63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
AVALIAÇÃO AMBIENTAL DE TRECHOS DE RIOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE IPAMERI-GO, POR MEIO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA
Eduarda Raíssa Silveira Veiga 3
Poliane Francisco Firmino 4
Guilherme Malafaia Pinto 2
Aline Sueli de Lima Rodrigues 1
1. Orientadora – Departamento de Ciências Ambientais
2. Departamento de Ciências Biológicas
3. Instituto Federal Goiano – campus Urutaí
4. Instituto Federal Goiano – campus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Atualmente tem sido percebido cada vez mais prejuízos significativos no funcionamento e na dinâmica dos recursos naturais. Dentre os recursos que tem sofrido intensa interferência antrópica, destacam-se os recursos fluviais, justamente aqueles que ao longo da história determinaram a existência humana, a instalação ou a migração das populações em diversas áreas do planeta, bem como o surgimento ou o desaparecimento de civilizações. Por outro lado, o uso inadequado desses mesmos recursos tem proporcionado impactos negativos à própria humanidade. Nesse sentido, surge a necessidade de avaliar e monitorar periodicamente esses ecossistemas naturais, a fim de acompanhamento da degradação ambiental sofrida em face das ações antrópicas (visando o impedimento de sua progressão) e de preservação ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar avaliações em diferentes trechos de rios localizados no município de Ipameri-GO, por meio de um protocolo de avaliação rápida de rios (PAR), ferramenta metodológica de avaliação ambiental utilizada em países como EUA, Austrália e Alemanha. Além disto, buscou-se identificar as principais alterações ambientais decorrentes do crescimento urbano da cidade de Ipameri-GO às margens dos cursos d’água que a cortam.
METODOLOGIA:
O PAR utilizado foi uma adaptação do protocolo de por Rodrigues & Castro (2008), sendo selecionados 7 parâmetros para avaliação dos cursos d’água na área de estudo. A saber: i) substratos e/ou habitat disponíveis; ii) deposição de sedimentos; iii) condições de escoamento do canal; iv) alterações do canal; v) estabilidade das margens; vi) proteção das margens pela vegetação e vi) atividades antrópicas no trecho. A aplicação do PAR foi realizada em 27 trechos de rios localizados no município de Ipameri-GO, entre os meses de fevereiro e março de 2010. Os critérios utilizados para seleção dos trechos analisados basearam-se nas características ecomorfológicas dos cursos d’água, as quais incluem geologia local, vegetação e relevo, condizentes com os parâmetros propostos no PAR utilizado, bem como pela facilidade de acesso aos trechos. Ao final da aplicação do PAR nos trechos selecionados, os resultados foram obtidos através da média dos valores atribuídos a cada parâmetro do protocolo. Esses resultados foram totalizados, analisados e comparados a uma condição “referência”, a qual apresenta os melhores aspectos do habitat relacionados no protocolo, sendo posteriormente expressos graficamente.
RESULTADOS:
Utilizando-se de um instrumento de diagnóstico ambiental objetivo e de baixo custo, porém sem perda da qualidade da informação – o PAR –, o presente estudo encontrou resultados preocupantes no que diz respeito à integridade ambiental dos rios avaliados na cidade de Ipameri-GO, haja vista a obtenção de elevado percentual de trechos em condições classificadas como “péssima” ou “regular”. Com base nas pontuações totais atribuídas a cada trecho de rio visitado, verificou-se que apenas 7,3% dos trechos avaliados foram classificados como “ótimos” e 3,7% como “bons”, enquanto que 52% dos trechos visitados foram classificados como “regulares” e 37% como em “péssimos”. Em 23 trechos de rios visitados (85,2%) observou-se acúmulo de lixo em seus leitos ou em suas margens, assim como detectado mau cheiro de suas águas devido ao lançamento de esgoto doméstico sem tratamento diretamente na água. Além disso, verificou-se grande número de residências construídas próximas às margens dos rios (invadindo toda a planície de inundação dos mesmos), bem como a supressão das áreas de mata nativa para a criação de áreas de pastagem.
CONCLUSÃO:
Baseado no que foi exposto, pode-se concluir que as avaliações realizadas permitiram detectar prejuízos na integridade ambiental de vários trechos de rios localizados no município de Ipameri-GO. Tais alterações dizem respeito aos parâmetros físicos avaliados e à degradação dos rios e do seu entorno por diversas atividades humanas, sobretudo pelo acúmulo de lixo, construção de residências nas planícies de inundação e o desmatamento para a obtenção de áreas de pastagens. Pode-se dizer que estes dados servem de alerta, uma vez que foram identificados vários tipos de alterações ambientais na área de estudo. Portanto, há necessidade de se estimular a adoção de medidas que venham interromper os processos de degradação observados. Assim, dada à importância dos rios avaliados no contexto ecológico, ambiental, sócio-econômico e cultural da região estudada, sugere-se que: i) seja implantado um plano de gestão ambiental visando à preservação dos cursos d’água da região e a interrupção dos processos de degradação observados; ii) que seja estimulada a criação de projetos de educação ambiental que tenham o intuito de promover o uso sustentável dos rios e iii) que sejam criados programas de monitoramento ambiental dos rios da região, nos quais haja a integração da comunidade.
Palavras-chave: Sistemas Fluviais, Diagnóstico Ambiental, Habitats Aquáticos.