63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
A Praça do Sesquicentenário como Tema da Produção de Texto e Gêneros Textuais
Rejane Maria Alves de Melo 1,2
1. SEDUC-Governo do Estado de Pernambuco
2. SEEL- Prefeitura da Cidade do Recife
INTRODUÇÃO:
Segundo a proposta de CARVALHO (1992) A Educação Ambiental pode ser desenvolvida como um processo educativo com o conjunto e o andamento de todas as disciplinas, mostrando que a Educação Ambiental é uma tarefa multidisciplinar e requer enfoque interdisciplinar. A ideia de trabalhar o tema praça, surgiu após tomada de conhecimento de que a comunidade do Jordão que tanto batalhou e reivindicou pela construção do Canal do Jordão, pois quando chovia o canal transbordava causando grande transtorno e prejuízo à população, estava de parabéns, enfim o projeto sairia do papel e o canal e também a Praça do Sesquicentenário também conhecida com Praça do Jordão Baixo, passariam por um projeto de reestruturação. Nosso objetivo foi desenvolver na disciplina de Língua Portuguesa um projeto que conscientizasse os alunos e a comunidade sobre a importância da preservação do espaço público coletivo, por entendermos que a praça exerce várias funções, tais como: cívica, recreativa, contemplativa, ecológica, psicológica, social, estética e educativa, pois como diz WEID(1997) A estratégia de conhecer os problemas da sociedade local é um ótimo caminho para a escola; professores e alunos contribuem para a construção e divulgação dos conhecimentos sobre a realidade sócio-ambiental do local em estudo.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido por duas turmas: O 9º ano-A (manhã) da Escola Estadual Roberto Silveira que localiza-se em frente à Praça Sesquicentenário e foi desenvolvido da seguinte forma: 1-Apresentação do projeto e objetivos. 2- Organizações das equipes e separação dos tópicos escolhidos (histórico da Praça, entrevistas, sondagem informais sobre fatos marcantes ocorridos na praça, principais problemas, sugestão de melhoria e a sua importância para a comunidade). 3-Socialização e produção de relatórios e avaliação. 4-Produção de textos e trabalho com gêneros textuais (panfletos, paródias, cordéis, poemas, fotonovela, texto publicitário). 5-Seminário utilizando: data show, painéis fotográfico, relatórios, varal poético, maquete. 6- Culminância: Socialização pra toda comunidade escolar. A segunda escola, 1º ano/ 2º ciclo–B ( tarde) da Escola Municipal Professor Adauto Pontes foi escolhida pois acreditamos na responsabilidade e envolvimento das crianças. Etapas: 1- Apresentação do projeto. 2- Visitação à praça (observar o comportamentos dos freqüentadores e entrevistá-los, apreciar o projeto arquitetônico e a variedade de árvores, verificar a situação de depredação do patrimônio). 3- Debate. 4- produções de textos, murais de fotos, maquetes, HQs, poemas. 5. Exposição dos trabalhos.
RESULTADOS:
Os alunos do 9º ano através de conversas informais levantaram aspectos quantitativos e qualitativos em relação à infra-estrutura da praça, fizeram registros de fotos e questionários aos moradores da proximidade e usuários do local, tomando nota das sensações e sentimentos. A maioria dos entrevistados respondeu que percebe a beleza do projeto paisagístico da praça, e reconhece a importância do local, na qualidade de vida das pessoas, entretanto, lamenta a infra-estrutura precária, a falta de manutenção, conservação, limpeza e segurança. Os alunos produziram textos e gêneros textuais, através de elaboração de panfleto, paródias, fotonovela, peça teatral, texto publicitário e poemas. Tais metodologias e textos foram apresentados para toda comunidade escolar, através de galeria de fotos, filmagens exibida em data show, recitação de poemas, apresentação musical e dramatização. Já os estudantes do 1º ano/ 2º ciclo–B (tarde) após se apropriar do histórico da praça, realizar a visitação, debater em sala e realizarem as produções textuais e exposição dos trabalhos, avaliaram que foi muito importante ter participado ativamente do projeto, adquirido conhecimentos tão importantes, desenvolvido atitudes de respeito à natureza, convívio com o próximo, zelo e valorização do patrimônio público.
CONCLUSÃO:
O referido projeto foi bastante importante pois pôde ampliar com a comunidade e no âmbito da escola discussões e ações concretas de conservação do espaço público de lazer, sem esquecer que os alunos além de se envolverem com muita propriedade e interesse, colocaram em prática princípios educativos. As metodologias e estratégias utilizadas tornaram as aulas de Português diversificadas e motivadas, possibilitando a construção do conhecimento, nas quais os alunos eram sujeitos agentes e a professora mediadora de todo o processo. Os conteúdos foram bem assimilados e o resultado satisfatório. O projeto foi realizado no ano de 2010, entretanto iremos dá continuidade ao mesmo em 2011 na Escola Estadual Roberto Silveira, com outras turmas, pois com muita alegria recebemos a notícia de que, uma parceria entre o PCR e o Governo do Estado revitalizará a Praça sesquicentenário com intervenções de melhorias na iluminação, calçadas, bancos, brinquedos, mesas de jogos, entre outros equipamentos. Contará com uma nova Academia da Cidade, receberá também uma quadra poliesportiva, um playground e um espaço coberto para a prática de atividades como capoeira e afins. Nossa missão é conscientizar os nossos alunos e comunidade para a importância deste espaço e o quanto é importante curtir e conservar.
Palavras-chave: Produção textual, Gênero Textual, Pesquisa.