63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
ENSINAR A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES |
Jeferson Maciel Breganholi 01 Gilson Wurz 01 Marcos Lewerenz 01 Maria Inês Peracchi 02 Dilcléia Dobrowolki 01 |
1. Graduando - Ciências da Natureza Hab. Física - IFSC 2. Graduando - Ciências da Natureza Hab. Física - IFSC 3. Graduando - Ciências da Natureza Hab. Física - IFSC 4. Prof. Orient. - Ciências - EEB Anna Towe Nagel/Jaragua do Sul 5. Profa. Orient. - PIBID Jaraguá do Sul - IFSC |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho tem por objetivo divulgar o projeto de ensino da História das Ciências através da exposição de pôsteres que foi implantado na Escola de Ensino Fundamental Anna Töwe Nagel, no município de Jaraguá do Sul durante as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Esta atividade consistiu no desenvolvimento e aplicação de pôsteres contendo a biografia e as principais contribuições de alguns ícones da história das ciências e uma linha do tempo contendo os nomes dos cientistas que mais se destacaram ao longo da história relacionando-o com fatos marcantes em sua época. Os pôsteres foram aplicados através de exposição em locais abertos na escola e utilizados como ferramentas de apoio à professores de ciências durante às aulas. Estes pôsteres foram submetidos à avaliação de professores da rede pública municipal e estadual da área de ciências durante a realização do Encontro Regional para o Ensino de Astronomia. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi desenvolvido a partir de uma seqüência de observações efetuada em sala de aula, com turmas do sexto ao nono ano da Escola de Ensino Fundamental Anna Töwe Nagel, da rede pública municipal de Jaraguá do Sul, durante as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Foi percebido durante as atividades iniciais realizadas junto aos alunos uma curiosidade sobre a pessoa dos cientistas e de suas realizações, no entanto essas informações geralmente não estavam presente no cotidiano da sala de aula. Diante desses fatos baseamos nosso projeto na exposição indireta destes conteúdos através da aplicação de pôsteres relatando a biografia e as principais contribuições de alguns ícones da ciência. Também foi identificada uma dificuldade dos alunos situarem os cientistas no seu contexto social, para atender a esta necessidade foi desenvolvida uma linha do tempo contemplando os principais cientistas e fatos históricos marcantes objetivando que os alunos entendessem a qual situação o cientista estava submetido ao desenvolver seus estudos. Este conjunto de pôsteres foi exibido no ambiente externo a sala de aula, durante um período aproximado de trinta dias e também utilizado como ferramenta de apoio à professora de ciências durante suas aulas. |
RESULTADOS: |
O projeto executado durante o segundo semestre de 2010 com sua aplicação especificamente no mês de novembro para os alunos do ensino fundamental foi avaliado pelos próprios alunos e também pelos docentes da escola, mas por se tratar de um projeto baseado na aplicação indireta e o conhecimento transmitido de forma espontânea, não conseguimos resultados concisos ou deveríamos ter reelaborado nossos métodos avaliativos. Embora que a partir de uma analise minuciosa pudéssemos entender como válido e que atendeu aos principais objetivos da atividade. Os resultados mais palpáveis foram encontrados a partir de uma análise positiva efetuada por cerca de 100 professores de Ciências Naturais e Geografia da rede pública municipal e estadual da região de Jaraguá do Sul participantes do Encontro Regional para o Ensino de Astronomia.Estes analisaram positivamente o projeto quanto ao conteúdo, construção, exposição e entenderam este método como sendo uma ferramenta didática diferenciada não só para o Ensino de Ciências mas sim de outras disciplinas. |
CONCLUSÃO: |
Esta equipe é sabedora das dificuldades encontrada pelos estabelecimentos educacionais, principalmente pela rede pública, e este tipo de trabalho ter um elevado valor aquisitivo e demanda um certo tempo para a execução e pelo fato de haverem outras prioridades entendemos que pode não ser viável a execução de semelhantes atividade. Contudo relatamos que com a devida prudência pode ser utilizado este método como forma de introdução de conteúdos, podendo ser feito através do uso de pôsteres ou similares, principalmente como ambientação para a aplicação de um conteúdo, onde o professor irá inserir o aluno no contexto ao qual foi desenvolvido aquele conhecimento e fazendo isso de forma indireta. Mas é importante que não se esqueça que em momento algum devera substituir a aplicação de conteúdo ou de outros métodos que esteja utilizando para a execução do processo ensino aprendizagem, a atividade desenvolvida por essa equipe e uma ferramenta auxiliar e se encarada dessa maneira poderá se alcançar bons resultados. Este projeto foi impresso em pôsteres, mas também pode ser desenvolvido com outros materiais e se alcançar resultados satisfatórios, a idéia avaliada neste trabalho é a de que a transmissão de conteúdos pode ser feita de maneira diferenciada e o uso de ferramentas alternativas pode render bons frutos. |
Palavras-chave: pôsteres, ferramenta, cientistas. |