63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
RECICLANDO HÁBITOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO – IMPLEMENTAÇÃO E DIFUSÃO DE INICIATIVAS DE AÇÕES AMBIENTAIS
Mariana dos Santos Lima Luz 1
Bruna Almeida Pinto 2
Cláudia Ferreira 3
Nina Pelliccione 4
Roseantony Rodrigues Bouhid 4,5
1. Gr.Pesq. NEDIC -Curso Sup. em Tecnologia de Gestão Ambiental – IFRJ/ Maracanã
2. Grupo de Pesquisa NEDIC- Curso Técnico em Meio Ambiente –IFRJ/Campus Maracanã
3. Professora M.Sc – IFRJ/Campus Paracambi
4. Grupo de Pesquisa – NEDIC- Professora M.Sc. – IFRJ/ Campus Maracanã
5. Doutoranda PPGMA/UERJ
INTRODUÇÃO:
O IFRJ possui atualmente doze Campi e integra uma rede que representa uma parcela do ensino público brasileiro que investe nas questões ambientais. Dessa forma, acredita-se que o estabelecimento de vias de comunicação “intraCampus” e “interCampi” podem estabelecer contatos importantes e parcerias para o avanço das pesquisas e das discussões nessa área. Os profissionais de diferentes níveis de ensino (técnico, superior e de pós-graduação lato e sirito senso) ao ocuparem posições no mercado de trabalho podem ser multiplicadores do saber ambiental e/ou tomador de decisões importantes no setor produtivo, sendo assim torna-se importante o papel da educação com princípios éticos e com a questão ambiental integrada nas suas vidas. O formato disciplinar não favorece as discussões completas, com abordagem histórica, onde se discute todo o percurso dos materiais, da produção ao descarte, observando-se os impactos ambientais e sociais de cada fase. A proposta dessa pesquisa foi produzir atividades a partir de projetos temáticos desenvolvidos com alunos do Campus Maracanã em vários níveis de ensino e com apoio do Grupo de Pesquisa NEDIC. Buscou-se, através de um boletim informativo (virtual e impresso), divulgar esses trabalhos e integrar os profissionais que investem na área.
METODOLOGIA:
Oferecer um espaço para discutir sobre temas controversos tais como: poluição, políticas e leis, o consumismo, descarte do lixo e materiais recicláveis, mantendo-se a publicação do Boletim de Meio Ambiente que se iniciou em 2007com o trabalho de pesquisa “Uso de Boletins para Divulgação de Boas Práticas Ambientais” desenvolvido no Campus Maracanã. O boletim possui uma versão on-line, disponibilizada no site http://boletimmeioambiente.blogspot.com/. O Blog destina espaço para enquetes, links para sítios, atualidades, projetos em andamento e busca estimular o visitante a escrever artigos para publicação, incentivando o hábito da leitura e da produção textual. A linguagem é simples e visa ser atrativa, para atender aos diversos níveis culturais. A análise da pesquisa foi realizada através de questionários e entrevistas aplicadas aos participantes e por meio de registros das observações à luz do trabalho produzido por Boaventura de S. Santos. O boletim divulgou os projetos temáticos desenvolvido pelo grupo de pesquisa Núcleo de Ensino e Divulgação das Ciências (NEDIC) e que uniram alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, representantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e funcionários administrativos.
RESULTADOS:
Nessas atividades foram produzidas e encenadas peças teatrais que abordaram principalmente os temas: plástico; papel e lixo eletrônico. Foram produzidos materiais de apoio e divulgação pelos alunos e pelos professores. As apresentações nas IX e X Semana da Cultura ( 2008, 2009) e na XXIX Semana de Química (2009), realizaram-se no Campus Maracanã. Através das pesquisas realizadas observaram-se discussões que envolveram os saberes dos três níveis de ensino, dos servidores administrativos e dos professores. Usando os temas unificadores (DELIZOICOV ET AL, 2002) e controversos e a pluralidade metodológica, foi possível perceber que os representantes das ciências naturais e humanas apresentaram a mesma linguagem nesse trabalho interdisciplinar, reconhecida e entendida por diversos níveis culturais e com valorização dos saberes. Como resultado das discussões e auto-análise, procedeu-se a redução progressiva da tiragem do boletim impresso, visando manter a divulgação do produto e ao mesmo tempo a redução da utilização de papel e energia. O trabalho foi ampliado para os Campi Paracambi e Arraial do Cabo. Devido às dificuldades encontradas pelas distâncias, percebeu-se que a produção de um site poderia colaborar para a ampliação do trabalho. O site encontra-se em construção.
CONCLUSÃO:
Percebeu-se nos resultados da pesquisa traços do paradigma emergente que salienta a busca pelo autoconhecimento a partir do reconhecimento no outro, a valorização do senso comum e a importância dos temas unificadores do conhecimento (SANTOS, 2010). O trabalho realizado gerou produtos como projetos discentes em andamento e Trabalhos de Conclusão de Curso da Pós-Graduação em Ensino de C. iências focados nos temas discutidos e na própria análise da metodologia aplicada. Foram produzidas peças de teatro com abordagem socioambiental dos temas unificadores e controversos. Os atores foram os próprios professores e alunos do IFRJ e as situações vividas colaboraram para o autoconhecimento e autocrítica dos pesquisados. O espaço para as discussões proporcionado pelo Boletim de Meio Ambiente foi se modificando ao longo da pesquisa, adaptando-se à demanda e às críticas do público que dele se utiliza. Essas modificações foram realizadas com a limitação imposta pelo uso da tecnologia da informação que implica em conhecimento específico como para a construção de websites.
Palavras-chave: Divulgação científica, Trabalho com projetos, Divulgação científica.