63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
Projeto Habitat: Oficinas de capacitação para construção civil
Carolina Santos Ribeiro 1
Rogério Fuscaldi Lelis 2
Geraldo Browne Ribeiro Filho 3
Annie Akemi Palandi Yanaga 5
Osmar Prado Santos 4
Fernanda Bruno Melo 4
1. Bolsista - Depto de Arquitetura e Urbanismo - UFV
2. Prof. Mestre/Orientador - Depto de Arquitetura e Urbanismo - UFV
3. Prof. Dr./Co-Orientador - Depto de Arquitetura e Urbanismo - UFV
4. Estudante voluntário - Depto de Engenharia Civil - UFV
5. Estudante voluntário - Depto Arquitetura e Urbanismo - UFV
INTRODUÇÃO:
O Projeto Habitat teve como objetivo oferecer conhecimento teórico a serventes, pedreiros e demais interessados na construção civil, com a intenção de capacitá-los, melhorar a qualidade de seu trabalho e suprir a demanda de mão-de-obra qualificada em Viçosa/MG. O projeto surgiu a partir da necessidade de capacitar os beneficiados por um programa do Departamento de Habitação e Urbanismo da Secretaria de Assistência Social (CRAS) na Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV), que recebiam doação de materiais para construção, mas não possuíam instrução suficiente para utilizá-los da maneira correta. Atualmente, o projeto recebe também operários de construtoras da cidade de Viçosa, que têm como intenção qualificar-se para obter melhorias em sua renda.
METODOLOGIA:
Para atender aos objetivos propostos, foram oferecidas oficinas por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, sob orientação de professores dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. O curso teve carga horária de 200h e foi dividido por disciplinas: Matemática Básica, Leitura de Projeto Arquitetônico, Leitura de Projeto Estrutural, Introdução à Elétrica e Hidráulica, Tecnologia da Construção e Temas livres (temas relacionados à cidadania e acompanhamento com psicóloga). As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, entre 19h e 22h em espaço cedido pelo CRAS/PMV – foram disponibilizadas vagas para duas turmas, uma em cada semestre. Ao fim de cada um dos semestres, foi realizada uma confraternização, com a participação da família dos alunos, para a entrega do certificado de conclusão aos assíduos, que obtiveram bom desempenho.
RESULTADOS:
Através deste projeto foi possível proporcionar um intercâmbio de conhecimentos entre os alunos (comunidade) e os professores (estudantes voluntários dos cursos de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil da UFV). Deve-se ressaltar que, os alunos muitas vezes possuem grande conhecimento prático, devido à sua atuação profissional como pedreiros e serventes, enquanto os professores possuem uma carga considerável de conhecimento teórico – adquirida durante a graduação. Através deste trabalho de extensão, os professores têm uma relação direta com operários da construção civil, que contribui para seu desenvolvimento profissional e social. Observou-se durante reuniões com alunos que alguns encontraram através do curso, motivação para tentar concursos na área da construção civil ou mesmo voltar a estudar (a maior parte dos alunos possui ensino fundamental incompleto). Alguns alunos retornaram ao CRAS para comunicar que haviam sido promovidos na empresa em que trabalham após o término do curso. Outros alunos afirmaram que, após o início do curso, conseguiram realizar algumas atividades com maior facilidade e que recebiam mais confiança do mestre de obras para realizar atividades que exigem mais experiência.
CONCLUSÃO:
Este projeto mostrou-se extremamente importante para a comunidade. Entretanto notou-se que os alunos apresentavam grande dificuldade para deslocar-se até o local onde ocorriam as aulas e cumprir, com assiduidade a carga horária programada. Deve-se ressaltar que o público-alvo deste projeto, enfrenta o trabalho pesado da construção civil durante o dia e substitui o tempo utilizado para descanso ou convivência com a família para realizar este curso. O interesse e esforço dos alunos foram essenciais para a continuidade do projeto. Ao notar-se que a maior parte dos alunos já estava inserida no mercado de trabalho em empresas de construção civil, observou-se que, o projeto pode tornar-se mais eficiente caso a parceria com estas empresas seja reforçada: levar as oficinas para o canteiro de obras eliminaria a necessidade de deslocamento dos alunos e facilitaria o acesso a todos.
Palavras-chave: Capacitação, Construção Civil, Qualificação de mão-de-obra.