63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
“Ciência e Cordel” em Sobradinho-BA |
Sirley Sá de Carvalho 01 Douglas Cândido dos Santos Silva 01 Roger Fazollo 01 Marcos Antonio Pinto Ribeiro 01 Nayara Coelho de Queiroz 01 Carlos Wagner Costa Araújo 01 |
1. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF 2. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF 3. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF 4. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF 5. Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF 6. Prof. Orientador - Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF |
INTRODUÇÃO: |
A literatura de cordel floresceu de tal maneira no Nordeste que se tornou uma forte referência para quem pensa na literatura e na estética produzida na região. Seus versos e traços característicos são lembrados por muita gente e já foram usados como inspiração pelos cordelistas para escreverem seus cordéis, pois esses se utilizam muitas vezes de suas próprias histórias para comporem seus versos, ou escrevem sobre temas bastante conhecidos na literatura de cordel, sendo raros os temas sobre ciência. Em função dessa ausência, o Espaço de Ciência e Cultura-ECC da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF tem a oficina “Ciência e Cordel”, como uma forma de fazer uma interação entre a arte e ciência, pois a literatura de cordel é importante para o Nordeste, a sua interação com a ciência pode ser uma forma de divulgar a ciência na região do sertão brasileiro. A oficina acorreu na Secretaria de Educação e Cultura do município de Sobradinho-BA, em Outubro de 2010. |
METODOLOGIA: |
O Espaço Ciência e Cultura utiliza diversas formas para disseminação e popularização da ciência, A “Mostra Itinerante” é uma delas. A atividade percorre vários municípios do Sertão Pernambucano e Baiano, com o objetivo de interagir ciência, cultura e conhecimento para estes municípios. Em outubro do ano de 2010, a cidade contemplada foi Sobradinho-BA, conhecida internacionalmente por ter o maior lago artificial do planeta. Na “Mostra Itinerante” que aconteceu na SEC- Secretária de Educação e Cultura do município de Sobradinho-BA além da “Ciência e Cordel” foram levados vários equipamentos científicos. A oficina iniciou-se com o bolsista elencando todo o histórico da literatura de cordel, bem como as técnicas que são utilizadas para produzi-la, técnicas essas que são chamadas de quadras, sextilhas, décimas, entre outras, sendo a mais utilizada pelos cordelistas é a sextilha. A sextilha constitui-se de um poema com seis versos, sendo os versos pares obrigados a rimar entre si, e os versos impares não. Logo em seguida os participantes puderam conhecer algumas descobertas cientificas, como a Teoria da Relatividade, do cientista alemão Albert Einstein. Algumas das criações de cientistas brasileiros também foram ilustradas, como a invenção do avião por Albert Santos Dumont, todas estas descobertas sempre em forma de cordel. Logo em seguida é sugerido que cada participante faça a sua própria sextilha. |
RESULTADOS: |
A oficina teve 15 participantes, que conseguiram fazer suas próprias poesias, durante as 2 horas de atividade, sendo que a maioria relacionada à ciência, como na poesia da professora Cida Nunes. Ela fez uma sextilha relacionada ao Rio São Francisco, chamando a atenção para a poluição que ocorre no rio, como vejamos a seguir: O “Velho Chico” está sofrendo/ Com tanta assoreação/ Os ribeirinhos já não vêem/ As águas boas do seu Chicão/ A solução seria/ Uma grande revitalização. Nesta sextilha podemos perceber a preocupação da professora com o rio que está sofrendo devido à assoreação, rio este carinhosamente apelidado por vários ribeirinhos de “Velho Chico”. A professora Givanice, fez a seguinte sextilha: Sobre o calor forte do sertão/ Alguns cordéis vinhemos ler/ Relacionado com a ciência/ Que tudo tem a ver/ As descobertas de Darwin e Newton/ Podemos também aprender. Nesta sextilha, a professora mostrou que avançou seus conhecimentos a cerca de duas grandes descobertas cientificas, sendo a Teoria da Evolução das Espécies e a Teoria da Relatividade, de Charles Darwin e Isaac Newton respectivamente. |
CONCLUSÃO: |
A oficina “Ciência e Cordel” foi desenvolvida e aplicada para estudantes do ensino fundamental, médio e universitário, além de professores também, visto que o tema ciência é sempre debatido no meio acadêmico, mas o ideal seria que esse tema fosse debatido na educação básica, pois, é nesta fase que inicia-se a formação do caráter do individuo, e principalmente em áreas onde o conhecimento é mais restrito. Portanto, o público tem bastante interesse em participar da oficina, e consequentemente pode colaborar para uma educação mais significativa e assim cumprir seu objetivo que é a disseminação e popularização da ciência. Pode-se observar que a união entre a arte e ciência e outras áreas do conhecimento, é possível e relevante, a exemplo da literatura de cordel, que inclusive o preço deste livreto fica por volta de R$2,00, sendo fácil das pessoas adquirirem nos locais de venda. |
Palavras-chave: Educação, Ciência, Arte. |