63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO “EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE – SEXUALIDADE” DO PRODOCÊNCIA/CAPES APLICADO EM ESCOLA PÚBLICA EM PLANALTINA/DF
Janara Cristiane Neves de Oliveira 1
Loraine Borges Guimarães 1
Washington Augusto da Cunha Pires 1
Alice Melo Ribeiro 1
1. Universidade de Brasília / Faculdade UnB Planaltina - FUP
INTRODUÇÃO:
O Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da FUP foi criado com o objetivo de formar professores de Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, com uma perspectiva interdisciplinar integrando os conhecimentos de Física, Química, Biologia e Geologia. Sua proposta de formação de professores de ciências possui uma abordagem integrada que resgata a visão de ciências naturais, abandonada a partir da mudança da formação de professores para as áreas específicas nos Institutos de Ciências, na época da extinção das antigas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras responsáveis pela formação de professores.
O projeto Educação para a Saúde surgiu com a proposta desenvolvida pelo curso de graduação em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina no programa do PRODOCÊNCIA/CAPES que visa estabelecer junto às escolas públicas, situadas em Planaltina, referenciais de melhoria para o Ensino de Ciências. Este projeto iniciou-se no segundo semestre de 2008 com o objetivo de buscar informações, problemas e propor atividades/soluções para o ensino de Ciências Naturais nas escolas públicas de Planaltina.
METODOLOGIA:
Ao observar o comportamento dos estudantes do 8° e 9° ano do Centro de Ensino Fundamental 01 foi possível caracterizar a precocidade no que diz respeito à sexualidade e adolescência. Diante disso tem-se a expectativa de que o ensino sobre sexualidade, enquanto projeto de intervenção, possa adotar aspectos sociais, a partir da individualidade e do contexto histórico-familiar do adolescente. Desta forma, objetivou-se com o presente trabalho problematizar temas diversos como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, gênero sexual, a formação e estruturação de novas famílias para que o educando possa questionar, expor dúvidas e saná-las durante aulas expositivas, oficinas e rodas de debates.
Em 2009 iniciou nossas atividades e a primeira etapa do Prodocência no Centro de Ensino Fundamental 01 de Planaltina, passamos por um período de observação onde acompanhávamos as aulas de Ciências e o cotidiano da escola. Após este período a projeto teve sua fase de ajustes para atender à demanda para o tema. A execução se pôs durante as aulas com o uso de dinâmicas, vídeos, painéis e etc., sempre tendo a preocupação em trazer novidades aos estudantes.
RESULTADOS:
O nosso trabalho de extensão tem repercutido em diversos estabelecimentos de ensino da região que temos procurado para que também tenham acesso as atividades do programa PRODOCÊNCIA/CAPES. As atividades desenvolvidas tem contribuído para que os estudantes contem com apoio maior em seu aprendizado e, no que se refere ao tema principal do projeto, que é prestar orientação sexual nos moldes da educação para a saúde. Muitas categorias de temas foram debatidas, o que ampliou as possibilidades dos jovens em fazer escolhas saudáveis em suas vidas.
CONCLUSÃO:
Após a participação e intervenção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental apresentaram um significativo aumento nos questionamentos referentes ao tema “Educação para a saúde – sexualidade”, o que é um indicador de que tais alunos estão refletindo mais sobre tais questões e estão tendo a oportunidade não só de acesso à informações como também à formação de valores, uma das principais propostas do Ensino Fundamental.
Além disso, os professores das escolas estão tendo a oportunidade de rever suas práticas e de participarem indiretamente de um processo de formação continuada que contribui para o aperfeiçoamento pessoal, de seus alunos e dos licenciandos participantes.
Por fim, os licenciados do curso de Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina estão tendo uma oportunidade única que muito contribui para a sua formação acadêmica e pessoal.
Palavras-chave: Prodocência, Sexualidade, Ensino Fundamental.