63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Opera |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS – TEATRO ZOMENOE EM SUA PARTICIPAÇÃO NO “ECONTRO DE MEIO AMBIENTE - ECOCULTURALIZANDO O NOSSO AMBIENTE” (IFMT) E NA CAMPANHA MATO GROSSO CONTRA DENGUE |
kelvy Klinsmann Arruda Leite 1 Raquel Fernandes Martins 1 maelison Silva Neves 1 Dayane Kelly Souza Lopes 1 |
1. Bolsista PIBIT - IFMT Bela Vista 2. Doutorando IE/UFMT- IFMT Bela Vista 3. Psicólogo - Coordenação - IFMT Cáceres 4. Bolsista PIBIT - IFMT Bela Vista em 2010 |
INTRODUÇÃO: |
Relato de experiência do grupo de teatro Zomenoe do IFMT- Cuiabá Bela Vista da sua participação no “Econtro de meio ambiente - Ecoculturalizando o nosso ambiente” 3 a 5 de junho de 2009 e 2010, e na campanha contra a dengue promovida pelo estado de MT onde os integrantes relataram qual foi o aprendizado nesses eventos, o que essa experiência mudou em seu modo de pensar, como que ao participar dessas atividades os próprios também saíram aprendendo e levando a mensagem que era o foco principal do projeto. |
METODOLOGIA: |
O trabalho teve uma integração atores e público em sua realização, os estudantes fizeram no Econtro o teatro do invisível em que o público participa da cena sem saber. No “Mato Grosso contra a dengue” eles interagiam com a platéia e buscava respostas na população que ali estava presente. O principal método foi a dinâmica e a interação com o público, onde podia se perceber o resultado em pouco tempo, o projeto foi realizado nos bairros mais carentes da cidade onde essa taxa de doenças é alta devido à falta de infra-estrutura |
RESULTADOS: |
Como resultado observado pelos participantes estes se mostraram entusiasmados com o modo lúdico com que transmitiam as informações comentando o efeito positivo com que o público alvo recebeu a mensagem, que foi transmitida de modo descontraído, utilizando-se o teatro. Dessa forma, em sintonia com a visão da aprendizagem como um processo mediacional e bidirecional, na medida em que tanto quem transmite a mensagem como quem recebe é beneficiando desse novo conhecimento, percebe-se que a experiência relatada de educação ambiental foi útil também para aprendizagem e conscientização dos próprios participantes do grupo Zomenoe. Além de todo o grupo de Teatro a comunidade também levou aprendizado dessa experiência. Segundo um dos atores: “Foi um trabalho muito produtivo, pois passar uma mensagem para a população sobre um assunto tão importante como a dengue é uma grande responsabilidade e isso nos faz conscientizar-nos também. E mais legal é ver que podemos conscientizar a sociedade de uma forma artística.” |
CONCLUSÃO: |
A partir dessas experiências, pode-se concluir que a linguagem artística, especificamente o teatro, é uma forma importante e eficaz de se fazer educação ambiental, pois permite atingir mais facilmente a população por ser mais atrativo que estratégias formais. O teatro permite adaptação da linguagem de inúmeras formas, permitindo atingir vários tipos de público. Dentro da educação ambiental na escolarização formal, entende-se a realização de projetos, como esses relatados, como uma forma de aproximar os alunos da temática, levá-los a pesquisar e produzir conhecimento e socializá-lo com a população em geral, permitindo aprendizagem praxiológica a todos. |
Palavras-chave: Teatro, Educação Ambiental, Integração. |