63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software |
DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA IPHONE |
Guilherme Policicio Rey 1 Jefferson Zanutto 1 |
1. Centro Universitário Senac |
INTRODUÇÃO: |
A tecnologia está presente na vida de todos. O que no passado era algo quase raro, hoje se tornou mais do que trivial – a tecnologia é um bem necessário. O mundo evolui em ritmo acelerado, e a tecnologia o acompanha, ajudando-o cada vez mais. Atualmente, há um grande destaque para o mundo mobile, dos celulares. A partir da demanda dos usuários, criou-se um dispositivo para atendê-los melhor: o smartphone. O smartphone é um aparelho celular que possui funções avançadas, que variam desde ajuda nas tarefas do dia a dia até jogos eletrônicos. Uma característica importante desses aparelhos é a flexibilidade quanto ao desenvolvimento de aplicativos. O poder deles é muito maior e melhor, abrindo portas nunca antes vistas para os programadores. Por isso, decidimos estudar como funciona a arquitetura do desenvolvimento de aplicações para um smartphone fabricado pela Apple Inc, o iPhone. |
METODOLOGIA: |
No inicio da pesquisa, os objetivos eram: estudar e conhecer o ambiente de desenvolvimento para iPhone; analisar e entender sua arquitetura, linguagem de programação (Objective-C), bibliotecas e frameworks disponíveis; desenvolver aplicativos. Para conhecer o ambiente de desenvolvimento, o primeiro passo foi o buscar informações sobre o hardware e o software necessários. Para o uso do SDK (Software Development Kit) do iOS (sistema operacional do iPhone), é necessário ter um computador fabricado pela Apple, o Mac, utilizando um chip Intel. Com o hardware em mãos deve-se ter o ambiente de desenvolvimento integrado fornecido pela própria fabricante, chamado de XCode. Na segunda fase de pesquisa iniciaram-se os estudos do processo de desenvolvimento baseado nas boas práticas de programação orientada a objetos, bem como suas principais características tais como: abstração e herança, polimorfismo, encapsulamento e coesão). Também foi estudado o padrão de projeto MVC (Model-View-Controller) e como o XCode trata as estruturas dos projetos criados. Ao final, foram desenvolvidos alguns aplicativos para demonstrar o uso dos conceitos e ferramenta estudados. |
RESULTADOS: |
Foram desenvolvidos três aplicativos utilizando a linguagem de programação da plataforma, o Objective-C. Ela é baseada no Smalltalk, a primeira linguagem a ser chamada de “orientada a objeto”, com sintaxe derivada da linguagem C. A programação orientada a objetos utiliza a ideia de que é possível construir um software abstraindo suas estruturas de dados em objetos que normalmente são relacionados a algo do mundo real. Esse paradigma é importante, porque torna o código-fonte muito reutilizável e fácil de manter. Além do paradigma descrito acima, também foi estudado e usado um padrão de projeto, chamado Model-View-Controller. O MVC tem como objetivo separar os objetos de como eles aparecem na tela da forma como eles se comportam. Um botão na tela não possui valor intrínseco. É apenas um botão que o usuário pode apertar. O seu Controller diz como ele se comporta, sendo o intermediário, conectando as interações do usuário com o resto da aplicação, escrito nos Models. É possível mudar como um botão se mostra sem alterar seu comportamento, por exemplo. A biblioteca da Apple utiliza-se inteiramente desse padrão. Ela fornece muitas classes para se trabalhar com Views, Controllers e Models. |
CONCLUSÃO: |
O desenvolvimento para qualquer plataforma requer o entendimento da mesma. Portanto, a análise feita sobre a linguagem, arquitetura e paradigmas foram essenciais durante a pesquisa. Para poder viabilizar o desenvolvimento de aplicativos para iOS é fundamental compreender a sintaxe e características da linguagem Objective-C, incluindo os conceitos de orientação a objetos, bem como noções de padrões de projetos de software. Entender os conceitos relacionados a padrões de projetos era um dos objetivos desta pesquisa. Os estudos propiciaram a criação de aplicativos com interface gráfica para iOS explorando suas bibliotecas e frameworks disponíveis. |
Palavras-chave: Mobile, Objective-C, Desenvolvimento de Software. |