63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
POROSIDADE DE NEOSSOLO QUARTAZERÊNICO SOB PASTAGEM DEGRADADA E CERRADO NO RIBEIRÃO DA PICADA, JATAÍ, GO
RÉGIA ESTEVAM ALVES 1
RAQUEL MARIA DE OLIVEIRA 2
HELDER BARBOSA PAULINO 3
1. Mestranda em Geografia - UFG / Campus Jataí
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Pós Graduação em Geografia - UFG / Campus Jataí
3. Prof. Dr. Depto de Agronomia, UFG/Campus Jataí
INTRODUÇÃO:
A Bacia do Ribeirão da Picada está localizada no município de Jataí, GO, entre as coordenadas 0422483 Latitude Sul e 8006997 Longitude W. O uso intensivo do solo tem causado degradações graves em determinadas áreas da bacia. As degradações variam desde erosões em ravinas, sulcos e voçorocas, formação de manchas de areia quase sem cobertura vegetal à assoreamento do leito da bacia. De acordo com Arshad et al. (1996) citado por Souza et al. (2005), o uso e manejo do solo de forma intensa contribui para alteração dos atributos físicos e consequentemente a sua deterioração. Conforme este mesmo autor, as avaliações dos atributos físicos do solo ajudam na indicação de sua qualidade, no monitoramento e na determinação de uso com menos impactos negativos. Neste sentido, este trabalho objetivou comparar em uma das manchas de Neossolo Quartzarênico, em área de pastagem degradada e Cerrado na Bacia do Ribeirão da Picada visando compreender a diferenciação dos valores desse tipo de atributo entre as duas coberturas vegetais.
METODOLOGIA:
As análises de macro e microporosidade e porosidade total seguiu-se a metodologia proposta por Kiehl (1979), as quais consistiram nos seguintes procedimentos: foram coletadas amostras indeformadas em anel volumétrico medindo 41,56 cm³ em área de pastagem e em mata de Cerrado em profundidades de 0 - 5 cm, 5 - 10 cm, 10 - 15 cm e 15 - 20 cm. Em seguida foram hidratadas com água e pesadas (P1), depois levadas a uma mesa de tensão sobre sucção de 50 cm e posteriormente pesadas novamente (P2). Em seguida, as amostras foram secadas em estufa a 110º C e pesadas (P3). A partir dos pesos e medida dos anéis volumétricos foram calculadas as porosidades do solo, onde: macroporosidade – Ma (Ma = P1 - P2 / 41,56 cm³ x 100); microporosidade – Mi (Mi = P2 - P3 / 41,56 cm³ x 100) e porosidade total – VTP (VTP = P1 - P3 / 100).
RESULTADOS:
A partir das análises foi possível verificar que o percentual de porosidade total do solo sob pastagem degradada se difere consideravelmente do solo sob Cerrado. Na pastagem verificou-se percentual 82% de porosidade total, enquanto no Cerrado observou-se 40%, evidenciando que o manejo dado ao solo de pastagem alterou consideravelmente os valores de porosidade total. A quantidade porosidade total encontrada na pastagem indica que o solo apresenta uma estruturação adequada, sendo esta superior a área não antropizada. No que refere-se a macroporosidade na área de pastagem o solo apresentou percentual de 25% de macroporos, porém é importante ressaltar que a quantidade ideal de macroporos no solo é de 50%. Entretanto, na área de Cerrado verificou-se 9% de macroporos demonstrando que o manejo dado ao solo de pastagem aumentou a capacidade de infiltração de água no solo, reduzindo assim a retenção de água, fato este que pode contribuir para aumentar o deficit hídrico das culturas cultivadas nesta área. Em relação a micropotosidade, o solo sob pastagem apresentou 55% de microporos, no entanto, na área de Cerrado verificou-se cerca de 30% de microporos, indicando que a pastagem apresenta uma capacidade de infiltração e escoamento de água superior ao Cerrado nativo.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos serviram para mostrar que mesmo sendo um único tipo de solo, os valores da porosidade se diferem entre pastagem degradada e Cerrado. Isso pode estar relacionado com a quantidade de matéria orgânica e a estruturação do solo, pois, entende-se que no Cerrado há mais matéria orgânica do que na pastagem degradada que possui uma cobertura vegetal bastante rarefeita. As características da porosidade para o solo é muito importante, pois, possibilita avaliar a dinâmica de circulação de água no solo. Isso ajuda a compreender parte dos processos de degradação do solo na bacia do Ribeirão da Picada em função da diferença de porosidade entre as duas áreas. Na pastagem degradada apresentou maior percentual de macroporos, isso pode dificultar a retenção de água no solo contribuindo para escoamento superficial e consequentemente levando a não fixação de matéria orgânica e a formação de erosões. Diante disso, a avaliação da estrutura e do teor de matéria orgânica seria de grande relevância na identificação do efeito desse atributo sobre a qualidade do solo estudado.
Palavras-chave: degradação ambiental, uso do solo, porosidade.