63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CICLO DE SEMINÁRIOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA A PARTIR DOS DISCURSOS DE PALESTRANTES, PROFESSORES E LICENCIANDOS.
Adriana Edizia Sousa dos Reis Costa 1
Josiane do Socorro da Silva Pinto 2
João Manoel da Silva Malheiro 3
1. Campus Universitário de Castanhal. Fac. Licenciatura Plena em Letras- UFPA
2. Campus Universitário de Castanhal. Fac. Licenciatura Plena em Letras- UFPA
3. Prof. Dr./ Orientador- PPGECM/ UFPA
INTRODUÇÃO:
A formação dos professores de Ciências requer um processo formativo de qualidade, que confira competência na realização de atividades curriculares/extracurriculares, na realização de ações que contribuam na construção do conhecimento e em uma postura critica/ argumentativa. Este relato de experiência descreve um evento realizado pela Faculdade de Pedagogia do Campus da UFPA/ Castanhal, na qual analisamos a forma como os participantes argumentaram com os palestrantes acerca dos trabalhos apresentados. O evento destinou-se aos docentes (e alunos licenciandos) da rede pública/privada, que almejam ingressar na pós-graduação. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com os palestrantes acerca dos caminhos/descaminhos seguidos para realizar as pesquisas que culminaram com suas dissertações/teses. Como o tratamento da argumentação é tarefa complexa por sua abrangência e diferentes linhas/vertentes, restringimo-nos nesta pesquisa, a avaliar os princípios da argumentação (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 1996), para possibilitar a compreensão das formas como as socializações dos palestrantes ocorreram durante o Ciclo. A análise dos dados apontou que o ciclo contribuiu positivamente para melhor compreensão sobre os projetos/pesquisa na área da educação científica.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa constituiu-se a partir das ações que ocorreram durante o I Ciclo de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, que aconteceu no Campus da UFPA/Castanhal, tendo como público-alvo, professores de Ciências da rede pública/privada e licenciandos dos cursos de pedagogia, matemática e letras. Durante o transcorrer dos seminários os palestrantes interagiram com o auditório, oportunizando que todos manifestassem suas dúvidas sobre a forma como suas pesquisas foram desenvolvidas. Caracterizamos nossa pesquisa como qualitativa (CARVALHO, 2006), pois constituímos os dados por meio de videogravações obtidas no momento de socialização para o auditório dos procedimentos investigativos feitos pelos palestrantes acerca de suas pesquisas de mestrado/doutorado. Fizemos também entrevistas semi-estruturadas com os palestrantes, objetivando investigar a opinião dos mesmos, sobre a dinâmica do Ciclo e acerca das pesquisas/metodologias que foram apresentadas. A partir das socializações, fizemos as transcrições das principais interações que aconteceram entre o orador/auditório, ressaltando as características dos mesmos, identificando os vínculos que unem orador↔auditório e de que maneira o auditório influi sobre o orador e vice-versa.
RESULTADOS:
As transcrições das videogravações dos momentos das interações orador-auditório evidenciaram que os professores e licenciandos desconheciam muitos procedimentos metodológicos apresentados pelos palestrantes acerca de suas pesquisas, pois as dúvidas eram constantes, com relação à forma como se realizam pesquisas na área do ensino de Ciências/Matemática/Educação Ambiental, como externalizado na fala do professor 1 e 2: “não tinha conhecimento sobre a forma como as pesquisas educacionais são realizadas...” “Achei interessante a pesquisa... vou tentar experimentar com meus alunos...”. Além disso, os licenciandos 1 e 2 afirmaram que “as pesquisas na área de educação em Ciências sempre devem analisar a fala dos sujeitos” e “a partir do momento em que o professor conhece essas pesquisas, poderá melhorar sua prática”. Com relação às entrevistas semi-estruturadas realizadas com os palestrantes, pudemos constatar que o Ciclo foi um momento ímpar para eles apresentarem seus trabalhos de pesquisa para uma comunidade mais ampla como afirma o palestrante 1: “Fiquei feliz em saber que o meu trabalho de pesquisa esta contribuindo para os professores melhorarem sua prática”. Acreditamos que há necessidade de, nos próximos eventos, ampliarmos o número de professores/licenciandos participantes.
CONCLUSÃO:
As pesquisas na área de educação em Ciências, apesar do empenho das pós-graduações da área no sentido de socializar com todos os professores suas “descobertas”, ainda estão aquém de suas intenções. Os dados analisados apontaram em direção da necessidade da Faculdade de Pedagogia do Campus-Castanhal (PA) promover novos ciclos de seminários, pois a maioria dos participantes desconheciam os caminhos que uma pesquisa científica na área de educação em Ciências precisa seguir. Por outro lado, os professores-palestrantes demonstram a necessidade de se criar condições para que divulguem suas pesquisas, mesmo após o término do seu curso de pós-graduação. Outro ponto enfatizado pelos participantes do ciclo diz respeito ao desconhecimento acerca das revistas on-line na área de ensino de Ciências que estão disponibilizadas para consulta e que a maioria desconhecia. Deste modo, ações precisam ser feitas para que professores e licenciandos possam de forma constante ter acesso (e por em prática) as indicações apresentadas pelas pesquisas da área, com objetivo de melhorarem as aulas de Ciências. As considerações da docente e as argumentações do orador enfatizam a necessidade dos professores se tornarem pesquisadores (ZEICHNER, 1998) e reflexivos (SHÖN, 2000), acerca de sua própria prática.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Argumentação, Ciclo de Seminários.