63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
TURISMO CIENTÍFICO E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – PROJETO ROTAS DE CONHECIMENTO
Luiz Sérgio Moreira Brito 1
Camila Maria Silva Santos 1
Laura de Oliveira Séia 1
Shaiane Vargas da Silveira 2
1. Depto. de Turismo, Universidade Federal do Piauí - UFPI
2. Profa. MsC./ Orientadora - Depto. de Turismo, Universidade Federal do Piauí - UFPI
INTRODUÇÃO:
O projeto de iniciação científica Rotas de Conhecimento visa o aprimoramento das visitas monitoradas nos centros de visitantes de três unidades de conservação. Tendo as seguintes áreas de atuação: a Base do Projeto Peixe-Boi Marinho, o Parque Nacional de Sete Cidades e a Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba. O projeto tem como objetivo geral reforçar a importância da pesquisa científica estimulada através do turismo, apresentando um modelo de desenvolvimento dessa atividade que valorize e democratize o acesso à produção do conhecimento de pesquisadores, docentes e discentes. A relevância da pesquisa é referente ao acesso e a popularização dos processos e resultados da produção tecnológica do Brasil, desta forma sua linha temática compreende a elaboração, o desenvolvimento e a aplicação de processos de avaliação e de metodologias inovadoras voltadas para a comunicação pública da ciência.
METODOLOGIA:
O projeto financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) teve sua metodologia dividida em duas etapas: o Mapeamento das Rotas de Conhecimento e a Experimentação da Proposta de Turismo Científico. As estratégias executadas pela equipe foram divididas da seguinte forma: Avaliação das pesquisas bibliográficas levantadas; Metodologia de treinamento dos condutores de turismo na região; Customização da informação; Treinamento com as associações; Identificação das escolas para as visitas. Dando continuidade a segunda etapa do projeto, a equipe realizou as seguintes tarefas: Visitas com as escolas; Elaboração do Material informativo; Produção de trabalhos científicos; Avaliação dos resultados com toda equipe. Os sujeitos participantes foram acadêmicos/bolsistas, docentes/pesquisadores, técnico, coordenação e conselheiros/gestores das UCs (Unidades de Conservação). Este trabalho fundamenta-se em apenas uma das áreas do projeto, trata-se do município de Cajueiro da Praia/PI, e aos trabalhos relacionados com as metodologias aplicadas nos treinamentos, nas quais foram adequadas segundo estudos da World Wide Fund For Nature – WWF, no Manual de ecoturismo de base comunitária- Ferramentas para um planejamento responsável (2003).
RESULTADOS:
Alguns resultados alcançados no município de Cajueiro da Praia/PI foram o levantamento, a sistematização e a customização de dados/informações para análise bibliográfica das pesquisas científicas, relacionadas aos eixos temáticos (cavalo-marinho, tartarugas-marinhas, peixe-boi marinho, aves migratórias, macroalgas e comunidade pesqueira). Deste modo, foi elaborado um material didático para capacitação dos condutores na interpretação ambiental em Cajueiro da Praia/PI, e a confecção de painéis interpretativos com uma comunicação inovadora e lúdica sobre o projeto. Tal procedimento fundamentou-se na experimentação de atividades científicas, através da orientação e aperfeiçoamento dos condutores de visitantes quanto ao segmento de turismo científico na região, agregando valores nos seus atrativos turísticos. Após a capacitação com condutores foram realizados levantamentos quanto às questões do material didático, onde estiveram presentes alguns autores das pesquisas bibliográficas catalogadas para fim de melhor compreensão das informações. Contudo, identificamos as escolas participantes para a realização do projeto, optou-se pela escolha de escolas públicas de Parnaíba/PI.
CONCLUSÃO:
O projeto Rotas de Conhecimento vem popularizando as informações bibliográficas quanto às áreas selecionadas, e vem atuando junto às associações de condutores de Cajueiro da Praia/PI, buscando assim a contribuição para o desenvolvimento do turismo e a inovação com a prática do segmento de turismo científico. Haja visto que as divulgações das produções científicas por vezes são engavetadas e não dialogadas com a comunidade, o projeto tem contribuído com essa comunicação, e também com a conscientização e estímulo ao cuidado com o meio ambiente por meio da educação ambiental.
Palavras-chave: Turismo Científico, Unidades de Conservação, Popularização da Ciência.