63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante |
CORPO E MENTE PENSANTES |
Rogério Marques de Almeida 1 Raquel Martins Fernandes 2 Jeniffer Boff 3 André Santiago Baldan 4 Hilda Regina Pereira Menezes Olea 4 |
1. Prof. Esp./Mestrando em Educação - PPGE/UFMT - Professor de Educação Física do IFMT Campus Cuiabá - Bela Vista 2. Prof. mestra / Doutoranda em Educação - PPGE/UFMT - Professora de Filosofia do IFMT Campus Cuiabá – Bela Vista 3. Graduanda em Educação Física – UNIVAG 4. Graduando em Filosofia – UFMT |
INTRODUÇÃO: |
Este projeto nasce da necessidade da reflexão sobre a importância da Educação Física no processo de formação humana e profissional dos discentes do primeiro ao terceiro ano de dois cursos profissionalizantes (Meio Ambiente e Química) integrado ao ensino médio do IFMT, campus Cuiabá Bela Vista. Elegemos como ponto de partida os estudos na Educação Física e na Filosofia acerca da dualidade, ainda existente na sociedade contemporânea e, portanto, refletido no sistema educacional, sobre o corpo, ao qual se atribui de forma dissociada o trabalho físico, mental e intelectual. Tem como objetivos: viabilizar as trocas entre as manifestações da cultura corporal construídas historicamente e a cultura corporal que o educando traz de sua vida familiar/ social para a escola; colaborar na formação dos discentes, tornando-os agentes de transformação social, através de uma leitura crítica da sociedade, estudando e aprofundando-se numa pequena parcela da cultura, que a Educação Física analisa e chama de patrimônio da cultura corporal; compreender a pluralidade de significados e significância que são dados aos movimentos pelos educandos. |
METODOLOGIA: |
Durante um bimestre foram desenvolvidas atividades interdisciplinares de ensino-pesquisa-extensão entre Educação Física e Filosofia, visando a construção de conceitos acerca da temática, identificando as diversas relações entre estes conceitos e instigando à reflexão sobre a indissociabilidade entre corpo-mente. Nas primeiras aulas as turmas foram dispostas em círculo nas salas e foram debatidos trechos do texto “Atitude filosófica” de Marilena Chauí, extraídos do livro Convite à Filosofia, na sequência quatro vídeos (dois de dança contemporânea, um de chamada do Globo Repórter sobre saúde na terceira idade e um de propaganda de carro abordando representações culturais) foram apresentados, sendo dois em cada aula e solicitado aos alunos que destacassem e comentassem o que mais havia lhes chamado atenção. A partir dessas reflexões foram agrupados por afinidade em grupos para escolherem um sub-tema referente ao tema do projeto que gostariam de investigar e, posteriormente, produzir um vídeo com o resultado. Durante o período de pesquisa foi debatido o livro História do Corpo organizado por Carmem Lucia Soares. A socialização dos resultados se deu por meio de postagem dos vídeos num blog criado para permitir que os demais grupos pudessem interagir com comentários e dúvidas. |
RESULTADOS: |
A Educação Física para não ser uma prática alienante dentro de uma perspectiva cultural deve considerar, na definição do currículo, conteúdos para dialogar com todos os grupos que compõem a sociedade, contextualizando-o, pois o aluno precisa enxergar na sociedade as manifestações que está estudando, entender e respeitar as possibilidades individuais, evitando, por exemplo, as avaliações por performance. Já a Filosofia, com suas temáticas, aborda o ser humano e suas relações num contexto amplo e complexo, sendo necessário que este conhecimento não seja dissociado da realidade em que vivemos. Com base na interface dessas áreas do conhecimento o projeto teve como resultados a vivência de experiências motoras a partir das discussões dos vídeos e a publicação de dezessete vídeos produzidos pelos discentes, sobre os sub-temas por eles escolhidos, no blog: http://ead.blv.ifmt.edu.br/wordpress/. |
CONCLUSÃO: |
A análise dos vídeos produzidos pelos estudantes demonstra que, através das vivências propostas e de estudos e pesquisas da história da cultura corporal, ocorreu uma reflexão crítica acerca da cultura corporal contemporânea. Tal constatação é fundamentada pelos sub-temas propostos, tais como: corpos esteriotipados; esportes de massa e sua lavagem cerebral; a necessidade de experimentar; longevidade dos idosos; efeitos do sorriso no corpo e na mente. |
Palavras-chave: Educação Física, Filosofia, Ensino Médio profissionalizante. |