63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ESCOLA DO CAMPO |
Patrícia Mascarenhas dos Santos 1 Ana Hiarley Castro Silva 1 Paula de Souza Ferreira 1 Rayana Silva Frota 1 Solange Helena Ximenes-Rocha 2 |
1. Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, UFOPA 2. Profa.Dra./Orientadora – FormAzon - UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
A legislação brasileira tem se preocupado em definir os espaços de atuação dos professores considerando uma formação mínima adequada para o nível de ensino em que devem atuar. O trabalho de pesquisa Formação de Professores para a Escola do Campo foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense – FORMAZON, e teve por objetivo mapear o número de professores em exercício lotados nas escolas municipais e seus respectivos níveis de qualificação. A importância desse estudo reside na necessidade de se levantarem dados sobre as demandas de qualificação dos professores lotados nas escolas municipais em Santarém, especialmente daqueles lotados nas escolas do campo para que se possam fomentar discussões para implantação de políticas que visem diminuir as carências apresentadas. |
METODOLOGIA: |
A abordagem de pesquisa neste estudo é a de natureza quali-quantitativa. As atividades de coletas de dados se desenvolveram através de levantamento de dados juntos a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e entrevistas semi-estruturadas com gestores de escolas da área urbana de Santarém e com gestores e professores que lecionam em escolas do campo que foram analisados à luz do referencial teórico adotado. Consultamos também a Secretaria de Administração do município de Santarém (SEMAD) para obtenção dos dados referentes à contratação dos docentes lotados no município. Utilizamos o gravador digital para a realização das entrevistas, assim como a máquina fotográfica digital para o registro de escolas e comunidades visitadas. |
RESULTADOS: |
Através de coleta de dados junto à Secretaria Municipal de Educação do município de Santarém, entre o período de Setembro de 2009 e julho de 2010 diagnosticou-se um aumento no número de professores, de 1.745 para 4.300 professores lotados na rede municipal de ensino. Desse número 2.973 professores se encontram na zona rural dos quais 1.364 estão na região de rios e 1.609 no planalto santareno. Na zona urbana encontram-se 1.327 professores. Quanto ao nível de qualificação verificou-se que na zona urbana 8% dos professores possuem o normal médio, na região de rios este percentual é de 23% e no planalto santareno se concentram outros 18% dos professores com o curso de magistério. Totalizando em todo o município 49,1% de professores com esse nível de escolaridade. A rede municipal de ensino possui 2.112 professores com normal médio e 2.188 professores com ensino superior, o que significa dizer que quase 50% dos professores da rede municipal de ensino possuem formação em nível médio. Os professores com o normal médio (magistério) estão presentes em todas as etapas de ensino ofertados pela secretaria municipal de educação, sendo que só nos anos finais do ensino fundamental identifica-se um número de 724 professores atuando na rede, dos quais 718 estão presentes na zona rural. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados nos fazem concluir que existe a maior necessidade de adequar os professores trabalhando na zona rural a lei 9.394/96, pois não existe para esses docentes nos cursos de formação continuada ofertada pela SEMED uma atenção que priorize a realidades dos professores e alunos presentes nessas escolas e ainda ocorre no município de Santarém a necessidade de viabilizar políticas públicas que direcione uma formação de qualidade aos professores lotados na rede municipal que atenda as demandas da realidade das escolas que se encontram no campo. |
Palavras-chave: Formação de Professores, Legislação Brasileira, Qualificação Docente. |