63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE FÍSICA
José Alves de Lima Neto 1
Ciclamio Leite Barreto 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
2. Prof. Dr./Orientador Departamento de física / CCET / UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta uma análise da eficácia do enfoque temático Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente com o eixo temático Desenvolvimento Sustentável, adotados como instrumentos metodológicos para a produção e implementação de planos de aulas de física no ensino médio, fundamentados na ideia da formação de uma cultura científica caracterizada pelo espírito crítico, posto que o objetivo da formação básica é oferecer instrumentos para formação de cidadãos críticos, reflexivos, aptos para atuarem na sociedade como sujeitos atuantes. Dessa forma foi colocada em prática uma nova abordagem para o ensino de física com o objetivo de despertar/conscientizar nos alunos a necessidade da preservação dos recursos naturais existentes no nosso planeta e em particular na realidade local, com a utilização da prática de leitura, interpretação e produção de texto nas aulas de física como recurso de problematização e desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos. Construindo, dessa maneira, elementos da prática pedagógica que auxiliem na compreensão e aplicabilidade dos conteúdos de física no ensino médio.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada no IFRN, campus Ipanguaçu. A escolha por essa escola se deu pelo fato de um dos autores deste trabalho fazer parte do corpo docente dessa instituição. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do ensino médio dos Cursos Técnico Integrado em Agroecologia e em Informática do turno matutino. São duas turmas, uma por curso, totalizando 71 alunos. O grupo etário dos alunos é de 15 a 18 anos. Foram elaborados planos de aula para os conteúdos selecionados do 4º bimestre com a utilização do conceito de desenvolvimento sustentável como eixo temático e do uso de textos em todas as aulas. Os conteúdos foram selecionados de forma a contemplar os conceitos estruturadores tais como energia, simetria, etc. e sua relação com o desenvolvimento sustentável. Para a validação, foi solicitado aos sujeitos da pesquisa que dissertassem fazendo uma comparação sobre o que mudou nas aulas de física e de que forma essa mudança foi significativa. O tipo de pesquisa escolhido foi uma mistura da pesquisa exploratória com pesquisa descritiva, pois apresenta elementos dos dois tipos. O procedimento técnico adotado na pesquisa foi o estudo de campo.
RESULTADOS:
O processo de leitura, produção e interpretação de texto foi algo muito importante na vivência escolar dos alunos, pois possibilitou a eles uma nova visão do que é física, fazendo com que essa disciplina deixasse de ser apenas uma a mais na matriz curricular e ganhasse posição de destaque devido a escolha dos textos trabalhados em sala de aula e como cada um dos textos foi trabalhado. Tal escolha se deu levando-se em consideração a realidade local dos alunos, o curso, bem como suas expectativas quanto a produção de energia e práticas do seu cotidiano. Dessa forma os alunos passaram a refletir e questionar mais nas aulas favorecendo assim uma visão crítica, reflexiva e dialética na disciplina. Além disso, foi verificado por outros colegas de outras disciplinas um maior envolvimento nas discussões relativas as mesmas, pois os alunos passaram perceber que a escola é um ambiente que deve propiciar a discussão de temas relacionados com a sociedade que o mesmo esta inserido. A escolha do desenvolvimento sustentável como eixo temático foi muito importante, pois favoreceu o senso crítico dos alunos quanto aos aspectos ambientais, sociais e econômicos que podem ser vistos nas aulas de física e suas relações com o homem, mudando suas concepções quanto ao significado de ensino de física.
CONCLUSÃO:
Com base nos depoimentos dos alunos, das suas atitudes frente as atividades desenvolvidas, bem como das avaliações realizadas no processo podemos concluir que a inserção de textos (leitura, produção e interpretação) nas aulas de física acompanhadas do eixo temático desenvolvimento sustentável foi muito proveitoso para o desenvolvimento dos alunos, pois propiciou momentos de ampla discussão sobre os temas trabalhados, fornecendo os elementos da prática pedagógica que auxiliaram na compreensão e aplicabilidade dos conteúdos de física no ensino médio.
Palavras-chave: leitura, interpretação e produção de textos, desenvolvimento sustentável, CTSA.