63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
MATEMÁTICA FISCAL: UMA LIÇÃO DE CIDADANIA |
Neomar Lacerda da Silva 1 Alessandra Cardoso de Carvalho 1 Wagner Ribeiro de Aguiar 1,2 Jonei Cerqueira Barbosa 2 |
1. Secretaria de Educação do Estado da Bahia 2. Universidade Federal da Bahia |
INTRODUÇÃO: |
A centralidade das discussões em torno de uma educação para cidadania se consolida cada vez mais sob a ótica e o sentido que se manifestam nas práticas pedagógicas e no universo da sala de aula. Diante da proposição que educar para a cidadania não se limita apenas a garantia dos serviços sociais básicos aos cidadãos, mas que possa levar este a um conhecimento amplo e complexo dessas garantias, a Matemática assume um importante papel ao transversalizar em seus conteúdos a educação fiscal como elemento de formação de cidadãos conscientes de seus direitos e capazes de intervenções críticas para a melhoria da sociedade. Neste sentido, foi proposto o projeto “Matemática Fiscal: uma lição de cidadania”, objetivando valorizar o trabalho com as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), a formação cidadã e a pesquisa por meio de intervenções didáticas com foco no trabalho voltado à cidadania e consciência fiscal, por meio do estudo dos cálculos envolvidos na cobrança de impostos e discussões do modo como funciona o sistema de arrecadação e a maneira como o dinheiro retorna em forma de serviços à população, entendendo que os alunos se tornam mais conscientes quando aprendem a identificar o valor dos impostos incluídos no preço de produtos e serviços que consomem. |
METODOLOGIA: |
Procurando atender ao objetivo geral do projeto, que orientou esta experiência, foram desenvolvidas atividades voltadas às tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), à formação cidadã e à pesquisa, por meio de intervenções didáticas com foco no trabalho com a cidadania para a consciência fiscal. Para tanto, foram envolvidos os alunos da 1ª série do Ensino Médio do turno vespertino da Escola Estadual Carlos Santana, no Município de Belo Campo – BA. O projeto utilizou das tecnologias da informação e comunicação (TIC’S) como recurso para atividades em grupos, pesquisas de campo, criação de blogs, chats e discussões coletivas de modo a contribuir efetivamente para o crescimento e formação de cidadãos conscientes e capazes de reinvidicar seus direitos. E, para a fundamentação teórica, foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, dissertações e teses referentes à temática subsidiando assim nossa análise. |
RESULTADOS: |
Com vistas o objetivo proposto para o trabalho, nas intervenções didáticas, foram realizadas ações como: apresentação do projeto à comunidade escolar, estudo de extratos da concessionária elétrica listando o valor dos impostos cobrados no serviço, pesquisa de campo sobre valor da cesta básica e dos impostos incluídos nos preços, visita á câmara de vereadores para acompanhar e participar das discussões à cerca da aplicação das verbas públicas, plenária em sala sobre a experiência do trabalho realizado, produção de relatório final com as conclusões acerca da experiência desenvolvida com discussões em chat e blog da turma. Durante as intervenções acima, trabalhou-se as dificuldades dos alunos, enfatizando as idéias, a compreensão dos conceitos e a construção por atividade própria, focando a sua formação integral, com vistas à socialização, criatividade e expressividade, além da inserção das tecnologias da informação e comunicação. A comunidade escolar recebeu com entusiasmo o projeto, sendo comprometida em sua viabilização. O trabalho com matemática fiscal tornou as aulas mais atraentes e contribuiu para o exercício da cidadania, já que os alunos se tornam mais conscientes quando aprendem a identificar o valor dos impostos incluídos no preço de produtos e serviços que consomem. |
CONCLUSÃO: |
Uma escola democrática é aquela, em que o ensino proporcione ao indivíduo o desenvolvimento de sua consciência crítica, para que ele possa analisar de maneira ativa o mundo em que vive, atuando de maneira a transformar sua realidade, deve, pois, como afirma Libâneo (2005, p. 118) “preparar cidadãos capazes de entender o mundo, seu país, sua realidade e transformá-lo positivamente”. Baseado na premissa de que “cidadania implica conhecimento” (D'AMBRÓSIO, 1998, p. 86 apud NASCIMENTO, 2004, p. 11), a Matemática Financeira foi abordada por ter conteúdos de real aplicação na vida dos indivíduos. Também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as Diretrizes Curriculares de Matemática nos motivaram a desenvolver este trabalho, pois, sugerem a utilização de conteúdos contextualizados e uma educação que visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Avaliamos como positiva a realização da experiência, uma vez que, todas as etapas foram cumpridas em sem tempo e de modo pleno pelos alunos. |
Palavras-chave: Educação Matemática, Educação Fiscal, Cidadania. |