63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Programa MAPA: uma nova forma de implantar a Educação Ambiental nas escolas |
Julia Pinheiro Andrade 2 Sueli Angelo Furlan 1 |
1. Geodinâmica - Coordenadora pedagógica do Programa - USP 2. Depto Geografia FFLCH - USP - Coordenadora de conteúdo do Programa MAP |
INTRODUÇÃO: |
O Programa Educacional MAPA - Mundo, Ambiente, Pertencimento e Ação - é um programa de educação ambiental desenvolvido pela Geodinâmica desde 2007 que atua em diversas redes públicas do Brasil. Envolve a produção de um livro multiserial e paradidático para o aluno (o Atlas Ambiental do município), um livro do professor e um curso presencial de formação continuada de professores (de 64 horas) mediado por ferramentas digitais de acompanhamento a distância. O Programa trabalha a reconstrução dos saberes docentes (SHÖN, 1990) na temática socioambiental por meio do desenvolvimento da modalidade organizativa de currículo das sequências didáticas (ZABALA, 1999), fundamentada nas concepções socioconstrutivistas de ensino-aprendizagem (COLL, 1996; SOLÉ, 1998; PERRENOUD, 2000). A proposição de análise socioambiental fundamenta-se no desenvolvimento da leitura crítica das paisagens do lugar por meio da linguagem imagética associada a uma nova cartografia temática e a atividades de campo. Assim, o Programa visa a passagem do foco analítico do pensar objetos isolados para o pensar as interações entre os diferentes objetos (CAPRA, 2003) e as diferentes escalas a partir de novas estratégias de leitura do lugar (PORTO-GONÇALVEZ, 2006; CARVALHO, 2004; REIGOTA, 1994). |
METODOLOGIA: |
A formação continuada de professores do Programa Educacional MAPA é entendida como um momento de reconstrução dos saberes docentes na temática socioambiental à luz de um material específico: o Atlas Ambiental Municipal e o livro de professor que o acompanha. O público do curso de formação continuada são coordenadores e os professores especialistas de ensino fundamental II do município. Desenvolvemos um curso presencial abordando de forma significativa estratégias de leitura do lugar por meio do atlas e de deferentes estratégias de pesquisa de campo. Utilizamos as seguintes estratégias de ensino durante o curso presencial: aulas dialogadas a partir de problematizações do conteúdo do material; oficinas de leitura do atlas ambiental; Práticas interativas com simulação de situações de sala de aula e resolução de problemas; Elaboração de planos de aula e de sequências didáticas de leitura e escrita com o Atlas Ambiental; Transposição de linguagens a partir da linguagem verbal: a linguagem imagética, cartográfica, gráfica e digital; Elaboração de planejamento de trabalhos de campo; Prática de trabalho de campo: aulas de campo e pesquisa investigativa; Elaboração de atividades de avaliação formativa; Análise qualitativa e quantitativa de resultados e autoavaliação do Programa. |
RESULTADOS: |
Um ponto preto no mapa. É assim que a maior parte dos municípios brasileiros encontra-se representada nos mapas regionais. Com base em assessorias de professores das melhores universidades públicas paulistas, o Programa MAPA criou o atlas ambiental, um livro paradidático voltado ao Ensino Fundamental II e personalizado para cada município em que atua. Por meio dele, a educação ambiental é efetivamente tratada como tema transversal ao currículo e recebe um tratamento teórico e prático interdisciplinar na formação continuada de professores. O Programa Educacional MAPA está centrado na formação continuada de professores com o principal objetivo de ampliar e desenvolver o conceito de competência leitora na escola, ampliando-o às diferentes linguagens e estratégias leitura das paisagens do município. Ao associar uma nova cartografia à linguagem imagética e à linguagem textual, o atlas ambiental inova na intertextualidade como forma de ampliar a capacidade de observar, pesquisar, registrar, analisar e procurar explicações para as diferentes expressões da paisagem quando tratadas à luz dos problemas sócioambientais da atualidade em perspectiva histórica, associando o estudo do livro ao levantamento de hipóteses para a realização de atividades de campo investigativas sobre o município. |
CONCLUSÃO: |
Fundada em 2007, a Geodinâmica, organização focada no empreendedorismo social sustentável, estimula a política pública de educação ambiental em parceria com prefeituras. O Programa MAPA atua em 7 municípios dos estados de São Paulo (Bebedouro, Guaíra, Santana de Parnaíba, São Sebastião) e do Paraná (Campo Mourão, Guarapoava e Castro), realizando a formação continuada de 400 professores e coordenadores, os quais atingem uma rede de 45 mil alunos de 150 escolas. Os Atlas Ambientais do Programa MAPA estimulam o desenvolvimento de novos raciocínios históricos e sociobioespaciais ao inovar no trabalho com a competência leitora. Como consequência, o Programa estimula a formação do sujeito ecológico em cada professor e em cada aluno do município, ajudando-os a se tornarem capazes de reconhecer e exercer sua cidadania a partir da leitura crítica do lugar em que vivem. A avaliação do trabalho continuado sobre as competências decentes (PERRENOUD, 2000) já indica que o Programa MAPA a) alterou significativamente as práticas de ensino (segundo 89% dos professores); ampliou o conhecimento de alunos e professores sobre a realidade socioambiental do município (99%); tornou o ensino mais interessante (segundo 100% dos professores). |
Palavras-chave: Educação ambiental, Ensino-aprendizagem, Formação de professores. |