63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
REDUÇÃO DE CONTAMINAÇÃO POR AEROSSOL PRODUZIDO POR ULTRASSOM NO AMBIENTE CLÍNICO ATRAVÉS DO CONTROLE QUÍMICO COM CLOREXEDINA A 0,12%
Denise Gomes da Silva 2
Alice Pinto Bastos 1
1. Faculdade de Odontologia - Universidade do Grande Rio
2. Prof. Dra. / Orientadora - Depto de Periodontia
INTRODUÇÃO:
A Odontologia contemporâne se depara com o aumento global na incidência de doenças infecto-contagiosas, entre elas a hepatite B e AIDS. O Dentista e sua equipe, e também os pacientes, podem adquiri estas doenças através da infecção cruzada(Guimarães Jr,2011) As infecções podem ser transmitidas de maneira direta ( contato direto com a saliva, sangue e outras secreções bucais); de maneira indireta ( contato com equipamentos, instrumentos e/ou superfícies contaminadas) e através do ar (aspiração de aerossóis e perdigotos). O tratamento dentário poderá aumentar significantemente o nível de contaminação do as atraves do aerossol produzido por seus equipamentos espalhando vírus, fungos e bactérias, oriundas da saliva e da placa bacteriana. Bactérias localizadas subgengivalmente são predominantemente do tipo Gram negativas anaeróbias ADRIANES,1988) O presente estudo tem como objetivo determinar o efeito de uma solução contendo 0,12% de clorexidina, utilizado para bochecho na redução de contaminçaõ por aerossol produzido por ultrassom no ambiente clínico.
METODOLOGIA:
Participaram deste estudo 60 pacientes, com idade mínima 18, que apresentarem no mínimo 20 dentes.Os pacientes que preencherem os critérios de inclusão e concordarem em participar do estudo, serão informados, pelo pesquisador, e obtida as assinaturas de consentimento. O diagnóstico de Periodontite Cronica Generalizada será feito com base na AAP – 1999.Após o consentimento os participantes serão escolhidos randomicamente entre grupo teste e controle e a terapia será efetuada por um único pesquisador. O procedimento consistirá de raspagem supragengival de toda a boca (arcada superior e inferior) em sessão única (QUIRYNEN et al 1999), utilizando raspador ultra-sônico magnetoestritivo (CAVITRON - Dentsply) e sugadores de saliva de alta potência durante todo o procedimento (TRACY et al 1997). Placas de Agar sangue serão utilizadas durante o experimento para a coleta de amostras de ar do ambiente.O estudo também avaliará o número de bactérias aerolisadas que estarão presentes no ar do ambiente clínico antes e após o procedimento. Nos trinta minutos anteriores ao atendimento três placas de Agar sangue serão abertas e dispostas a cinqüenta centímetros da cadeira odontológica, sendo as placas fechadas ao fim deste período. Após o atendimento outras três placas de Agar sangue serão dispostas sob as mesmas condições. Os pacientes escolhidos para o grupo teste serão orientados a fazerem um bochecho com clorexidina 0,12% (Noplak, Laboratório Daudt), 18ml, durante um minuto.
RESULTADOS:
Resultados Parciais
O teste estatístico t-student será utilizado para avaliar a diferença entre o uso de ultra-som com e sem controle químico prévio.
O presente estudo até o momento avaliou 6 pacientes do grupo teste, como demostrado na tabela abaixo:
Contagem de colônias do Grupo Teste:
Placa 1 Placa 2 Placa 3
Paciente 1
25 28 24
Paciente 2
7 2 0
Paciente 3
39 56 9
Paciente 4
4 3 4
Paciente 5
16 18 15
Paciente 6
134 372 100
CONCLUSÃO:
Diversos trabalhos na literatura mostram a correlação positiva entre as propriedades inibidoras de placa pela clorexidina. A hipótese principal deste estudo é estabelecer uma correlação entre o uso de uma solução contendo 0,12% de clorexidina, e sua atividade anti-placa e a diminuição da contaminação do ambiente clínico. Um número maior de pacientes será testado para a conclusão do estudo
Palavras-chave: Gluconato de Clorexidinabilidade, antimicrobiano, aerossol.