63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
Educação e Saúde: Desenvolvimento de material didático.
Susigreicy Pires de Morais 1
Rones de Deus Paranhos 1
Sandra Aparecida Benite Ribeiro 1
1. Acadêmica de Ciências Biológicas- Licenciatura -UFG
2. Profº Ms.- Depto de Ciências Biológicas - UFG
3. Profa. Dra./ Orientadora- Depto de Ciências Biológicas-UFG
INTRODUÇÃO:
Hoje, o aspecto pedagógico da Educação é reduzido ao ensino escolar, sendo raras as buscas por alternativas que possam transformar ou relacionar o ensino com o lúdico. Dentre as estratégias para a prática de atividades lúdicas, os jogos representam o cerne da manifestação da inteligência humana. Já as oficinas de teatro são úteis ao desenvolvimento das habilidades de comunicação. Segundo as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, o ensino de Biologia deve inserir dentre os temas transversais, os que se relacionam à saúde, prioritariamente. Assim sendo, a introdução de um conteúdo relacionado à temática de obesidade e suas doenças metabólicas na sala de aula, aliada a uma metodologia agradável e diferente, pode ser capaz de aumentar o interesse dos alunos por temas atuais e graves de saúde pública. Atualmente preparar a sociedade por meio da educação na saúde constitui importante estratégia que visa minimizar ou controlar problemas que impedem a população de alcançar níveis mais adequados de bem estar físico, mental e social. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo tornar o ensino das ciências motivador e contextualizado com as problemáticas sociais, através da elaboração de jogos didáticos voltadas para a temática de saúde pública.
METODOLOGIA:
Para atingir os objetivos propostos foram elaborados métodos didáticos diferenciados, estruturados por um jogo de tabuleiro, encenações teatrais e questionários virtuais, e palestras com utilização de vídeos. O projeto foi desenvolvido em cinco fases: a) Elaboração dos questionários, das palestras e dos jogos. b) Aplicação do primeiro questionário virtual para investigar do conhecimento geral dos alunos, relacionado com o tema Educação e Saúde. c) Aplicação do segundo questionário virtual para investigar o estilo de vida dos alunos e averiguar a predisposição dos mesmos para adquirir doenças metabólicas. d) aplicação das palestras, dos jogos e do teatro nas turmas selecionadas. e) Socialização do projeto com alunos licenciados.. As palestras foram ministradas com temas relacionados à educação e saúde conforme o esquema a seguir:
1- Hábitos alimentares;
2- Obesidade, sedentarismo e doenças metabólicas;
3- Diabetes tipo I e II e hipertensão;
O jogo apresentado foi inspirado nos jogos habituais de tabuleiros. Para as simulações foram entregues aos alunos um pré-enredo e elaboração do teatro foi desenvolvido mediante a criatividade de cada aluno.
RESULTADOS:
Desde o início do desenvolvimento do projeto nas escolas, a aplicação dos questionários em modo virtual despertou o interesse e a curiosidade de todas as turmas. Os jovens têm maior facilidade de lidar com a linguagem dos meios digitais do que com a linguagem escrita. Os vídeos apresentados nas palestras foram importantes ferramentas no processo de ensino, uma vez que chamaram a atenção dos alunos e facilitaram a aprendizagem. Durante a aplicação do Tabuleiro da Saúde, os alunos se sentiram confortáveis e entusiasmados em utilizar o jogo. Além do jogo de tabuleiro, as encenações teatrais também foram capazes de despertar interesse nos aluno. Porém, uma avaliação subjetiva dos pesquisadores para a encenação teatral das turmas não foi positiva, pois, as peças evidenciaram um grau de criatividade mediano e dificuldade dos alunos com a expressão corporal e a comunicação não verbal. Fazendo uma análise entre as quatro metodologias atribuídas na pesquisa é possível ressaltar que a utilização de computadores foi a mais agradável para os alunos, de modo que eles se expressavam de maneira bem descontraída. O método que menos despertou o interesse dos alunos foi à encenação teatral.
CONCLUSÃO:
Os resultados do presente estudo demonstraram e corroboram a importância do desenvolvimento de metodologias de ensino diferenciadas (lúdicos) na sala de aula e da educação para a saúde para jovens e adolescentes. As atividades diferenciadas foram ferramentas importantes para o ensino, pois possibilitaram o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em Ciências, uma vez que as utilizações de métodos diferenciados despertam nos alunos maior interesse pelas aulas, podendo isso ser observado no comportamento dos alunos. Além disso, observou-se que os alunos foram capazes de refletir a partir dos novos conhecimentos adquiridos sobre seus hábitos cotidianos inadequados. É possível que esses alunos considerem a hipótese de alterar seus hábitos alimentares e de atividade física. O ensino de biologia sob a perspectiva das metodologias empregadas por este estudo mostrou-se dinâmico, contextual e integralizador de conceitos rompendo com os paradigmas do ensino tradicionalista. Ensino este que não relaciona hábitos alimentares com lipídeos, carboidratos, proteínas, fisiologia humana, metabolismo celular, atividade física e saúde, rompendo com a lógica do pensamento mutilante que coloca o conhecimento científico em compartimentos.
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Saúde, Ensino Médio.