63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
FATORES DETERMINANTES DO INSUCESSO REPRODUTIVO DE AVES EM ÁREA URBANA
Narlla Nayane de Jesus Mattos 1
Ellen Rizia Marcelino Borges 1
Reile Ferreira Rossi 2
1. Curso de Ciências Biológicas, UEG - Unidade de Quirinópolis.
2. Prof. Esp./ Orientador – Curso de Ciências Biológicas, UEG - Unidade de Quirinópolis.
INTRODUÇÃO:
O sucesso reprodutivo das aves depende de diversos fenômenos, com destaque para a qualidade do ninho e escolha da planta suporte. Os estudos sobre as causas do insucesso reprodutivo de várias espécies ainda são escassos, principalmente pela dificuldade de localização de ninhos naturais e o esforço amostral que deve ser empreendido. A grande diversidade de predadores encontrados nas regiões tropicais eleva o índice de predação. A escolha pela área urbana traz enigmas sobre o resultado da reprodução da avifauna. Desta forma o presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre o insucesso reprodutivo das aves que se reproduzem em ambiente urbano.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em uma área de quatro hectares, situada no perímetro urbano do município de Quirinópolis, Goiás, onde está implantado o empreendimento esportivo denominado Eldorado Tênis Clube. A vegetação da área é composta por mata de galeria e espécies introduzidas que se encontram em áreas antropizadas. A procura por ninhos e o monitoramento foi realizado entre os meses de outubro de 2010 a março de 2011, por meio de observações em toda a área de estudo. Foi registrado o conteúdo do ninho (número de ovos e de ninhegos). Os ninhos foram monitorados com intervalo de um dia, de maneira rápida de forma a não afetar seu desenvolvimento. Foi considerado ninho com sucesso aquele em que pelo menos um ninhego abandonou o ninho. O insucesso dos ninhos incluiu os fatores como: predação; climáticos; abandono e outros.
RESULTADOS:
No período de estudo foram monitorados 52 ninhos, sendo que 23,1% (n=12) obtiveram sucesso reprodutivo e 76,9% (n=40) insucesso. Dentre os ninhos com insucesso foram observados quatro fatores determinantes: predação (47,5%); climático (20%); abandono (15%) e outros (17,5%). Dos ninhos predados 47,4% ocorreu antes da eclosão, 47,4% com ninhegos e 5,2% quando o ninho tinha ovos e ninhegos. Os ninhos que tiveram como causa de insucesso a influência climática, 50% do insucesso ocorreu antes da eclosão, 37,5% após a eclosão e 12,5% quando tinha ovos e ninhegos indicando que a fase ninhego sofre menos interferência com os fatores climáticos. Verificou-se que todos os ninhos abandonados possuíam apenas ovos. 17% do insucesso reprodutivo foi ocasionado por fatores não identificados, sugere-se que entre este fatores estejam a qualidade do ninho, localização na planta suporte e interferência humana, uma vez que a área é frequentada por muitas pessoas. A partir das observações de campo e entrevistas com funcionários do Clube foram identificadas três espécies predadoras de ninho com ocorrência na área de estudo, Guira guira (anu-branco), Ramphastos toco (tucano) e Didelplhis marsuphialia (gambá) que estão associados ao índice de predação registrado no estudo.
CONCLUSÃO:
Com os dados obtidos durante o estudo pode-se constatar que a causa determinante do insucesso reprodutivo no ambiente urbano foi a predação, que também ocorre em ambiente natural. Observou-se que entre os ninhos predados não houve uma preferência por ovos ou ninhegos, diferentes dos fatores abandono e outros que em sua maioria teve a interrupção do desenvolvimento quando o ninho tinha apenas ovos. Portanto o ambiente urbano não fornece vantagens reprodutivas às espécies de aves que nele habitam em relação ao ambiente natural uma vez que nele também há ocorrência de espécies predadoras de ninhos.
Palavras-chave: Predação, Ninho, Habitat.