63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
DOSES DE ENXOFRE NOS COMPONENTES DE CRESCIMENTO DO FEIJÃO-CAUPI
Ataiza de Andrade Sousa 1
Cassia Rejane do Nascimento 2
Maria Luiza Grigio 3
Jeysse Kelly Carvalho de Andrade 4
Sandra Catia Pereira Uchoa 5
José Maria Arcanjo Alves 6
1. Graduada em Agronomia UFRR
2. Graduanda em Agronomia UFRR
3. Mestranda POSAGRO/UFRR
4. Bolsista PET-AGRO/UFRR
5. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Solos - UFRR
6. Prof. Dr.- Depto de Fitotecnia - UFRR
INTRODUÇÃO:
A espécie Vigna unguiculata (L.) Walp., indexada na literatura científica como feijão-caupi é conhecida popularmente entre os produtores e consumidores do Norte e Nordeste como feijão-de-corda ou feijão-macassar, com boa capacidade de fixação Nitrogênio (N) e pouco exigente em fertilidade do solo. Leguminosa apresenta importancia socioeconômico e é de alto valor nutritivo, sendo utilizada em grande escala na alimentação humana além de ser fonte protéica de baixo custo na alimentação humana em vários países
A deficiência de S pode entre outros sintomas, reduzir o florescimento e a nodulação nas leguminosas e, por conseguinte a fixação de Nitrogênio (N) atmosférico. Assim sendo, aumentar a disponibilidade S no solo por meio da adubação é condição necessária para obtenção de produção satisfatória de outras características desejáveis na cultura.
Objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito de doses de enxofre nos componentes de crescimento do feijão-caupi Latossolo Amarelo sob vegetação de cerrado em Boa Vista, RR.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em área de distrocoeso sob vegetação de cerrado com relevo plano e boas condições de drenagem, localizado no Campus Cauamé do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista, Roraima (latitude de 2° 40’11’’N, longitude 60° 40’24’’W e altitude de 90 m).
O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com quatro repetições. As parcelas, com 25,2 m2 de área e área útil de 14 m2 cada, receberam os seguintes tratamentos: T1 – 0; T2 – 30; T3 – 60; T4 - 90 e T5 - 120 kg ha-1 de S na forma de gesso agrícola.
A partir da análise de solo realizada, foram calculadas e definidas as doses de calcário e de adubos empregados. Foi então realizado o preparo da área com uma aração e uma gradagem seguida da aplicação dos corretivos. No início do florescimento foram avaliadas as seguintes variáveis: Altura da planta, número de ramos, comprimento do ramo, comprimento do folíolo, largura da base do foliolo e numero de folhas. As variáveis que apresentaram significância foram submetidas a analise de regressão e selecionado os modelos pelo maior R2 e significância dos parâmetros.
RESULTADOS:
A análise de variância dos resultados obtidos mostrou que houve efeito significativo dos tratamentos para todas as variáveis estudadas, exceto para a variável largura da base do folíolo.
O modelo quadrático derivado da equação indicou que as variáveis: altura da planta, número de ramos e comprimento do folíolo apresentaram diferença estatística significativa em relação aos demais tratamentos, com incremento de 33%, 15% e 30%, respectivamente, constatando-se que a dose de máxima eficiência técnica foi de 90 kg ha-1 de S.
Já para as variáveis: comprimento dos ramos e número de folhas, o tratamento em que foram usados 90 kg ha-1 de S, só apresentou diferença estatisticamente significativa em relação à testemunha, não diferindo assim dos demais tratamentos em que foram usados doses de S. Para a variável, comprimento dos ramos houve um incremento de 33% no tamanho e quanto ao número de folhas houve um aumento de 21% em relação à testemunha.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto é possível concluir que o tratamento onde foram usados 90 kg ha-1 de S, apresentou maior incremento na produção dos componentes de feijão-caupi.
Palavras-chave: Gesso Agrícola, Latossolo Amarelo, Vigna unguiculata (L.) Walp.