63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
PIBID/Ciências Naturais: espaço para desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos |
George Silva Bento 1 Wagner de Deus Mateus 1 Andréia Cristina Farias de Freitas 1 Myshelly Santana Queioz 1 Sueli do Nascimento Menezes 1 Aldeniza Cardoso de Lima 2 |
1. Bolsista Subprojeto Ciências Naturais – ICB/UFAM 2. Coordenadora Subprojeto PIBID/Ciências Naturais – Dep. de Biologia, ICB/UFAM |
INTRODUÇÃO: |
Em 2011 o curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) completa 45 anos de criação, neste período o curso sofreu varias transformações curriculares no intuito de adequar-se para desenvolver uma formação e ensino de qualidade ante os desafios amazônicos. Ciente da existência dos inúmeros desafios no sistema educacional brasileiro, em 2007 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) criou o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), tendo como prerrogativa a concessão de bolsas aos acadêmicos de cursos de licenciatura, supervisores e coordenadores participantes do programa, fomentando e subsidiando atividades vinculadas ao ensino, pesquisa e divulgação cientifica. O Subprojeto PIBID/Ciências Naturais tem como objetivos, proporcionar durante a formação inicial do futuro professor uma aproximação com o ambiente de trabalho, favorecer a eficiência das atividades coletivas, auxiliando os educadores a realizarem uma reflexão ante suas práticas docentes, propiciar aos alunos do curso de Ciências Naturais da UFAM a oportunidade de desenvolver estratégias, realizar atividades e a criação de recursos didáticos em parceria com o corpo docente afim de fortalecer uma aprendizagem significativa dos alunos. |
METODOLOGIA: |
O procedimento metodológico baseou-se na participação-ação, sendo identificadas 4 etapas: integração entre ensino superior e educação básica; analise e discussão das práticas docentes realizadas; desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos no Ensino de Ciências Naturais e; avaliação e divulgação das ações realizadas. A integração entre as esferas de educação ocorreu mediante o diagnostico quali-quantitativo da realidade e ambiente escolar, seguido da participação dos acadêmicos no cotidiano docente dos professores (as), iniciando um dialogo entre professor e acadêmico para identificação de deficiências e potencialidades, mediante a pratica docente realizada, ante os desafios diagnosticados, coletivamente iniciar a criação de recursos didáticos, buscar o desenvolvimento de estratégias e atividades que dinamizem a pratica docente e a aprendizagem, sendo estes processos analisados quali-quantitativamente, verificando sua funcionalidade para posterior divulgação em Exposições de Recursos didáticos, Mostras de Ciências realizadas pelo programa nas escolas participantes e publicação em eventos científicos afins. |
RESULTADOS: |
O Subprojeto PIBID/Ciência Naturais, tem em sua composição 8 acadêmicos divididos por 5 escolas públicas estaduais de Manaus/AM, este subprojeto faz parte do PIBID/UFAM edital 2007, com vigência no período 2009/2010, do qual fazem parte os cursos de Física, Química, Biologia e Matemática. Da atividade de integração, foram obtidos diagnósticos referidos a infraestrutura e recursos humanos, e juntamente com o dialogo desenvolvido entre professores e acadêmicos, houve a identificação das deficiências relacionadas aos recursos didáticos e a subutilização de ambientes de aprendizagem, como biblioteca e os Laboratórios de Ciências e Informática. Diante da situação surgida o subprojeto criou duas linhas de atuação preferenciais, desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos. As estratégias de ensino envolveram os ambientes de aprendizagem da escola, a utilização das artes cênicas e espaços não formais de educação. Dos recursos didáticos destacam-se a confecção de experimentos, jogos lúdicos, coleções, modelos e vídeos didáticos. Verificado a funcionalidade dos recursos e estratégias desenvolvidas, as Mostras, exposições e eventos científicos, tornaram-se vias para a divulgação dos resultados, e desta forma valorizar as atividades dos acadêmicos no subprojeto. |
CONCLUSÃO: |
O Subprojeto PIBID/Ciências Naturais foi um grande laboratório que proporcionou uma aproximação entre o acadêmico e o professor já atuante, podendo mediante diagnostico da realidade, vivência pessoal e coletiva presenciar a situação em que se encontra o ensino nas escolas publicas do amazonas, mais especificamente na cidade de Manaus. As experiências vivenciadas no subprojeto confirmaram a tese de que para que haja um processo ensino-aprendizagem significativo e efetivo, deve-se de inicio haver um reconhecimento da realidade, do contexto para que possa se iniciar um trabalho via coletividade, integrado e planejado. As duas linhas de atuação desenvolvidas no decorrer das atividades do subprojeto tornaram-se incentivos de crescimento profissional aos acadêmicos e desencadearam o interesse dos alunos pelas ações dos bolsistas na escola e a valorização da profissão docente. As Mostras Cientificas e Exposições de recursos didáticos realizadas nas escolas pelo PIBID/UFAM e eventos científicos externos, contribuíram significativamente para o reconhecimento da função do PIBID/Ciências Naturais nas escolas, atrelado a isto, uma autovalorização nos acadêmicos referentes a graduação em licenciatura. |
Palavras-chave: Formação de professores, PIBID/Ciências Naturais, Estratégias e recursos didáticos. |