63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática |
APPLETS NO GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Katiele de Souza Carvalho 1 Alex Jenaro Becker 2 Inês Farias Ferreira 3 |
1. Acadêmica de Pós-Graduação - Curso de Especialização em Educação Matemática - UFSM 2. Acadêmico de Graduação - Curso de Matemática Licenciatura Plena e Bacharelado - UFSM 3. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Matemática – UFSM |
INTRODUÇÃO: |
A utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação está longe do que poderia ser, visto o potencial que as mesmas podem proporcionar quando inseridas no ensino. É na perspectiva de contribuir para a mudança deste quadro que este trabalho se desenvolve, sendo direcionado ao uso do software de domínio público GeoGebra, para a construção de applets que podem ser utilizados no ensino de matemática na Educação Básica. |
METODOLOGIA: |
A partir do material encontrado na internet abordando diferentes conteúdos de ensino básico de matemática dentro da linha da geometria dinâmica, juntamente com material encontrado nos livros didáticos sobre os mesmos assuntos. Com isso, foi feita uma seleção de tópicos que pudessem permitir uma melhor exploração, manipulação e compreensão por parte do aluno quando utilizados os recursos do GeoGebra para o desenvolvimento de applets. Após, passou-se ao desenvolvimento de atividades que pudessem contribuir na formação do conhecimento fazendo do recurso tecnológico usado um aliado ao ensino. |
RESULTADOS: |
Como resultados parciais da pesquisa, foram desenvolvidas diversas atividades no contexto proposto, sendo que este trabalho originou um minicurso apresentado no X Encontro Nacional de Educação Matemática, sob o título “GeoGebra e o Desenvolvimento de Applets para o Ensino de Geometria’’, de 4 horas-aula de duração, realizado em Salvador/BA. Bem como outro minicurso com duração de 6 horas-aula, apresentado na 2ª Escola de Inverno de Educação Matemática de Santa Maria, evento ocorrido em Santa Maria/RS, sob o título “Applets no Ensino de Geometria através do GeoGebra”. Espera-se ao término dessa pesquisa, que sejam elaboradas várias outras atividades de exploração e manipulação que possam ser utilizadas em sala de aula junto aos alunos da educação básica, bem como no ensino superior, inserindo, dessa forma, recursos tecnológicos digitais como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em matemática. |
CONCLUSÃO: |
Através do uso em sala de aula das atividades desenvolvidas neste trabalho pretende-se que o mesmo possa contribuir como fator motivador e facilitador da aprendizagem no ensino de alguns tópicos de matemática. Além disso, complementar a formação dos acadêmicos envolvidos na pesquisa para o uso das novas tecnologias de comunicação e informação, em particular no uso de aplicativos livres em sua futura prática docente. Todas as atividades elaboradas serão desenvolvidas analisando-se as questões pedagógicas e metodológicas de ensino, aliando-se a isso, o potencial do aplicativo. Entende-se que as mesmas possam contribuir na formação do conhecimento, fazendo do recurso tecnológico uma ferramenta de apoio. |
Palavras-chave: GeoGebra, Applets, Tecnologias de Informação e Comunicação. |