63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Importância dos catadores de materiais recicláveis para o município de Pombal-PB
Lucivania Rangel de Araujo Medeiros 1
Talita Dantas Pedrosa 1
Michel Almeida da Silva 1
Juliana Fernandes Moreira 2
1. Unidade Acadêmcia de Ciências e Tecnologia Ambiental - UFCG
2. Profa. Msc./ Orientadora - UACTA/UFCG
INTRODUÇÃO:
Nas últimas décas, sobretudo após a Conferência de Estocolmo, em 1972, as questões ambientais passaram a serem tratadas com mais afinco. Contudo, um dos principais problemas ambientais com o qual nos deparamos é a destinação do lixo produzido pela população, seja em recintos privados ou públicos.
No município de Pombal-PB, os resíduos sólidos revelam-se um grande problema à sociedade, uma vez que parte da população tem por hábito lançá-los nos canais a céu aberto.
É diante desse diapasão que os catadores de materias recicláveis surgem como atores sociais de extrema importância na busca de conseguir reaproveitar os materiais passíveis de serem reciclados.
Dessa feita, o objetivo desse trabalho é a de analisar como a associação dos materiais recicláveis do município de Pombal-PB (ASCAMARP) têm contribuído para a redução do lixo que, outrora, seriam descartados, causando impacto ambiental.
METODOLOGIA:
Para a consecução do presente trabalho fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental, através da legislação pertinente, e de campo.
A pesquisa de campo constou da aplicação de questionários estruturados e semi-estruturados aplicados à população e aos catadores de materiais recicláveis integrantes da ASCAMARP.
RESULTADOS:
O questionário levantou dados sociais, econômicos e ambientais, importantes para melhor visualização da real situação dos catadores, permitindo que se tivesse uma noção do que eles entendem por cidadania, meio ambiente, e de como eles se vêm inseridos na sociedade.
No que tange a renda mensal dos catadores, pode-se averiguar que apenas os que já são aposentados ou possuem outra atividade é que possui renda familiar acima de um salário mínimo. Contudo, isso reflete apenas uma minoria, representando 34,78% do total.
Vale ressaltar, ainda, que apenas dois dos que responderam ao questionário vivem, exclusivamente, do que conseguem obter com a venda do material oriundo da cata de materiais recicláveis, possuindo uma renda mensal média de, aproximadamente, R$ 100,00 (cem reais), cada um. Quanto aos demais catadores, observou-se que completam sua renda com a bolsa família e outras atividades laborais, como, por exemplo, serviços domésticos e de ajudante de pedreiro.
Outra observação realizada com a análise dos dados obtidos foi a de que os trabalhadores encontram-se inseridos em condições precárias, tanto nas condições de trabalho, como no lugar onde moram.
Vale ressaltar, ainda, que a população que mora nas proximidades dos canais demonstrou interesse em contribuir com a coleta dos catadores, através da coleta seletiva. Contudo, uma das observações realizadas constatou que muitos dos questionados continuam lançando seus resíduos nos canais a céu aberto.
CONCLUSÃO:
No município de Pombal, situado no sertão paraibano, pode-se averiguar que ainda não se tem um destino adequado para os diversos tipos de lixo, onde muitos destes poderiam ser reaproveitados, podendo ser utilizado como fonte de renda para uma considerável parte da população Pombalense, em vez de ser despejado em Lixões, e até mesmo no canal que desemboca no Rio Piancó, um dos afluentes da Bacia do Rio Piranhas Açu.
Conclui-se, ainda, que um dos mecanismos mais adequados para que a coleta de materiais recicláveis possa trazer melhores resultados é a educação ambiental.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Materiais Recicláveis, ASCAMARP.