63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ESTUDO COMPARATIVO DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL EM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO
Nayama Keila da Silva 1
Thábata Marques Liparotti 2
Pepita Marques Liparotti 3
Nayara Kênia da Silva 4
Flávia Nery Ramos 5
João Roberto Liparotti 6
1. Dpto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
2. Programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP
3. Escola de Ballet Maria Cardoso. Natal/ RN
4. Dpto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
5. Dpto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
6. Prof. Dr./Orientador - Depto de Educação Física/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Organização espacial é o componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor, refere-se ao conhecimento das dimensões corporais e à habilidade de avaliar com precisão a relação entre o corpo e o espaço (Gallahue, 2005). Contudo não podemos ensinar à criança a noção de espaço se este não for vivido e experimentado por ela. A dança clássica além de englobar movimentos rítmicos e expressivos, também auxilia na percepção espacial, possibilitando um raciocínio mais rápido e lógico para a execução dos movimentos das crianças. Para tanto, Rosa Neto (2002) desenvolveu a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), com a finalidade de verificar a adequação da idade motora das crianças em relação à idade cronológica, a qual foi utilizada neste estudo. Temos como objetivo comparar os resultados da avaliação – realizada em abril de 2010 - com a reavaliação – novembro de 2010 - verificando a adequação da idade motora em relação à idade cronológica, após a intervenção proposta, nas crianças praticantes de balé clássico na Escola de Ballet Maria Cardoso.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, longitudinal, de campo e comparativo, composto por três etapas: avaliação, intervenção, e reavaliação, compondo a amostra final 24 crianças do sexo feminino, entre 3 e 11 anos de idade. Utilizou-se a EDM, pois esta pode ser um indicador da fase de desenvolvimento motor em que a criança se encontra, pois permite uma estimativa da Idade Motora (IM). As participantes se submeteram a um conjunto de provas de seis habilidades motoras, entre elas a organização espacial, que no presente estudo é a habilidade selecionada para a comparação dos dados da avaliação com a reavaliação. Após o resultado da primeira etapa, os professores criaram uma proposta de intervenção e aplicaram atividades nas turmas de balé clássico, alongamento e baby class, durante doze semanas, aproximadamente três meses, em vinte e quatro sessões, que pudessem proporcionar uma diminuição no índice de inadequação. Após o término da intervenção, a amostra foi novamente avaliada. As provas foram realizadas individualmente, em ambiente apropriado, conforme o Manual de Avaliação Motora - Rosa Neto (2002), a ficha de avaliação, e o Kit EDM - folha de respostas, e materiais para a aplicação dos testes (cubos de madeira e jogo de encaixe).
RESULTADOS:
Na primeira avaliação, 17% das crianças apresentaram atraso na Organização Espacial, habilidade motora essencial para a dança, assim como o balé clássico, após o resultado foi realizada a intervenção nos indivíduos, com exercícios propostos pelos profissionais da área. Após a segunda etapa, a amostra selecionada foi novamente submetida ao teste, e verificamos que apenas 4% das bailarinas apresentaram atraso. Sabe-se que “A natureza dinâmica do movimento, incluindo seu contexto e suas exigências situacionais, faz que seja absolutamente essencial para o aprendiz desenvolver uma consciência de como os corpos podem se mover.” (GALAHUE E OZMUND, 2005, p. 509). Rudolph Laban, teórico da dança, (Laban e Lawrence, 1947) foi considerado o primeiro a classificar o movimento em tipos diferentes de consciência apontando para a consciência do espaço como onde o corpo pode se mover em vários níveis, direções e amplitude. Nota-se que a relação com o espaço é uma característica predominante no ensino da dança e fator determinante também no desenvolvimento motor. Portanto pode ser possível aplicar por meio da dança, neste caso do balé clássico, intervenções que procurem melhorar a organização espacial em crianças, como pôde ser observada neste estudo uma melhora nos casos em atraso.
CONCLUSÃO:
As alunas da Escola de Ballet Maria Cardoso apresentaram na avaliação 17% de atraso, já na reavaliação, destes 17%, 13% conseguiram se adequar na habilidade organização espacial, o que se deve provavelmente pelas intervenções realizadas pelos professores da amostra selecionada. Contudo, talvez o tempo dedicado às intervenções não tenha sido suficiente para a adequação de todas as crianças. Nesse sentido, pode-se concluir a importância da avaliação periódica das habilidades motoras em crianças para o controle do desenvolvimento de cada habilidade. Portanto, apesar do percentual de participantes em adequação, na relação - idade motora - idade cronológica - ter aumentado, aponta-se para a necessidade da continuação das intervenções.
Palavras-chave: Dança, Habilidade motora, Desenvolvimento Infantil.