63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação |
Ensino de Computação no Nível Médio: Experiências de Ensino Sob a Perspectiva da Licenciatura em Computação |
Jeane Cecília Bezerra de Melo 1 |
1. Profa. Dra. - Depto de Estatística e Informática - UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
A Informática está cada vez mais presente em nosso cotidiano. No Brasil, por exemplo, movimentações bancárias, declaração de imposto de renda, e mesmo eleições governamentais são realizadas utilizando recursos computacionais. Porém, o ensino desta ciência no nível médio e fundamental ainda não está plenamente estabelecido, “o que ensinar” e “como ensinar” ainda é motivo de discussão e estudos. Neste sentido, os egressos de cursos de Licenciatura em Computação podem contribuir de maneira efetiva tendo em vista a peculiaridade de sua formação. Dentre as experiências de ensino nesta área, reportadas na comunidade acadêmica, podemos destacar o uso da Robótica no ensino de computação e em atividades interdisciplinares, bem como, aplicações da computação no ensino de outras ciências. Neste trabalho, experiências de ensino de Computação realizadas por alunos do curso de Licenciatura em Computação em duas escolas públicas localizadas em Recife são apresentadas com o objetivo de indicar contribuições que a atuação destes profissionais pode trazer para a Informática na Educação e para o Ensino de Computação no nível médio e fundamental. Esta pesquisa foi desenvolvida como parte do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas localizadas em Recife, conveniadas com a UFRPE. Ambas as escolas dispunham de um laboratório de computação. Os professores destas escolas possuíam notebooks fornecidos pelo governo estadual. Tais recursos eram subutilizados devido, principalmente, a falta de conhecimento sobre suas possibilidades de aplicação. Diante deste panorama foram executadas algumas ações: Análise das condições dos laboratórios; qualificação de professores e alunos com noções computacionais básicas, promovendo a inclusão digital; incentivo a utilização dos laboratórios de computação na realização de atividades de pesquisa, jogos educacionais e desafios lógicos. Característica dominante do PIBID-UFRPE, as ações buscavam explorar o caráter interdisciplinar dos assuntos abordados. No curso de qualificação dos professores foram explorados aspectos sociais e técnicos na história da computação; no módulo de noções de hardware foram explorados conceitos físicos do funcionamento dos dispositivos, e assim sucessivamente. Nas atividades realizadas com os alunos foram explorados recursos lúdicos como gincanas, softwares educacionais, robótica, internet e comunicação digital buscando contextualizar as ações em função do cotidiano dos mesmos. |
RESULTADOS: |
A colaboração com as demais áreas participantes do PIBID-UFRPE promoveu a utilização de recursos computacionais para auxiliar o ensino incluindo o desenvolvimento de blogs, homepages, enquetes digitais, pesquisa através da internet e a utilização de jogos e softwares educacionais para o ensino das ciências. Uma dificuldade na implantação do projeto foi encontrar um horário comum para aplicar as atividades planejadas. Atuar no contra-turno, propor cursos de curta duração, e buscar trabalhar em conjunto com professores de ouras disciplinas foram alternativas que propiciaram alcançar um número maior de alunos. O progresso dos bolsistas foi notório e pode-se observar também o aumento do uso de recursos computacionais em ambas as escolas. Após uma apresentação inicial de alguns softwares educacionais, os professores passaram a buscá-los por conta própria, aplicando-os em suas aulas. Outras tecnologias também passaram a ser utilizadas, por exemplo, o datashow cuja explicação sobre o seu funcionamento foi requisitada pelos próprios professores. Em relação aos alunos, muitos se mostraram interessados em aprofundar seus conhecimentos em Ciência da Computação, solicitando a continuidade ou a oferta de novos mini-cursos na área. |
CONCLUSÃO: |
O desenvolvimento da pesquisa contribuiu para a formação do licenciandos em computação, vislumbrando a necessidade de inserção da ciência da computação no currículo do ensino médio e fundamental. As atividades interdisciplinares se mostraram desafiadoras e fascinantes. As possibilidades de aplicação da informática no ensino das demais ciências são inúmeras, sendo a recíproca verdadeira. As contribuições da Física para a compreensão do funcionamento do computador são diversas e, quando associada à matemática, por exemplo, facilita o desenvolvimento do raciocínio lógico necessário para lidar com os conceitos básicos da Ciência da Computação. Os aspectos lúdicos associados ao uso do computador são bastante utilizados no ensino das demais ciências. Durante o desenvolvimento do projeto observou-se a demanda pela introdução de conceitos básicos de Ciência da Computação e a necessidade de metodologias específicas para o ensino médio, utilizando a interdisciplinaridade na disseminação desse conhecimento, diretiva esta que compõe futuros trabalhos sobre o ensino de computação. Uma demanda identificada seria a formação continuada de professores para habilitá-los a utilizar tecnologias na educação e melhor utilizar este recurso em favor do ensino. |
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ensino de Computação, Informática na educação. |