63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
LIXO SEU TRATAMENTO E DESTINO: UMA QUESTÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO |
Pierre Adriano da Silva 1 Camila Maria Inácio de Assis 1 Elisa Martins Matheus 1 Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima 1 Zenildo Buarque de Morais Filho 1 Wilma Clemente de Lima Pinto 1 |
1. Escola de Educação - UNIGRANRIO 2. Licenciatura em química 3. Aluna do CAP-UNIGRANRIO – Iniciação Científica Jr. 4. Profa. Doutora – Escola de Educação Ciências, Letras, Artes e Humanidade - UNIGRANRIO 5. Prof. Doutor – Escola de Educação Ciências, Letras, Artes e Humanidades – UNIGRANRIO 6. Profa.. Dra/ Orientadora – Escola de Educação Ciências, Letras, Artes e Humanidade - UNIGRANRIO |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental tem sido nos últimos anos uma preocupação dos educadores, pois somente esta ação poderá fazer a sociedade se conscientizar da importância de melhorar a qualidade de vida. Desta forma, a educação ambiental tem como proposta conscientizar todos os cidadãos de forma abrangente a partir da infância. Pretende-se a partir desta pesquisa possibilitar à Escola, a inserção da educação ambiental em seus projetos pedagógicos para criar uma consciência ambiental e educativa. Sabe-se que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira. A produção de lixo é constante, mas podemos diminuir essa produção promovendo ações tais como o conhecido 3R`s: Reduzindo o desperdício, Reutilizando sempre que possível e Reciclando para a coleta seletiva. Os objetivos deste projeto foram (i) Despertar e conscientizar crianças e jovens para uma melhor qualidade de vida e uma ação permanente quanto à preservação do meio ambiente, (ii) Desenvolver através de uma cartilha sobre ações voltadas à Educação Ambiental que levem os sujeitos envolvidos a Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo gerado bem como questões que vinculam a preservação do patrimônio; (iii) Levar os envolvidos através da educação ambiental à valorização de uma melhor qualidade de vida. |
METODOLOGIA: |
O trabalho consiste no estudo das agressões que o homem vem causando ao planeta através do consumismo excessivo, e também as prevenções ao meio ambiente com a utilização dos 3Rs. Com base na análise de dados colhidos junto a COMLURB quanto à determinação da composição gravimétrica dos resíduos sólidos domiciliares do Município do Rio de Janeiro e identificação do quantitativo de materiais potencialmente recicláveis, uma pesquisa foi realizada com uma amostragem de 78 alunos do ensino médio do colégio CAP-UNIGRANRIO sobre as principais dúvidas em relação aos conceitos referentes a: Educação Ambiental e patrimonial, conceito de lixo e seu destino, bem como química ambiental. A partir das deficiências conceituais apontadas pelas respostas do questionário elaborou-se uma cartilha e um video educativo afim de conscientizar crianças e jovens de que o lixo gerado em suas residências pode ser reduzido, reciclado e reutilizado, contribuindo para preservação da natureza e da melhoria da qualidade de vida de todos. |
RESULTADOS: |
A pesquisa nos mostrou que há uma grande deficiência nos adolescentes abordados em expressar alguns conceitos fundamentais a respeito do meio ambiente. Foi observado que aqueles que possuíam as definições teóricas em suas opiniões e pensamentos dificilmente as aplicavam na prática. Quando se perguntou sobre quais assuntos achavam mais interessantes ou o que mais lhes preocupavam dentro do contexto apresentado na pesquisa, a maioria deles respondeu que era o excesso de lixo e a preservação do meio ambiente. Foi relatado pelos alunos a falta de disciplinas importantes como a Química Ambiental e a Educação Ambiental nas escolas, mesmo que informal. A partir deste levantamento realizado percebeu-se que as suas principais dúvidas e deficiências eram referente ao meio ambiente, patrimônio, química ambiental e lixo, além de outros. Uma cartilha educativa de linguagem moderna e de fácil entendimento intitulada “Um Novo Estilo de Vida” foi elaborada a fim de conscientizar os alunos, sanando suas dúvidas e orientando-os como proceder perante o meio ambiente. |
CONCLUSÃO: |
Criou-se uma versão da cartilha impressa e em vídeo para demonstrar de maneira mais atrativa e envolvente o assunto, facilitando a divulgação e a compreensão. Ela encontra-se disponível para visualização no you tube, bem como no site www.umnovoestilodevida.webeden.co.uk tornando assim o trabalho eficaz e mais abrangente. Objeto aprendizagem de fácil acesso, simples e descontraído para alunos e professores sem perder o foco no aprendizado |
Palavras-chave: conscientização ambiental, educação ambiental e patrimonial, 3R´s. |