63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES EDUCATIVAS REALIZADAS PELO PEDAGOGO NA EMPRESA |
Roberta Fernanda Oliveira do Nascimento 1 Valderês da Conceição do Monte 1,2 |
1. Depto de Educação - Faculdades da Escada – FAESC 2. Secretaria de Educação de Pernambuco |
INTRODUÇÃO: |
A Educação Ambiental na empresa (EAE) é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida e sua vivência, firma valores e ações contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de quem participa. Exigindo uma dinâmica educativa que a privilegie. A EAE visa ainda à construção de uma postura organizacional e humana que beneficie o ambiente enquanto instituição e indivíduo, estabelecendo relações equilibradas entre desenvolvimento econômico e ambiental, gerando uma sustentabilidade entre as partes envolvidas: ambiente e empresa. O pedagogo possui fundamentação teórica, metodológica e prática no desenvolvimento das pessoas por intermédio de atividades educativas em relação aos outros profissionais (ADAMS, 2005). Faz-se necessário que as empresas reconheçam à necessidade de uma melhoria da EAE fundamentada numa Educação Ambiental (EA) que transforme a sociedade, construindo condições e melhorias sociais num comprometimento global associado a uma prática social crítica com alternativas que modifiquem o pensamento e as ações empresariais relacionadas ao ambiente. O estudo investigou que atividades educativas realizadas pelo pedagogo são relevantes para promover a EAE; verificar nas atividades educativas que tipo de EA essas atividades tem promovido. |
METODOLOGIA: |
Este estudo foi realizado na empresa de Alimentício/bebidas (fabricação de refrigerantes), instalada no complexo de Suape/PE. Para a coleta identificamos as empresas instaladas no Complexo Portuário de Suape portadoras do Certificado ISO 14001 – certificação ambiental, através do site do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); e ainda pelo site www.suape.pe.gov.br e telefones se havia pedagogos nas empresas do complexo. A pesquisadora ao ligar perguntava “Se havia pedagogo atuando no referido espaço profissional, desempenhando alguma função? E Qual?” O sujeito foi uma pedagoga, que trabalha no Centro de Desenvolvimento de Negócios (CDN), área de recursos humanos (RH). Suas atividades são baseadas num suporte educacional ao público interno e externo, por meio dos treinamentos que motiva, lidera e avalia. Por fim, foi realizada entrevista semi-estruturada contendo 08 questões para investigar se as atividades educativas utilizadas pelo pedagogo são relevantes para promover a EA nas empresas e que tipo de EA essas atividades educativas tem promovido. Esses dados foram armazenados em MP4. |
RESULTADOS: |
Das 96 empresas listadas no site do Complexo de Suape, identificamos três pedagogos, dois com função alterada e um atuando no ambiente organizacional. Para a pedagoga as atividades educativas relevantes no desenvolvimento da EAE são todas relacionadas ao setor de Segurança do Trabalho. Mas diz quais atividades deste setor contribuem para o desenvolvimento EAE. As atividades educativas realizadas na empresa relevantes para o desenvolvimento da EA são aquelas desempenhadas diariamente (01, 04, 05, 07, 08). As atividades (03, 04, 05) são de segurança do trabalho, submetendo a EA as mesmas, tornando-a a parte ao invés de fazer parte de todas as atividades educativas na empresa. O tipo de EA nas atividades educativas do pedagogo se tornou restrito devido sua atuação ser pautada no atendimento em detrimento ao entendimento do funcionário-setor de trabalho-empresa. Assim reduzindo ou até anulando os tipos de EA por intermédio de seus indicadores representados nos Índices de Qualidade Conceitual (IQC), (PEDRINI, 2007), necessitando da compreensão do que deveria pautar a EAE utilizada nas atividades educativas e apropriação do profissional na realização destas atividades, mencionado nesta pesquisa, o pedagogo no ambiente empresarial. |
CONCLUSÃO: |
A pedagoga não participa da elaboração das atividades educativas que implementa na empresa. As atividades educativas relevantes para promover a EA nas empresas são: as realizadas de forma contínua, as que incorporam o público externo, as submetidas a atividades em segurança do trabalho da empresa e as preventivas. As atividades educativas que desenvolve na empresa estão atreladas e limitadas à área de recursos humanos, subordinada a segurança do trabalho, desvinculadas dos aspectos ambientais. Entre as atividades educativas que desenvolve e o tipo de EA que essas atividades têm promovido, foi limitada. Pois a única atividade de EA que a pedagoga participa, restringe os tipos de EA, por intermédio de seus indicadores representados nos IQC, não evidencia o conceito de EAE nas atividades educativas e apropriação do profissional na realização destas atividades. Entre os IQC, identificou-se o permanente, a através da capacidade contínua (diária). As atividades educativas necessitam de concepções que qualifiquem seus conceitos gerando assim tipos de EA que promovam sociedades sustentáveis, dissipando seu caráter educacional e ambiental para um emprego proveitoso na empresa. |
Palavras-chave: Empresas, Pedagogia empresarial, Atividades educativas. |