63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 7. Etnologia Indígena
MITOS, RITOS, MÚSICAS E PERFORMANCES CORPORAIS: RELAÇÕES INDIVISIVEIS ENTRE OS RÀMKÔKAMEKRÁ/CANELA.
Lígia Raquel Rodrigues Soares 1
Odair Giraldin 2
1. Doutoranda em Antropologia Social – Universidade Federal do Amazonas – UFAM
2. Prof. Dr. / Orientador Curso de História, Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Porto Nacional
INTRODUÇÃO:
A investigação aqui apresentada procurou perceber e entender a relação entre músicas, performances corporais, ritos e mitos entre os povos Ràmkôkamẽkrá/Canela. Esses povos tornaram-se conhecidos na literatura antropológica a partir sobretudo da monografia de Curt Nimuendajú (1946) sobre os Timbira Orientais. Os resultados desta pesquisa foram obtidos através de pesquisa de campo, de entrevistas, de observações realizadas durante o ano de 2009 e 2010. A sustentação teórica aqui proposta foi baseada nos trabalhos de Blacking (2007) que considera a música como um “sistema Cultural” e enfatiza a relação entre corpo e cognição, “processos cognitivos e sociais que constituem a estrutura profunda da música” e Basso (1985) que considera que é através da performance musical que a comunicação é construída.
METODOLOGIA:
Na perspectiva de compreender a íntima relação entre músicas, performances corporais, ritos e mitos foram realizadas entrevistas e observações durante trabalho de campo no período de 2009 e 2010, época do campo do mestrado quando iniciei as observações sobre a música Ràmkôkamẽkrá/Canela. Após as coletas de dados com entrevistas mais sistemáticas realizadas com os renomados cantadores Ràmkôkamẽkrá/Canela Francisquinho Tephot Canela e Abílio Tàmi Canela e com diálogos teóricos com os autores da antropologia da música, pude perceber que para os Ràmkôkamẽkrá/Canela não existe uma dissociação entre rito, mito, música e perfomance. E que há uma grande ênfase na marcação dessa performance, o que demonstra uma um contexto rigoroso e sistemático com significados implícitos aos movimentos executados durante os rituais.
RESULTADOS:
Foi possível verificar nesta pesquisa uma relação indivisível entre música, performance corporal, mito e rito demonstrando, dessa forma, uma relação simbiótica para os Ràmkôkamẽkrá/Canela entre a música e a performance corporal gerados nos ritos. Foi possível também compreender que essa relação constitui uma das formas de comunicação com o cosmo e com os mitos existentes nessas sociedades. Esta relação deixa explicito que a música, para os Ràmkôkamẽkrá/Canela, tem dimensões amplas e diferenciadas, fazendo parte de um sistema integrado entre rito, música, performance e mito.
CONCLUSÃO:
Através dessa relação foi possível perceber que nos rituais dos povos Ràmkôkamẽkrá/Canela não é possível separar a música e performance corporal. Sendo a música o ponto central para a transformação e vivência do mito, conclui-se pois que uma não tem sentido sem a outra. E ambas constroem o cosmo.
Palavras-chave: Mito e Rito, Ràmkôkamẽkrá/Canela, Música e Performance corporal.