63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração |
PROGRAMA DE MELHORAMENTO DE Capsicum: FORMANDO TALENTOS NA GESTÃO DE PROJETOS |
Rodrigo Montalvão Ferraz 1,2 Ana Gláucia Heinrich 1,2 Uander Gonçalves dos Anjos 3 Francisco José Becker Reifschneider 4,5 |
1. Estagiário da Embrapa Hortaliças 2. Acadêmico de Agronomia, Universidade de Brasília – UnB 3. Acadêmico de Geografia, Universidade Federal de Goiás 4. Pesquisador da Embrapa/Orientador 5. Bolsista CNPq |
INTRODUÇÃO: |
Mudanças significativas no cenário mundial estão associadas a projetos bem executados. Estima-se que aproximadamente 25% do PIB mundial são gastos em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais estão envolvidos diretamente com a gerência desses projetos no mundo (Dinsmore e Cavalieri, 2003). Assim, a capacidade de gerenciar projetos com sucesso têm se tornado um diferencial para a contratação de profissionais no mercado de trabalho. Nesse contexto, alunos que saem da faculdade com experiência nessa área possuem uma importante ferramenta para auxiliar no seu crescimento profissional. Projetos de pesquisa do programa Capsicum da Embrapa Hortaliças, financiados pela Embrapa, CNPq e pelo setor privado no valor total de R$ 1.326.333,00 (um milhão trezentos e vinte e seis mil e trezentos e trinta e três reais), para o período de 2008 – 2012 têm sido utilizados para dar oportunidade a graduandos atuarem como gestores, independentemente de suas áreas de formação. O objetivo desse trabalho foi relatar essa experiência inovadora apontando oportunidades e gargalos enfrentados pelos jovens profissionais no dia-a-dia da gestão de projetos de pesquisa. |
METODOLOGIA: |
As atividades de administração dos projetos do programa Capsicum envolvem principalmente tomadas de preço, compra de insumos e equipamentos, organização e acompanhamento de reuniões, organização de saldos e balancetes, pagamentos a terceiros, bolsistas e estagiários, tendo sido executadas com grande autonomia pelos gestores em treinamento. Entretanto, esta autonomia exige grande responsabilidade e monitoramento constante por parte do coordenador do projeto. Embora a execução das atividades seja relativamente simples, estas exigem que sejam realizadas de forma sistemática e coordenadas, pois envolvem uma série de conhecimentos específicos que devem ser aplicados de acordo com a necessidade. |
RESULTADOS: |
As oportunidades encontradas pelos gestores em treinamento em muito superam as dificuldades. O trabalho permite que os jovens talentos, graduandos, aprendam na prática a atuação administrativa, antecipando a experiência como gestores e gerando grande satisfação profissional. Proporciona aos novos gestores maior competitividade no mercado trabalho, considerando um currículo diferenciado e um cenário atual que demanda profissionais experientes nessa área. O aprendizado na realização de tomada de preços, processo semelhante a licitações, é muito importante, pois está presente no dia-dia da administração de projetos. Por fim, auxilia a uma formação mais holística, que vai além da área técnica específica da graduação. As dificuldades encontradas pelos gestores em treinamento incluem a falta de conhecimento específico na área, o que inicialmente prejudica o andamento do trabalho, pois gasta-se tempo para entender como sistemas operacionais de gestão funcionam; a dificuldade de interpretar manuais de prestação de contas; o preconceito por parte do meio, conservacionista, acaba dificultando o trabalho como um todo e isso faz com que seja necessário um maior tempo para a realização das atividades demandando mais tempo do coordenador como orientador e monitorador do processo. |
CONCLUSÃO: |
1. Este tipo de oportunidade não é comum no processo de formação de talentos nas universidades brasileiras. 2. As oportunidades em gestão de projetos ficam geralmente restritas a profissionais com experiência na área administrativa, independente da sua formação, neste caso Engenharia Agronômica e Geografia. 3. É essencial que o talento em formação tenha comprometimento, interesse e habilidade para trabalhar neste segmento. 4. Em função da pouca experiência, existem riscos na colocação desses jovens talentos como gestores de projetos de pesquisa, pois há grande exigência de responsabilidade e requer alto controle de qualidade. 5. Confiar nos jovens talentos e investir na sua formação em áreas não específicas requer tempo e interesse por parte dos orientadores e das instituições, já que corresponde a um investimento de longo prazo. Além disso, exige grande responsabilidade principalmente por se tratar de um montante muito elevado de recursos. 6. Hoje, oportunidades como essas surgem apenas após a graduação e ainda de maneira restrita, fazendo com que o número de profissionais capacitados em gestão de projetos seja muito limitado. É necessário que as instituições e o corpo docente mudem suas atitudes perante a formação holística dos jovens talentos brasileiros. |
Palavras-chave: Administração de projetos, Gerenciamento, Alunos de graduação. |