63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística |
CRIARCONTEXTO: ESTUDO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DE TEXTO |
Tairine Queiroz de Souza Lima 1 Eliane Marquez da Fonseca Fernandes 2 |
1. Graduanda em Letras, Faculdade de Letras - UFG 2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Estudos Linguísticos e Literários - UFG |
INTRODUÇÃO: |
A partir das posturas teóricas da Linguística Textual e da Análise do Discurso, o presente estudo busca investigar os gêneros discursivos na produção de texto, tomando como corpus os enunciados de produção textual de livros didáticos adotados em escolas públicas de Goiânia/GO. A pesquisa tem por objetivos analisar e descrever os gêneros discursivos aplicados pelo enunciador na produção textual; aprimorar os estudos acerca das teorias sobre os gêneros discursivos; aplicar os dispositivos teóricos da Análise do Discurso em textos de diferentes gêneros dos livros didáticos e levantar estratégias de ensino da produção escrita que contribuam para o trabalho docente no Ensino Básico de Língua Portuguesa. O estudo acerca dos gêneros discursivos constrói a oportunidade de compreender melhor as estratégias linguísticas e as discursivas. Entende-se que o aprofundamento nas investigações sobre a presente pesquisa possibilite uma fundamentação que conduza a ações mais efetivas no ensino-aprendizagem da produção textual. |
METODOLOGIA: |
Por tratar-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, foram realizadas investigações acerca da Teoria do Texto e da Análise do Discurso, tomando como corpus os enunciados de produção textual de livros didáticos de Língua Portuguesa, adotados em escolas públicas de Goiânia/GO. Os livros didáticos analisados foram: Português: literatura, gramática, produção de texto - volume único – Editora Moderna (SARMENTO; TUFANO, 2004); Novas Palavras – volume único – Editora FTD (AMARAL e et al, 2003) e Português: linguagens - 3 volumes – Atual Editora (CEREJA; MAGALHÃES, 2005). O projeto foi dividido em três partes: na primeira, procedemos a uma retomada da abordagem da noção de gênero discursivo de Mikhail Bakhtin, estudamos também algumas concepções teóricas da linguagem, sob a perspectiva do interacionismo sócio-discursivo e revisamos, ainda, a literatura sobre a abordagem do gênero na escola e a importância do estudo de gênero; na segunda, fizemos o levantamento e análise dos enunciados de produção textual dos livros didáticos; e na terceira e última parte buscamos levantar estratégias de ensino da produção escrita que contribuam para o trabalho docente no Ensino Básico. |
RESULTADOS: |
Atualmente, os professores dispõem do livro didático como apoio para a sua prática pedagógica, sendo que na maioria desses livros constam propostas de atividades norteadas pela concepção de gênero textual. São vários gêneros presentes nos livros didáticos, dentre eles: as propagandas, as histórias em quadrinhos, as entrevistas, as cartas, as notícias, etc. Contudo, há lacunas nas propostas de atividades de produção que precisam ser revistas pelo professor, principalmente no que diz respeito à exploração das características dos gêneros nos seus aspectos sociais de uso e, ainda, nos aspectos linguístico-formais dos textos que os representam. Os gêneros selecionados pelos autores dão apoio ao trabalho do professor, entretanto cabe ao profissional da educação a feitura da ponte entre o material didático de língua portuguesa e o aluno, visando que a ligação leve ao domínio das práticas de linguagem. Para isso, o educador deve partir da noção de gênero discursivo, pois trabalhar com textos e desconsiderar as particularidades do gênero “redundam em formalismo e em uma abstração exagerada, deformam a historicidade da investigação, debilitam as relações da língua com a vida”. (BAKHTIN, 1992, p. 265). Como se sabe, esse, de modo algum, é um aprendizado significativo. |
CONCLUSÃO: |
Ante as observações sobre os gêneros discursivos na produção de textos dos livros didáticos analisados, com particularidade nas propostas de produção de texto, constatamos que existem limitações no direcionamento dado aos gêneros, principalmente nos aspectos sócio-comunicativos, pois ainda não absorveram completamente as abordagens teóricas-práticas da literatura linguística. O tratamento dado aos gêneros textuais no livro didático evidencia que há necessidade de mudanças estruturais nas propostas de produção de texto. O gênero poderia ser trabalhado na escola levando em conta sua funcionalidade e sua utilidade fora do ambiente escolar, possibilitando com isso, situações de ensino que refletissem as circunstâncias reais da comunicação. O gênero do discurso visto como método de interação social dá forma e volume à estrutura, transforma comportamentos em uma dada situação, e representa/materializa a atividade. Ele é lugar de transformação, de exploração, e de enriquecimento de possibilidades. Com isso, fica claro que através do texto os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam práticas sociais. |
Palavras-chave: Gêneros discursivos, Produção textual, Livros didáticos. |