63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
LANÇAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ABORDAGEM DO PERFIL DO CIDADÃO E DAS PRÁTICAS USUAIS
Vilson Gomes da Assunção Júnior 2
Luis Henrique Cardoso Alexandre 2
Luiz Paulo Pereira Borges 2
Renan Borelli Galvão 2
Renan Vilani de Camargo 2
Gilson Morales 1
1. Professor Associado do Departamento de Construção Civil - Universidade Estadual de Londrina/Centro de Tecnologia e Urbanismo
2. Acadêmico de Engenharia Civil - Universidade Estadual de Londrina
INTRODUÇÃO:
A deposição clandestina de RSU, principalmente nos grandes centros urbanos, é um problema para o gerenciamento ambiental. As bases da estratégia de gerenciamento ambiental devem ser a prevenção e a redução da geração de resíduos, que só podem ser alcançadas através da educação ambiental.
Programas de educação ambiental para atacarem o problema dos resíduos sólidos podem enfatizar a ação individual no combate ao consumismo, às perdas e ao desperdício. Caberia, portanto, à educação ambiental promover hábitos ambientalmente corretos e atos responsáveis junto ao meio social.
Uma iniciativa eficaz deve ser o desenvolvimento de programas de conscientização abordando os problemas ambientais decorrentes da prática de descarte de resíduos em locais inapropriados, uma vez que, pequenos pontos de descarte podem, no decorrer do tempo, se converterem em verdadeiros lixões, que se constituem em verdadeiro atentado à saúde e ao meio ambiente.
Desta forma, investigar a população responsável pela prática de descarte de resíduos em locais inapropriados é imprescindível para a devida compreensão do problema. Além disto, estas informações possibilitam o desenvolvimento de material pedagógico específico.
METODOLOGIA:
Foram elaborados questionários, com questões objetivas e subjetivas, para proceder entrevistas junto à população local. As pesquisas foram realizadas em uma escola pública, no campus universitário, em uma feira livre e em diferentes áreas de lazer.
Os questionários foram compostos de parâmetros como idade, renda, escolaridade, sexo, etc e de questões a cerca de atitudes pessoais frente ao descarte de lixo, do interesse da população sobre o tema.
RESULTADOS:
Nas áreas de Lazer, 78% dos entrevistados separam lixo reciclável para a coleta seletiva, 55% já removeram resíduos de locais inapropriados e 13% admite praticar o descarte de embalagens de bala/chicletes nas ruas.
Na escola, 78% dos entrevistados já havia descartado resíduos em locais inadequados e, destes, 68% justificou o ato por falta de lixeiras. 21% dos entrevistados participa de atividades relacionadas à preservação ambiental e, dentre os que não participam, 51% disse não conhecer tais atividades. 12% das crianças já viram integrantes da família descartando resíduo em local impróprio, 39% já viram amigos e 49% viram outras pessoas.
Na feira livre, 41% dos entrevistados já descartou resíduos em locais inadequados, 26% declarou participar de atividades que colaboram com a conservação ambiental, constituindo-se no maior percentual para esta questão.
Na UEL, 80% dos entrevistados afirmou separar o lixo, 19% participa de atividades relacionadas à preservação ambiental e 74% já removeu resíduos de locais inapropriados.
A população encontrada na feira livre apresentou um percentual de 26% de participação em atividades de cunho ambiental, seguido da escola com 21%, do campus universitário com 19% e, por último, a área de lazer com 18%.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados, considera-se importante oportunizar a participação das crianças em atividades de caráter ambiental e também enfatizar a ação individual no combate ao consumismo e ao desperdício junto a este público, através de processos educativos formais. A implementação de programas de conscientização coletiva, abordando os problemas ambientais decorrentes da prática de descarte de resíduos em locais inapropriados, é uma alternativa necessária no processo de educação informal para atingir a sociedade como um todo.
Frente aos resultados obtidos, consideram-se importantes as iniciativas que visem uma maior inclusão de crianças em atividades de caráter ambiental. Neste âmbito, torna-se importante um trabalho coletivo das universidades, grupos de estudo, poder público e a sociedade em geral, com o intuito de construir uma sociedade ciente da gravidade do problema e livre dos malefícios decorrentes destas práticas inadequadas, por meio da formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade saudável.
Palavras-chave: Lançamento de Resíduos, Preservação Ambiental, Educação Ambiental.