63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
CURRÍCULO OCULTO: O CONTEÚDO IMPLÍCITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aline Socorro dos Santos Lima 1
Antônio de Pádua Carvalho Lopes 2
1. Centro de Ciências da Educação – UFPI
2. Prof. Dr. / Orientador – Depto. de Fundamentos da Educação- PPGEd – CCE – UFPI
INTRODUÇÃO:
O estudo surgiu da necessidade de compreender como os objetivos vivenciados, mas não declarados pela escola podem influenciar na formação das crianças da pré-escola. Os acontecimentos, as aprendizagens, as regras, os valores e os comportamentos vão se constituindo em nossas vidas por nossa inserção em redes de interdependência (Elias, 1989) e, muitas vezes, não percebemos o poder dessas experiências ao longo da vida. A pesquisa desenvolvida considera esse aspecto, tendo como objetivo investigar os fatores que contribuem para as práticas pedagógicas do Currículo Oculto. O lócus da pesquisa foi uma escola pertencente à Secretária Municipal de Educação e Cultura de Teresina. De abordagem etnográfica, optamos pelos seguintes procedimentos metodológicos: técnicas de observação participante, diário de campo, entrevista semi estruturada e análise dos conteúdos difundidos através dos conhecimentos implícitos na ação educativa da escola. Alicerçamo-nos nas análises de Santomé (1995), Apple (1982, 1989), Giroux (1997), Perrenoud (1995) e Silva (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, seguindo o ponto de vista adotado por Triviños (2009), Bogdan e Bilken (1994), Richardson (1999) e Laplatine (2004).
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil “X”, localizada na zona leste da capital piauiense, no período de junho a dezembro de 2010, consistindo na observação de uma sala de aula com crianças de 4 a 5 anos. A observação abrangeu, ainda, outros espaços e momentos escolares (reuniões com a equipe pedagógica, planejamentos, festas e passeios). Para a coleta de dados utilizamos os seguintes procedimentos: roteiro de observação, que foi utilizado no contato inicial com o campo com a finalidade de obter as primeiras informações que ajudassem a interpretar a realidade da instituição, levando em consideração os objetivos da pesquisa, sendo composto por seis eixos de apoio: 1) Observação espacial, sócio-econômica, política e cultural da escola e seu entorno; 2) Características das crianças da escola; 3) Desenvolvimento das aulas; 4) Descrição dos conteúdos; 5) Relação professor-aluno; e 6 ) Disciplina. Durante todo o período na escola, utilizamos também o “Diário de Campo”, no qual estão descritas as diversas cenas das experiências vividas na escola e as sensações e impressões da pesquisadora. Finalmente, foi realizada uma entrevista semi estruturada com a Professora “R”.
RESULTADOS:
A sala de aula é um espaço de trocas de saberes e o Currículo Oculto a expressão de comportamento ou atitudes que são aprendidos na escola, mas que não estão incluídos ou explicitados no currículo formal. Desse modo, as crianças aprendem através da experiência na escola conhecimentos para além dos que são explicitamente postos no currículo. O currículo vivido na sala traz de forma intensa modelos e padrões de comportamento a serem transmitidos e aprendidos, sendo visto como algo comum pertencente ao que entendemos por socialização. Durante a busca para evidenciar o que as crianças aprendem na escola através do Currículo Oculto, descobrimos que algumas ações visam o aprendizado da condição idealizada de aluno, pois elas aprendem a cumprir com os horários, a terem paciência, a serem obedientes, a prática do individualismo e do conformismo, além de adequarem-se a comportamentos padrões. Percebemos que as aprendizagens das crianças estão além do que é visto por meio institucional, elas aprendem nas interações com o meio através das rotinas diárias, da própria organização da escola, das experiências em grupo, nas suas expressões singulares e na relação com os outros.
CONCLUSÃO:
Através da pesquisa qualitativa realizado podemos observar como os acontecimentos implícitos da sala de aula se manifestam na Educação Infantil, principalmente quando esse público está em meio aos primeiros contatos com as normas e regras de uma sociedade, sendo assim, assimiladas pelas crianças. Ao se mostrar as funções exercidas pelo Currículo Oculto na rotina das crianças, não objetiva-se apenas evidenciá-las, mas se espera a criação de diálogos na escola com a finalidade de buscar entender como as relações e mensagens implícitas podem marcar a vida daqueles que vivem boa parte de suas vidas na escola. Hoje, a escola vive em constante busca pelas experiências democráticas e entendemos que cedo ou tarde a criança acaba por assumir hábitos que serão decisivos em suas relações sociais. O modo de agir, pensar e viver em grupo são orientados diariamente por uma agenda não declarada, por ideias irrefletidas que, quando analisadas, ajudam a pensar a própria escola. Dessa maneira, é importante para a escola fazer uma reflexão sobre seu currículo, visto que assim pode decidir sobre as ações a desenvolver com base nos objetivos que se propõe como instituição formativa.
Palavras-chave: Currículo Oculto, Crianças, Rotinas.