63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
A TUTORIA NA VISÃO DOS PROFESSORES TUTORES: ALGUMAS QUESTÕES NOS CURRÍCULOS PRATICADOS DA/NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA RESIDÊNCIA
Solange Castellano Fernandes Monteiro 1
Eliana Maria Palmeira 2
1. Professora Dra./ Orientadora Educacional da Escola SESC de Ensino Médio - ESEM, Faculdade Geremário Dantas
2. Orientadora Educacional Escola SESC de Ensino Médio - ESEM
INTRODUÇÃO:
Professor TUTOR é uma denominação muito utilizada pelo Ensino a Distância (EaD) e vem sendo alvo de muitas pesquisas mediante a esse novo papel de ser professor no cotidiano do ensinaraprender. O surgimento desta designação em sala ou nos diferentes espaços e tempos das práticas de aprendizagens em espaços virtuais ou não.estão tecendo vários fatores que colocam o fazer dos professores em questão. No entanto o ser tutor em uma escola residência rompe com esse paradigma e coloca em questão os currículos oficiais e praticados da/na formação docente em diferentes contextos.
O objetivo deste trabalho foi conhecer a concepção dos professores sobre a prática de tutoria em uma escola residência, utilizando como forma de coleta de dados as atas das reuniões de tutoria registradas em três livros e observar, em acordo com a literatura consultada, as demandas e inovações na formação docente dentro e fora das universidades se esta possui alguma relação com as necessidades apontadas, em particular nessa escola.
As atas de reunião de tutores, por sua vez, são registradas pelos professores tutores semanalmetes. Podendo, assim conter algumas estruturas de necessidades e desafios ainda não pensados no processo formal da formação docente.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido com leitura dos três livros de atas das reuniões de professores tutores das: primeira, segunda e terceira séries do Ensino Médio da Escola SESC situado na cidade do Rio de Janeiro- RJ. A escolha desta escola se deu pelo desenvolvimento de atividades vinculadas ao projeto inovador da escola que atende a alunos oriundos de todos os estados brasileiros e do processo de pesquisa do/no/com o cotidiano desenvolvido pelas orientadoras educacionais dessa escola. As demandas assinaladas nos registros dos professores parecem de fácil entendimento com temas diversos e propomos a seleção de algumas narrativas que trazem concepções múltiplas do ser professor nesta escola.
RESULTADOS:
Observando as narrativas registradas pelos professores nas atas percebemos que grande parte dos comentários traz temas e práticas que não contemplam a opção específica de formação acadêmica de cada professor. Constatamos que o professor tutor passa a ser responsável por lembrar as posturas éticas e ações compostas por valores que compões a condição humana. Eles narram, através das atas, concepções e aspectos que podemos inferir como crises com relação à formação docente e suas práticas. Alguns afirmam que a formação docente pode ser pensada a partir da própria escola e suas demandas. Um currículo cotidiano com ambiente agradável, de aprendizagem mútua, composto por professores motivados a ensinar e no qual há inúmeras trocas de conhecimentos. Também encontramos formas de agir onde conceitos que relacionavam a escola como um ambiente importante para a vida social, com integração, solidariedade e respeito, com o centro de oportunidades para uma vida digna e de realizações pessoais de professores e alunos.
Por fim, alguns registros dos professores mostraram que o novo papel docente não é fácil dentro dessa escola. Isso porque não está ligado somente ao ensino. Ela está diretamente relacionada com a subjetividade que cada um de nós é e continua ser tecida. Este papel, juntamente com o ser professor nas diferentes disciplinas gera um professor mais sensível às questões humanas. Mas, o que poderá ser uma grande inovação nos currículos os da formação docente.
CONCLUSÃO:
De acordo com os resultados obtidos até o momento, através da análise das atas de reuniões de tutoria, percebemos que algumas concepções de ser professor tutor nesta escola começam a despontar uma preocupação inovadora quanto aos currículos de formação docente. Sendo que de um lado da face temos uma escola como uma proposta ousada e inovadora ambiente onde existem normas e regras (estrutura administrativa) e do outro uma escola como sendo um ambiente de oportunidades e interações que repercutem na vida dos professores e alunos. Consideramos que analisar as concepções e necessidades apontadas pelos professores tutores quanto ao ser professor aponta alguns fatores motivadores no processo de ensino-aprendizagem nessa escola e possivelmente em outras. Assim, os currículos praticados no cotidiano desta escola pode estar visibilizando caminhos para que dentro e fora dos espaços formais de formação docente passem a se preocupar também com novas possibilidades que atendam as demandas anunciadas.
Palavras-chave: Professor tutor, Formação de professores, Currículos praticados.