63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
PERCEPÇÃO DA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA PELA ESALQ - USP, SEGUNDO A ÓTICA DE GRADUADOS.
Fernando Garcia Espolador 1
Fernando César Tonoli 1
Isabela Maria Jimenes 1
Lucas Valle Mielke 1
Flávio César Almeida Tavares 2
1. Graduandos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / ESALQ-USP
2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Genética / ESALQ-USP
INTRODUÇÃO:
A Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) é uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP) e seu curso de Engenharia Agronômica é um dos mais tradicionais do Brasil, sendo referência na questão de ensino e pesquisa para outras universidades. Porém no curso de graduação, assim como em outros, existem aspectos que precisam ser melhorados e novos temas devem ser abordados, pois o setor está em constante evolução. Portanto, este trabalho buscou através de uma pesquisa com os Graduados em Engenharia Agronômica desta instituição saber o perfil do profissional, qual a importância do ensino na sua formação e mostrar possíveis áreas que poderiam ser melhoradas no curso.
METODOLOGIA:
A fim de elucidar dados referentes à opinião de egressos de Engenharia Agronômica o grupo PET-Biotecnologia Agrícola desenvolveu uma pesquisa de opinião sobre a formação do Engenheiro Agrônomo. A pesquisa foi enviada aos graduados por meio da ADEALQ (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior Luiz de Queiroz); com os dados obtidos em resposta foi proposto este trabalho.
Com o objetivo de ter melhor ciência de como o agrônomo formado utilizou o conhecimento adquirido ao longo da graduação no início de sua vida profissional, foram feitos questionamentos sobre a relação entre a base teórica fornecida pelo curso, a formação generalista, a formação específica, a forma de estudo e os contatos obtidos durante a graduação, com o início da vida profissional.
RESULTADOS:
A análise dos dados mostrou que 85,71% dos entrevistados acreditam que a base teórica fornecida foi no mínimo parcialmente suficiente para seu exercício profissional. Na questão de uma formação generalista e integral, 95,24% do total afirmam que é fundamental para a vida profissional. Quanto à área de foco 85,71% seguiu carreira na mesma que priorizou durante a graduação. Foi verificado que todos os contatos estabelecidos ao longo do curso, colegas de sala, de estágio, professores e companheiros de moradia, têm a mesma importância como contatos profissionais.
A pesquisa revelou a necessidade de melhorias nas diretrizes curriculares tais como ênfase a administração de pequenas empresas, política agrária, fomento ao empreendedorismo, desenvolvimento de novas tecnologias para culturas menos exploradas e ensino interdisciplinar. Porém não é apenas na área técnica que os entrevistados acreditam que a universidade deve melhorar, trataram com igual importância as características pessoais do futuro profissional, principalmente a comunicação oral e escrita, vivência em regiões produtoras durante o curso, organização de eventos e palestras, formação de profissionais éticos e envolvidos com a sociedade.
CONCLUSÃO:
A partir do estudo realizado consegue-se inferir que grande parte da amostra se diz que a base teórica foi mais que parcialmente suficiente, porém apenas 52,38% acreditam que foi completamente suficiente. O resultado mostra que a grade curricular deixa de abordar assuntos fundamentais para a profissão.
A maioria dos agrônomos seguiu carreira em sua área de especialização, mas não perderam a visão generalista e integral durante o curso. Todos os tipos de contatos realizados durante a vida universitária foram importantes.
Conclui-se então que o curso pode melhorar quanto ao lado pessoal do futuro profissional, focando também no desenvolvimento da comunicação verbal, formação de contatos pessoais e incentivo ao empreendedorismo.
Palavras-chave: Formação Profissional, Engenheiro Agrônomo, ESALQ.