63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE GRÁFICO PARA A VISUALIZAÇÃO DE MODELOS COMPUTACIONAIS UTILIZADOS NA TEORIA DE VOLUMES FINITOS
Fernando Antônio de Barros Nascimento 1
Esdras Jonathan Honorato Costa 1,3
Clayton Tavares Aquino 1,3
Romildo dos Santos Escarpini Filho 1,3
William Wagner Matos Lira 1,3
Severino Pereira Cavalcanti Marques 2,3
1. Centro de Tecnologia - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
2. Prof. Dr./ Orientador - Centro de Tecnologia - UFAL
3. Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV/UFAL
INTRODUÇÃO:
A utilização de materiais heterogêneos tem se tornado cada vez maior nas indústrias e nos ramos da engenharia, necessitando assim de formulações e estudos científicos voltados para a compreensão de seu comportamento estrutural. Dessa forma, engenheiros e pesquisadores vêm utilizando técnicas numéricas como a Teoria de Volumes Finitos, que vem demonstrando seu grande potencial para a análise de estruturas compostas por materiais heterogêneos. Visando contribuir com esses estudos, propõe-se neste trabalho o desenvolvimento de um pós-processador para a referida teoria, facilitando o entendimento dos resultados.
METODOLOGIA:
Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um ambiente computacional gráfico em linguagem computacional C++ para o tratamento dos resultados obtidos através da Teoria de Volumes Finitos. Ele iniciou-se com o estudo de algumas bibliotecas para a criação do ambiente gráfico, a exemplo da wxWidgets, e o estudo de algumas ferramentas para a modelagem e visualização dos resultados, como a OpenGL e OpenSceneGraph. Após a realização de tais estudos, houve a fase em que foi proposto um modelo para a interface gráfica de visualização dos resultados, esta fase foi realizada em conjunto com outro bolsista que era responsável pelo desenvolvimento de um pré-processador para simulação utilizando a Teoria dos Volumes Finitos. Em seguida, iniciou-se a implementação da interface em linguagem de programação C++, utilizando também a biblioteca wxWidgets, sendo possível agregar as funcionalidades aos elementos gráficos. No desenvolvimento da parte do programa voltada para a visualização gráfica, utilizou-se a biblioteca OpenSceneGraph. A visualização dos resultados se deu em etapa posterior a criação da interface, com a obtenção dos dados de exemplos simulados.
RESULTADOS:
Através dos estudos realizados sobre as bibliotecas e ferramentas gráficas wxWidgets e OpenSceneGraph, pôde-se iniciar o desenvolvimento do ambiente computacional gráfico para o pós-processamento dos resultados obtidos pela Teoria de Volumes Finitos. Além disso, puderam-se desenvolver Tutoriais sobre as referidas ferramentas gráficas, que visam facilitar o estudo de futuros bolsistas e aumentar as referências bibliográficas da área.
CONCLUSÃO:
Por meio do presente trabalho, foi possível realizar um estudo sobre as bibliotecas computacionais para desenvolvimento de interface gráfica, uma vez que este projeto tem por objetivo a construção de uma interface gráfica para atender as necessidades de geração de modelos e visualização de resultados através da Teoria de Volumes Finitos. A interface foi idealizada de acordo com as funcionalidades previamente estabelecidas em reuniões, buscando fazê-la de maneira que os usuários operassem intuitivamente de forma simples e com total interação com os elementos gráficos. A fim de se analisar qual seria a melhor biblioteca para ser utilizada na parte de visualização e manipulação de resultados, estudou-se a biblioteca OpenSceneGraph. Constatou-se que a mesma apresenta uma vasta gama de funcionalidades pré-definidas que facilitariam bastante a manipulação de imagens. Contudo, percebeu-se que o desenvolvimento da interface se deu de maneira lenta, uma vez que existiu dificuldade de se obter referências bibliográficas da área, encontrando-se a maioria delas em língua estrangeira. Dessa forma, além das implementações computacionais, foram desenvolvidos tutoriais para facilitar a instalação das ferramentas e o desenvolvimento/criação de elementos gráficos por futuros usuários.
Palavras-chave: Visualização, Computação Gráfica, Teoria de Volumes Finitos..