63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
UTILIZAÇÃO DE RESÍDUO ORGÂNICO DE FRIGORÍFICO PARA MULTIPLICAÇÃO DE MINHOCAS
Camila Mariani 1
Rodrigo Ferreira da Silva 2
Silvia Capuani 1
Leticia Helena Tomm 1
1. Graduanda/autor- Curso de Agronomia-UFSM
2. Orientadora - Depto de Ciências Biológicas-UFSM
INTRODUÇÃO:
A geração de resíduos sólidos pelas indústrias de suínos é um problema sanitário para o ambiente, principalmente por não ter um local adequado para descarte desse resíduo, o mesmo fica exposto no solo, tornando-se altamente poluente. Uma alternativa viável para o aproveitamento deste lodo pode ser a vermicompostagem, juntamente com esterco bovino curtido, o qual apresenta baixos custos e fácil execução. As minhocas são eficientes na transformação de resíduos orgânicos em um material estável, eliminando-se os potenciais efeitos adversos dos resíduos no solo. O trabalho objetivou determinar a influencia do resíduo orgânico de frigorífico de suíno, adicionado ao esterco bovino, na taxa de multiplicação de minhocas durante a vermicompostagem.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Biologia do Solo, UFSM/CESNORS, campus de Frederico Westphalen, RS, nos meses de abril, maio e junho de 2010. O delineamento utilizado foi blocos casualizados, com 11 tratamentos e 3 repetições, totalizando 33 unidades experimentais. O substrato foi acondicionado dentro de sacos plásticos pretos com capacidade para 10 litros, sendo utilizados 4 kg das combinações: esterco bovino(EB) e resíduo orgânico de frigorífico(RF), nas seguintes proporções: 0%EB: 100%RF; 10%EB: 90%RF; 20%EB: 80%RF; 30%EB: 70%RF; 40%EB: 60%RF; 50%EB: 50%RF; 60%EB: 40%RF; 70%EB: 30%RF; 80%EB: 20%RF; 90%EB: 10%RF; 100%EB: 0%RF. Em cada saco foram acondicionadas 6 minhocas adultas e cliteladas da espécie Eisenia andrei, irrigados periodicamente e mantidos em ambiente escurecido. A avaliação foi realizada 60 dias após a instalação do experimento, onde se determinou o número de minhocas adultas, jovens, casulos e a taxa de multiplicação e sobrevivência. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas por Tukey a 5% (p<0,05).
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nesse trabalho indicam que o tratamento 50% EB:50%RF apresentou melhores resultados, onde se obteve maior multiplicação com 293 jovens, 8 adultos, 70 casulos, mostrando-se mais favorável ao desenvolvimento das minhocas. Nesse mesmo tratamento (50%EB:50%RF), os resultados de porosidade total, macro e microporosidade mostraram-se influenciaram positivamente na multiplicação e no desenvolvimento das minhocas, por proporcionar maior aeração ao composto. Os tratamentos, 40%EB:60%RF, 60%EB:40%RF e 70%EB:30%RF, também se mostraram eficientes na multiplicação e desenvolvimento das minhocas. A proporções 0%EB:100%RF e 100%EB:0%RF resultaram em menores taxas de multiplicação, seguindo-se das concentrações 10%EB:90%RF, 20%EB:80%RF. No tratamento 0%EB:100%RF, observou-se menor desenvolvimento dos indivíduos, em decorrência da baixa quantidade de matéria orgânica para a vermicompostagem, sendo composta basicamente por carvão. Já o tratamento 100%EB:0%RF, embora possua grande quantidade de matéria orgânica, porém possibilitou menor aeração do composto e, conseqüentemente, menor desenvolvimento e multiplicação das matrizes.
CONCLUSÃO:
Observou-se com o estudo que o substrato 50% Esterco Bovino e 50% Resíduo Orgânico de Frigorífico, apresentou-se como, provavelmente, o mais apropriado para multiplicação de minhocas e biomassa fresca e seca. Sendo que o desenvolvimento de Eisenia andrei no tratamento 0%Esterco Bovino:100% Resíduo Orgânico de Frigorífico, mostrou-se desfavorável à multiplicação das mesmas, nas condições da pesquisa. O resíduo orgânico de frigorífico apresentava-se com granulometria acentuada, podendo assim, ter influenciado negativamente no desenvolvimento das matrizes dos tratamentos compostos por maior percentagem deste composto. Sugere-se, então, a moagem do material para melhor aproveitamento das matrizes, devido ao aumento da superfície específica das partículas do resíduo.
Palavras-chave: Eisenia andrei, resíduo orgânico de frigorífico, vermicomposto.