H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica |
|
UMA NOVA LEITURA: CONSTRUIR SENTIDOS LENDO IMAGENS |
|
Agostinho Potenciano de Souza 1
|
|
1. Prof. Dr. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás - FL/UFG
|
|
INTRODUÇÃO: |
Esta investigação procura compreender o funcionamento da leitura de imagens, do ponto de vista interno a esse processo e das práticas de leitura de fotografias, esculturas e pinturas. |
|
METODOLOGIA: |
São feitos estudos sobre níveis de procedimentos (ORLANDI, 1988), sobre a recepção (ISER, 1996), sobre o leitor em ação interpretativa dos signos (ECO, 1986), sobre a cenografia da leitura (MAINGUENEAU, 2006), para uma orientação do modo de ler. Tais recursos são colocados à disposição de alunos de Letras para que executem essas diversas cenas de leitura e registrem suas construções de sentidos. |
|
RESULTADOS: |
A análise desses dados tem-nos mostrado que predominam interpretações de base parafrástica, que a descrição não identifica os recursos formais dos diversos suportes, que a subjetividade está embotada. Ao mesmo tempo, encontramos leitores que assimilam bem a teoria e buscam a compreensão, a relação interdiscursiva desses objetos de cultura e elaboram, assim, um campo de sentido interativo por assumirem o papel subjetivo de criação de sentidos regulados pela imagem lida. |
|
CONCLUSÃO: |
Consideramos que essa nova leitura ainda necessita de um processo de aprendizado que valorize as teorias gerais sobre o ato de ler, numa perspectiva de letramento dessa prática de cultura cultivada. |
|
|
Palavras-chave: Leitura, Imagens, Letramento. |