problema ambiental no município de Pindoretama alcançada neste trabalho, pode contribuir para o desenvolvimento de ações corretivas e preservacionistas do patrimônio natural da região, cenário importante para subsistência econômica das populações nativas, através inicialmente da conscientização da comunidade escolar que servirá como disseminadora de práticas mais sustentáveis do ponto de vista ecológico.
METODOLOGIA:
Foram escolhidos representantes monitores de todas as salas de aula da escola (dois por sala). Em seguida realizou-se uma aula de campo nas localidades de sítio Araújo e sítio Marinho - Pindoretama, sobre a tutoria dos professores, coordenadores acompanhados por um cientista popular. O material coletado em campo passou por um processo de desidratação e posteriormente foi catalogado pelos alunos que em seguida armazenaram as amostras em uma sala apropriada nas dependências da escola onde futuramente será construído o herbário. O tratamento de manipulação das amostras, tabulação de dados, secagem de material orgânico foi realizado em oficinas em sala de aula orientada pelos professores e sobre a monitoria dos discentes.
RESULTADOS:
Após a coleta das espécies vegetais em campo, foram preparadas as exsicatas que serviram para a construção de um banco de dados em forma de painel permanente, utilizado nas aulas das disciplinas de ciências humanas e da natureza. Foram identificados 35 táxons até espécie e 3 identificados apenas pela família.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho representou para a comunidade escolar uma importante oportunidade de conhecer o potencial dos recursos naturais do local onde vivem antes conhecidos empiricamente, e agora, portanto, de modo científico, considerando a metodologia de investigação empregada, na qual foram feitas coletas de espécies no preparo de exsicatas para posterior identificação botânica, e que futuramente serão utilizados para construir o herbário da escola. Observaram-se ainda, que uma parcela significativa da vegetação do município de Pindoretama-Ceará foi impactada pelo avanço do processo de desmatamento ocasionado em função do aumento da densidade demográfica local, provocado principalmente pela intensa especulação imobiliária motivada pelas condições naturais aprazíveis características da região.
Palavras-chave: pindoretama, tabuleiro, litorânea.