63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTE |
Maximiliano Diogo Gomes dos Santos 1 Maria Elizabete Pereira dos Santos 1,2 |
1. Depto.de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE 2. Profa./Orientadora |
INTRODUÇÃO: |
Durante muito tempo foi desenvolvido uma educação fragmentada, onde pouco os conteúdos curriculares contribuíam a favor de uma análise do ambiente em que se vive. A educação atual se apresenta com um enorme e considerável foco ambiental. Isso vem sendo necessário devido ao modelo de desenvolvimento adquirido ao longo da historia. Diante de toda problemática ambiental atual, tem surgindo nas últimas décadas diversos programas educativos no campo da Educação Ambiental. A princípio tais iniciativas eram fundadas por entidades de educação não formal, chegando aos tempos atuais a fazer parte do conteúdo curricular das escolas, sendo realizados momentos específicos destinados a esses fins como a semana do meio ambiente, trabalhos nas feiras de conhecimento e enfoque no dia-dia das disciplinas. Dessa forma o curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LA), trabalhando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), propôs um tipo de trabalho onde pudesse ser desenvolvido junto aos professores da Escola Lions de Parnamirim,no bairro de Dois Irmãos,em Recife-PE, atividades de educação ambiental, com o objetivo de contribuir para a formação docente do bolsistas integrante do programa PIBID, e formação continuada dos docentes da Escola Lions de Parnamirim. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho foi realizado na Escola Lions de Parnamirim no período de Julho de 2009 a dezembro de 2010. Nesse período observou-se a atuação dos professores no que diz respeito às atividades de Educação Ambiental. Através da análise de suas aulas foram propostas atividades inovadoras para a escola com o foco em metodologias participativas. Logo após a observação das aulas do professor e vista a metodologia por ele usada era colocada em prática uma metodologia diferente da usada. Essa metodologia adotada tinha o objetivo de analisar o rendimento do aluno, identificando se resultava em uma melhora ou não. Além disso, era dialogado com o professor em que a observação da metodologia inovadora utilizada tinha sido positiva para sua formação. Como atividades desenvolvidas tiveram a construção de croqui do bairro onde os alunos vivem, produção de sabão visando o reaproveitamento do óleo de cozinha, produção de sabonete de ervas medicinais, produção de artigos natalinos com o objetivo de reaproveitar o papelão e garrafa PET, fabricação de lixeiras com garrafa PET, revitalização de canteiros. Para avaliação, tivemos a análise da participação e documentação em forma de texto pelo aluno, e a verificação quanto a adoção da metodologia durante as aulas posteriores dos professores. |
RESULTADOS: |
Um dos aspectos importantes durante a experiência foi o fato de professores adotarem as metodologias trabalhadas pelos bolsistas do PIBID, aplicando-as em suas aulas, bem como em outras escolas, alegando ter tido grandes resultados no que diz respeito ao aprendizado e interesse dos alunos. Outro fator muito considerável é os resultados que tivemos no que se diz respeito à relação do aluno com o meio em que vive, relação essa estendida a toda comunidade escolar, pois durante e posteriormente ao trabalho desenvolvido pudemos notar o envolvimento de todos na conservação e na revitalização do espaço escolar, alem das pequenas iniciativas relacionadas ao bem estar do bairro onde se vive. Como fator considerável, podemos ainda citar a contribuição para a formação docente dos bolsistas do PIBID/LA, pois com esse trabalho foi possível vivenciar a realidade escolar, alem de analisar e aplicar metodologia que devem fazer partes do cotidiano do professor de educação básica. |
CONCLUSÃO: |
O presente trabalho foi considerado pelos autores proveitoso, pois através do mesmo foi possível vivenciar o dia-dia escolar, observando a sua realidade, seu contexto e o exercício do docente. No que se dizem respeito à observação quanto a mudança da postura do aluno, é importante colocar que ajuda a nortear os bolsista em relação ao modelo de educação que deve ser escolhida e praticada nas escolas. A resposta de toda comunidade escolar, vem apresentar a escola como uma entidade complexa em que temos como componentes não só professores e alunos, e que seus componentes podem se sentir atraídos pelo espaço que vivenciam, repensando e interagindo com o mesmo. Com isso podemos dizer que o presente trabalho é de grande importância não por ele nos proporcionar o exercício da docência apenas, mas pelo fato do mesmo nos proporcionar a oportunidade de repensar o espaço escolar, tornando toda a comunidade escolar ciente do seu compromisso com o mesmo e contribuindo para uma visão de mundo ampliada. |
Palavras-chave: Educação, Ambiental |