63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
LIVROS E LEITURAS EM GOIÁS NO SÉCULO XIX: O PAPEL DA IMPRENSA REPRESENTADO PELO JORNAL A TRIBUNA LIVRE
Tatiana Sasse Fabiano Ribeiro 1
Valdeniza Maria Lopes da Barra 2
1. PIBIC - Faculdade de Educação / UFG
2. Prof.ª. Dr.ª / Orientadora – Faculdade de Educação / UFG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho vincula-se diretamente ao projeto Livros e leituras na composição do trabalho escolar e docente: pistas para se pensar um suposto projeto de educação da sociedade goiana. Por sua vez, este segundo está ligado ao projeto de pesquisa “guia” Projeto de Educação da Sociedade Goiana do Século XIX, inscrito na Rede Goiana de Estudos Sócio-históricos e Culturais do Projeto de Educação da Sociedade Goiana - FAPEG. No que diz respeito a livros e leituras, em Goiás, o discurso mais frequente entre aqueles encontrados em documentos como os relatórios presidenciais é o da escassez de livros no século XIX. Nesse contexto, observa-se que a imprensa promovia um discurso no qual se apresentava como um veículo de disseminação da leitura, ocupando um importante papel na difusão de uma mentalidade ilustrada, de acordo com as ideias em voga na Europa e nos Estados Unidos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a discussão acerca da educação, livros e leituras em Goiás no século XIX, presente no jornal A Tribuna Livre (este periódico circulou na província de Goyaz de 1878 a 1884), a fim de levantar pistas para se pensar as relações entre imprensa, educação e leitura como tripé possível de um suposto projeto de educação ou de civilização da sociedade goiana do período.
METODOLOGIA:
O periódico A Tribuna Livre – base central desta exposição encontra-se microfilmado, salvo algumas edições não encontradas, no Instituto de Pesquisas e Estudos Sócio-Históricos do Brasil Central – IPEHBC, na cidade de Goiânia. No primeiro momento, todo o jornal foi lido e as referências pertinentes ao objeto de estudo foram selecionadas e digitalizadas. Posteriormente, foi feita a transcrição digitada das imagens digitalizadas seguida da revisão dessa transcrição. Obras acerca do tema livros e leituras e sobre a história de Goiás foram estudadas durante o trabalho da pesquisa, a fim de contribuírem na constituição de uma análise dos dados e informações obtidos. Para isso, ocorreram reuniões periódicas (em geral mensais) do grupo de estudos ligado à Rede Goiana de Estudos Sócio-históricos e Culturais do Projeto de Educação da Sociedade Goiana e do I Ciclo de Estudos: História, História da Educação e Fontes para leitura e discussões de textos.
RESULTADOS:
O periódico A Tribuna Livre circulou de 20 de fevereiro de 1878 a 24 de dezembro de 1884 e circulava uma vez por semana. O grupo familiar à frente d’A Tribuna Livre (família Bulhões) pertencia ao Partido Liberal e defendia a bandeira do abolicionismo, da obrigatoriedade do ensino e do papel da instrução como promotora do desenvolvimento social da nação. No que diz respeito aos temas do livro e da leitura, as referências encontradas são bastante variadas, desde a aquisição de livros, artigos de papelaria, anúncios de professores particulares, discursos políticos, circulação de jornais e revistas oriundos de outras províncias ou países, formaturas, entre outros. Uma análise destas referências nos permite perceber o modo como A Tribuna Livre difundia as ideias e autores em discussão nos países tidos como modelo para a época e como leitura e livros ocupam papel de destaque nesse periódico. Podemos perceber também, a grande presença de livros didáticos nos anúncios de comércio livreiro. Tal presença poderia nos apontar para a influência da circulação de livros na relação com a educação escolar, com métodos para o ensino de línguas, livros que versam sobre história e geografia do país, filosofia, aritmética, etc. e também anúncios de “objetos de escritório”.
CONCLUSÃO:
As considerações apresentadas nesse artigo, fruto do trabalho de pesquisa realizado entre agosto de 2009 e julho de 2010, não encerra de forma alguma a discussão sobre livros e leituras em Goiás no século XIX. Pelo contrário, apresentam apenas algumas facetas dessa questão, trazendo elementos como familiocracia, imprensa, comércio e divulgação para incrementar ainda mais a discussão sobre o tema. É possível perceber ao longo desse trabalho, como a imprensa (nesse caso representante de um grupo importante do cenário local) se coloca como veículo de disseminação da leitura e da cultura, trazendo a “difusão das luzes” e promovendo valores e interesses do grupo a que pertencia. Nesse sentido, acredita-se que a exploração mais sistematizada dos temas encontrados no periódico estudado poderá contribuir para se pensar um suposto projeto de educação da sociedade goiana nos oitocentos.
Palavras-chave: Livro, Leitura, Imprensa.