63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA TURMA DE EJA DA REDE PÚBLICA DE TERESINA-PI |
Luciana dos Reis COSTA 1 Thais Raynna Lopes dos SANTOS 2 George Laylson da Silva OLIVEIRA 3 Leonardo da Rocha BRITO 4 Adriana dos Reis SILVA 5 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí 3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí |
INTRODUÇÃO: |
Promover a aprendizagem de Jovens Adultos não é tarefa fácil, pois sabe-se que eles carregam consigo uma série de experiências, de vivências que não são sistematizadas, mas de um grande valor para enriquecer a sua aprendizagem, pois os conhecimentos prévios são fundamentais para estabelecer a aprendizagem dos alunos da EJA. Visto que a maioria dos alunos procuram as escolas novamente porque a necessidade social e a demanda do mercado de trabalho obrigam-os a se atualizar para continuar exercendo um cargo profissional ou procurar alternativas de vidas diferentes. O objetivo deste trabalho é averiguar os motivos que dificultam a aprendizagem principalmente na matéria de ciências de turmas de EJA de uma escola municipal da rede publica de Teresina. A pesquisa realizou-se através de participação na escola municipal São Sebastião, em turmas de EJA e com questionário destinado aos alunos. Há uma serie de fatores que dificultam à aprendizagem dos Jovens e Adultos, um deles é o despreparo do educador sem formação específica na área, e por isso as aulas não tem estratégias nem didática que promovam a atividade cognitiva do educando; outra questão é a metodologia do professor que não visa uma aprendizagem significativa contextualizada, onde os educandos se relacionam com o saber. |
METODOLOGIA: |
O trabalho em questão é um estudo de pesquisa de campo, descritivo, de caráter qualitativo, delineando e interpretando os resultados obtidos por meio de um questionário destinado a alunos de turmas de EJA , com sete questões, realizados com os alunos do 8ª ano, levando em consideração quais as possíveis dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam em sala de aula. A pesquisa foi realizada por alunos de licenciatura em Biologia e Matemática do Instituto Federal do Piauí na Escola Municipal São Sebastião, situada no perímetro rural da cidade de Teresina–PI. Este tipo de pesquisa de dados não exige uma ordem rígida na seqüência de suas questões e permite correções, esclarecimentos e adaptações que garantem a captação imediata e clara da informação desejada. Assim, a utilização de um roteiro serve de guia, com tópicos principais que vão dando origem a outros, na medida em que as informações vão fluindo, a partir dos pontos discutidos entre entrevistado e entrevistador (LÜDKE e ANDRÉ, 1986). |
RESULTADOS: |
O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2010. No primeiro momento da pesquisa foi aplicado um questionário com o objetivo de sondar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de ciências em turmas de EJA. O questionário utilizado para a realização da pesquisa foi respondido por alunos do 8º ano do ensino fundamental, e a análise foi feita de acordo com o que eles responderam. No desenvolvimento do trabalho foram realizadas observações de aulas do professor de ciências da EJA da escola municipal São Sebastião, de modo imparcial, detectando problemas enfrentados pelos alunos na hora da transmissão e recepção do conhecimento. Na interpretação da pesquisa observou-se que a maioria dos alunos (57%), tem dificuldade de aprendizagem em ciências e que essa dificuldade está relacionada ao fato deles não saberem ler, escrever e entender o que professor explica, ou seja, dificuldades de assimilação do conteúdo, a forma de estudo e atuação do professor no processo de aprendizagem. Também foi indicado pela maioria dos alunos problemas relacionado à precariedade em recursos didáticos e condições inadequadas de trabalhos durante a aula o que desestimula o interesse pelo processo de ensino-aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
A remodelação necessária ao atual ensino de ciências nas escolas brasileiras, especialmente aquele da Educação de Jovens e Adultos, tem como uma das alternativas propor um novo pensar e novas práticas que superem problemas associados à diversidade dos mundos culturais em confronto ou convivência no interior da escola. Para a inserção do estudante nesta cultura da ciência, é muito importante que algumas ferramentas culturais, que têm a função de mediação de ações em contextos e entre contextos, sejam bem adotadas. Reconheço a importância de se discutir acerca das dificuldades de aprendizagem de alunos de EJA, pessoas que já ficaram sem estudar durante algum tempo e que já tem certa idade. Consideramos que a pesquisa realizada, trouxe resultados significativos acerca das dificuldades encontradas por essas pessoas que voltaram a frequentar a escola para dá continuidade aos estudos em sala de aula. A experiência obtida com o trabalho foi relevante em todos os aspectos educacionais, principalmente para nós como futuros docentes. |
Palavras-chave: EJA, Dificuldades de aprendizagem, Ciências. |